Nada de novo no reino dos morcões
15 Abril de 2011 | 01:57
Colocado por: eugenio queiros
 

Quatro dias fora de Portugal, por terras da Andaluzia (Sevilha, Córdoba, Mérida..), passeando entre ruínas e museus com a minha malta da FLUP do curso de arqueologia, fez-me perder os habituais desenvolvimentos do nosso futebol.

Começo pela derrota do V. Guimarães em Braga, a confirmação do poderio da equipa de Domingos em relação à de Manuel Machado. Dizem-me que o treinador vitoriano começou a ser contestado, o que pode parecer apenas incrível para quem não conhece o fervor vitoriano, superior a qualquer bilhete para a final do Jamor.

Consta também que a Benfica TV proporcionou aos seus espectadores mais um momento de profunda exaltação estupidificante, com um qualquer comentador que nem me vou dar ao trabalho de procurar no Google a afirmar que gostaria de ver o FC Porto dedicar um título em memória de Pedroto, de Pôncio Monteiro ou de Pinto da Costa. Quanto mais desejarem que a lei inevitável se faça cumprir sobre o líder e criador dos dragões mais vão ter de esperar.

Por fim, a jornada europeia. Um trio de ases a seguir em frente. O Benfica correu um bocadinho no fio da navalha mas essa tem sido a sua sina esta época. O Sp. Braga passou às meias-finais sem ganhar mas com mérito total. Quanto ao FC Porto, limitou-se a passar o rolo compressor sobre mais uma equipa russa. Quer-me parecer que estão a exagerar um bocadinho nos encómios à equipa do treinador a quem os jornalistas tratam simplesmente por André mas aceito pois os números não enganam.

 Fica ainda a sugestão para que aproveitem a pausa pascal para um passeio até estas pequenas maravilhas do outro lado do Alentejo e do Algarve...

Sevilha

Carmona

Córdoba

Mérida

 
Tags: , , , , , , , , , ,
 

Comentários

# Rui Ribeiro disse em 15-04-2011 às 10h31

Não me canso de "olhar" para este "jornalista" "benfiquista" e vê-lo como um exemplo de coragem física e preserversança na defesa de de convicções pessoais. È claro, às vezes, nos meus dias menos bons, também me vem à cabeça o velho ditado: quem tem cú tem medo. Não tenho pejo em reconhecer, no entanto, que esses pensamentos só me apequenam a mim e não a este exemplo magnífico de resistência física e moral.

Eugénio, você é uma inspiração. Continue a ser o "grande" exemplo que é!

# Pedro SRocha disse em 15-04-2011 às 10h47

Fiz um percurso muito parecido, mas mais longo!

Saí de Portugal e percorri:

Viseu - Guarda - Castelo Branco - Portalegre - Marvão

Entrei em Espanha e percorri:

Cáceres - Mérida - Zafra - Sevilha - Córdoba - Granada

Um passeio fantástico!!!

-Braga vs Guimarães: nada de novo! Mais uma guerra no futebol português!

-Benfica TV: um canal que me envergonha pelo conteúdo de maior parte dos seus programas. Não dignifica em nada o Benfica! Lamento!

3 Equipas na Liga Europa: Uma maravilha! Mereceram passar as 3! Destaco a forma esmagadora como o Porto arruma a equipa Russa; a capacidade de sofrimento do Benfica e a resistência do Braga! Excelente!!!

Quanto ao treinador do Porto, não sei, mas o percurso inicial é ainda melhor que o do Mourinho! E não me parece que a equipa jogue pior do que a de 2003.

Cumprimentos,

# eagle01 disse em 15-04-2011 às 11h32

O Sr.º Eugénio está em pulgas. O coração azul e branco bate forte, mas esconde os receios. As decisões aproximam-se. Até quando o FCP consegue impor o seu estilo de jogo com 10 atrás da linha da bola? Até quando o FCP vai esconder a sua autoridade numa postura táctica de 2 médios volantes à frente de 1 trinco e 4 defesas, com 3 avançados que se caracterizam por precisarem de linhas para correr, já que no 1 contra 1 são algo limitados? E o coração bate forte: " e se estou errado e o FCP não ganhar mais que o campeonato do Benquerença, Proença, Xistra, Elmano, Paulo Batista"?

Acho que o Sr.º Eugénio estava um pouco nervoso quando confundiu o TODO (Benfica TV) pela PARTE (comentador). O Sr.º Eugénio coração azul e branco, sabe que o comentador não vincula a linha editorial da Benfica TV. Como sabe que a verborreia do Dr.º Guilherme Aguiar não compromete a da SIC, nem a do falecido Pôncio comprometia a da TVI. Ou a de Sousa Tavares com a BOLA. O Sr.º Eugénio sabe isto, mas do alto da sua superioridade azul e branca, esqueceu momentâneamente a ética. Deve ter sido quando lhe deu uma extra-sístole ao saber que um comentador benfiquista tinha tido o mau gosto que teve.

E que teve o Sr.º Pinto da Costa quando referiu que passou no cemitério e viu a campa do Benfica. Ah, que parvo e burro que eu sou. Aí foi a subtil ironia do grande líder ...

Pois é. Esta semana estava para ir até Andorra fazer a semana de esqui. Mas não deu. A unha do dedo grande do pé que por estar encravada teve de ser tirada,e não cresceu o suficiente para poder ficar descansado sobre outro "encravanço". E a neve também é pouca porque a Páscoa este ano calhou demasiado tarde no calendário.

# águiaeterna disse em 15-04-2011 às 11h51

Caro Eagle

Felicitações pelo seu comentário.

Participo recentemete na Comunidade Record e na 1ª vez que visitei este blog - v. post anterior, tendo aí  tecido algumas considerações sobre o mesmo - tirei logo a "fotografia" ao dito senhor.

Aliás, nem era preciso, basta ler os artigos da pessoa em apreço e em que  páginas habitualmente são estampados.

Saudações encarnadas

# Xt disse em 15-04-2011 às 11h51

Ó eagle, não me parece que o jornalista tenha confundido nada, pois o comentador da vossa tv disse o que disse e que eu saiba não foi reprovado pela linha editorial da dita tv, logo foi complacente, o que significa que não há partes mas sim um todo. Nem sequer do próprio benfica houve qualquer espécie de reprovação pelo sucedido, o que me leva a crer que todos partilham do dito comentário do tal sérgio "olhos-na-nuca" bordalo.

Comparando com os outros comentadores da SIC e TVI, não me lembro de alguma vez terem dito algo tão grave como desejar a morte a alguém.

PC ao dizer o que disse pode não ter estado bem, mas que eu saiba não desejou a morte a qualquer indivíduo, antes gracejou com o facto do benfica, desportivamente (sublinho o desportivamente) poder vir a falecer..

# eagle01 disse em 15-04-2011 às 12h43

Agradeço a publicação e os comentários. Para a águiaeterna, uma palavra: temos de resistir à mensagem da comunicação social que não é inocente, não é