Mão de Falcão?
17 Janeiro de 2010 | 18:33
Colocado por: Antonio Magalhaes
 

Do leitor Daniel Lima, recebi (eu e muito mais gente) o comentário que de seguida reproduzo:

"Gostaria de tecer umas considerações sobre o que se tem passado no estádio do Dragão nestes últimos dias.

Uma das leis que rege o futebol mudou e o mundo futebolístico foi apanhado desprevenido. Temos visto árbitros com "o dedo demasiado leve" no cartão amarelo, e que expulsão jogadores ora por jogarem com a cara (em rigor, o nariz), e agora mais recentemente com o peito. Esta última então foi demasiado evidente, tal a forma como o jogador do Paços de Ferreira puxa os braços para trás com a intenção de não haver espaços para dúvidas. Este caso não carece de grande atenção porque é por demais evidente.

Mas nem tudo tem sido expulsões no estádio do Dragão. Também temos assistido a fiscais de linha com uma visão algo irrealista dos lances em que supostamente existe fora-de-jogo. Os erros têm sido gritantes no que a este capítulo diz respeito. E se o que Jesualdo Ferreira disse ontem pode ser levado em conta, ou seja, que Falcao já teria mais golos se não fossem mal validados, também é verdade que Falcao não teria o golo de ontem se o árbitro ou o fiscal de linha tivesse sancionado a mão deste. Sim, porque cabeceamento não existe, a não ser que seja visto da maneira que o árbitro que arbitrou o FC Porto vs. UD Leiria viu a mão do guarda-redes quando este jogou com a mão. Atento também, à reacção de Ernesto Farias que fica a olhar para o assistente e do próprio Falcao que quando marca o golo, enquanto desliza no relvado, não tira os olhos do assistente do arbitro.

Poderia fornecer muitas mais imagens, para comprovar o que digo, se estas não tivessem os logos da entidade responsável pela transmissão. Posto isto envio em anexo o que acho que comprova o que acabei de dizer sobre o golo irregular do Falcao.

Na imagem anexa podemos ver onde a bola vai entrar, como estando seleccionada a área com um circulo vermelho.

Mais Imagens dos casos:

http://img696.imageshack.us/img696/4394/semttulo2gw.jpg
http://img138.imageshack.us/img138/7346/semttuloxr.jpg

Em slow motion o video do golo:

 

O leitor juntou mais esta imagem

Ora bem. Sinceramente, não consigo alinhar na mesma teoria. Não vejo uma imagem nítida da eventual mão do Falcão. É verdade que o uruguaio e Farias olham para o árbitro assistente, mas isso também já pode ser um gesto reflexo pelo facto de os últimos jogos terem sido marcados por lances polémicos, designadamente foras-de-jogo. Por outro lado, não se vê nenhum jogador do Paços de Ferreira a queixar-se de qualquer irregularidade. À falta de melhor prova, continuo a acreditar que o golo tenha sido limpo.

  

 
Tags: , , , ,
 

Comentários

# ornitologo disse em 17-01-2010 às 19h33

.a imaginação 'vermelha' é simplesmente fantástica!!! e eu, será q imaginei q o Falcao estava em jogo nos golos anulados c o pFerreira e uLeiria?!será q imaginei o dLuiz a jogar a bola c a mão dentro da area do Guimaraes?!será q imaginei o luisao a pontapear o nacionalista?!será q imaginei o maxi agredir outro nacionalista?!será apenas imaginaçao minha o COLO d todos os quadrantes ao clube dos 6M??é q realmente para o pais esquecer a crise!nada melhor q um slb campeão...(e já sei q s aplicarem os criterios da censura q aplicam no jornal, este comentario Não passa!)

# Alex Pais disse em 17-01-2010 às 20h43

Este truque é velho: acusa-se o jornal de "censura" e diz-se que o comemtário não vai passar para tentar pressionar a sua publicação. É a chamada esperteza saloia!

# Tugaboy16 disse em 18-01-2010 às 00h45

O ornitologo, a pior coisa que fizeste foi por essa imagem. Na imagem da para ver q a bola ja passou a cabeca do falcao quando este a quer cabecar. E se repares no video ve se que a bola sofre uma trajectoria diferente daquela q fosse marcada pela cabeca do falcao! E que a bola depois de passar a linha da cabeca do falcao vai embater a trave sobre a linha de cabeca do falca! Repara no slow motion video 0.28 segundos ! Abracos!

# Gonçalo Ribeiro disse em 18-01-2010 às 12h43

Remeto para as declarações dos jogadores do Paços de Ferreira. Uma coisa é certa, com a cabeça não foi e se jogar a bola com a barriga é falta, então este golo é irregular. Aos adeptos do Porto, utilizo a mesma frase que usaram qunado me quixava nos ultimos 4 anos: JOGUEM UM BOCADINHO MAIS Á BOLA E NÃO ESPEREM AJUDAS DOS ARBITOS.

# ornitologo disse em 18-01-2010 às 13h21

:)  devo dizer, SrAlex Pais, q o meu truque é tão velho quanto o seu!!o seu passa pelo discurso : "no record tratamos os 3 grandes de forma igual."   2009,em 365 dias, houveram 250 capas para o slb(por critérios puramente comerciais!!!!) o sporting 100capas(tb vende, é o segundo mercado) selecção 11 capas(está  por lá o melhor jogador do realMadrid!)  o meu Porto, 4capas!(numa foi TetraCampeão, em outra ganhou a taça d Portugal, outra só pode ter sido por algo do 'apito' e a última foi c os castigos para Hulk e Sapunaru!!)    qt ao lance, sinceramente, ainda não consegui ver a mão do Falcao, mas s vir não m custa reconhecer!!!  assim como o faz a 'Marca'...no ano passado os 6 titulos do Barcelona nunca mereceram capa na 'Marca', mas Toda a gente sabe Bem porquê!!!!!  a "esperteza saloia!" é o costume, não é a primeira vez q nos trata assim, os Portistas são como diz manhosos, mas também feios, ****s e maus!!também é verdade q sou um saloio do Marco de Canaveses!    (basta 'falar' em censura, para pressionar um comentário a passar???esta é muito boa! só falta dizer q a censura não existe! e é mais uma criação dos manhosos Portistas!!!)  SrAlex Pais, boa sorte para o seu clube no relvado...claro, 'Os Belenenses'...(mas há sempre a secretaria...)         .Cumprimentos.

# Tugaboy16 disse em 18-01-2010 às 15h31

Para que tirem as duvidas! www.youtube.com/watch e vejam ao 1.42

Abracos

# DiaboVermelho307 disse em 18-01-2010 às 18h22

sr António Magalhães , esteja um pouco mais atento aos vídeos do golo porque há pelo menos um jogador do P.Ferreira que reclama mão. A mão é extremamente evidente. Tão extremamente como era para o árbitro percebe-lo. A bola "raspa" na cabeça e vai embater na mão , ou não vêm a bola a fugir para cima depois de passar pela cabeça do Falcão? Só cegueira azul não vê.

# Normando Teixeira disse em 19-01-2010 às 14h39

Eu tenho aqui uma imagem que MOSTRA bem a MÃO de Falcão para o seu Golo!

Reparem bem:

Se realmente bate-se na cabeça de Falcão a bola teria uma trajectoria a direito, o que nas repetições ve-se notavelmente que a bola leva uma trajectoria mais para a Esquerda.

Na imagem nota-se NOTAVELMENTE que a bola já tinha já passou a linha da Cabeça e dirige-se para a MÃO.

Imagens em movimento e a longa distância não são bem claras como esta que mostro!

Por isso dizem não ser mão?! Uma consulta de Oftamologia urgênte para os Adeptos Cegos do FCP!

Vejam futebol e deixem mas é a PlayStation de parte um pouco, isso cansa a vista! Tenho dito...

Link imagem:

[URL=img85.imageshack.us/.../95827558.jpg][IMG]img85.imageshack.us/.../95827558.jpg[/IMG][/URL]

# Pedro G Ferreira disse em 19-01-2010 às 15h53

Andava por aqui a deambular pelos blogs do Record, quando cheguei aqui à mão do Falcão. Pensei, ora aqui vou ler mais uns quantos comentários cheios de agressividade e sem chegarmos a conclusão alguma. Depois, acedi ao Link do Leitor Daniel e prestei-me a visualizar com a maior atenção, súbito! o espanto! Meu Deus! Ah! Ah! Foi com a mão! E foi mesmo, Sr. António Magalhães, foi mesmo. Vejam bem, de olhos abertos, sem clubites!

# Pedro G Ferreira disse em 19-01-2010 às 17h03

Acrescento, é na última imagem que se percebe que foi com a mão, não dá lugar a dúvidas.

# JogoLogoExisto disse em 19-01-2010 às 18h10

Engraçado que o homem consegue jogar com a mão de olhos fechados. E eu a pensar que fechar os olhos era um reflexo após o contacto da bola na cabeça, mas não é antes um reflexo do contacto da mão com a bola. Muito comum ver jogadores a encestar de olhos fechados em jogos da NBA.

[URL=img85.imageshack.us/.../95827558.jpg][IMG]img85.imageshack.us/.../95827558.jpg[/IMG][/URL]

# Normando Teixeira disse em 19-01-2010 às 20h18

Ó Sr. JogoLogoExisto.

O reflexo é antes de cabeçear e não após! Quando o Sr. tem a sensação que algo lhe vai tocar/bater não se desvia antes?!

Ah, e a imagem é antes de cabeçear!

Outra, a bola se fosse batida com a cabeça iria com certeza com mais força e se toca-se com a parte de cima da cabeça ela não entrava. Esta imagem é clara como a água, é antes do cabeceamento. Agora se for intensional ou não ai já é outra história!

# lets look at the trailer disse em 21-01-2010 às 19h40

Diabo vermelho307...primeiro tens um gosto terrivel pa nick...deves gostar de levar facadas dos NN Boys..ahaahhaha..depois deves andar cego cm os ultimos 20 anos d teu clube o qual so ganhou 2 campeonatos(tantos)..tens smp o canal historia...kakaka..depois ñ percebo o complexo de algumas pessoas q dizem q os lisboetas(sul) em particular nos acham saloios...e dai?opah eu smp q vou a lisboa como uma gaja diferente..sou bem sucedido..alias eu sou gnd tanto em lisboa cm em L.A cm em st.tropez...cm noutro lado...alias gostava de conhecer algum lisboeta cm a minha pinta e cm tanta miuda atras cm eu...mas modestia a parte..opah mao na bola?kakakakakaak...deve ser deve...e ia cm aquela velocidade td pa baliza..?ta certo...eu ñ cnsg ver a mao ou braço na bola...mas ate m acredito q os do sul(q lem o corao) cnsigam...quem vislumbrou o penalti do saviola e aimar a uns tempos q nem o jvp mergulhava t perfeito..heheh...uma coisa es vos digo...eu ja vi o meu FCP ser cmpeao d europa e voces?

# DiaboVermelho307 disse em 21-01-2010 às 21h14

lets look at the trailer  , tanto paleio para nada. Além disso , eu sou do Norte.

Ficou-sse a perceber que se não vê a mão precisa de uns oculos e de umas noções básicas de fisica tipo: se eu imprimi uma certa força com a cabeça na bola (e como o falcão estava em voo , é mesmo alguma força) a bola nao vai simplesmente descrever uma pequena parabola para cima. Vai a direito.

# blackvingador disse em 21-01-2010 às 23h47

aquilo que os coitados inventam..

abram os olhos, mesmo que fosse com a mao, o que não vejo mão nenhuma, como é que o arbito ia ver? um arbito analisa um lance em fracções de segundos e não em slow motion.. se os arbitos nao vem as cotoveladas que di maria espeta de proposito (ficando o adversario a sangrar), se nao ve o tanque que o benfica, refiro-me a javi garcia, como vai ver um lance desses?

simplesmente esta noticia não tem o minimo de fundamento.

# DiaboVermelho307 disse em 22-01-2010 às 23h13

Era extremamente difcil para o arbitro ver. Eu disse isso. Nao invalida o facto de ser com a mão , e o facto de o arbitro ter "visto" outra mão que não existiu. E como não existiu , só posso pressupor que o árbitro pressupos que houve mão.

# Bom Porto disse em 28-01-2010 às 22h16

Enfim é preciso ser muito doente para ver uma mão ali,mas como há quem veja ovnis e imagens de cristo em tostas está tudo dito..Há malucos para tudo...

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

Pesquisa

Sobre este Blog

Uma viagem pelo mundo e pelo tempo. Ideias soltas e sem hora. Pelo meio, a memória de outras histórias e muitos heróis.

Autor

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

A queda para o jornalismo desportivo começou com relatos de jogos de caricabol (um dia, o autor explicará o que é - se a isso for obrigado). Mais a sério, passou pelo jornal da escola e um jornal regional. Depois, mesmo já muito a sério, fez carreira no Off-side, Gazeta dos Desportos, Correio da Manhã e A Bola até chegar ao Record e a este blog.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Campo Novo
por Nuno Farinha

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

LINKS RECOMENDADOS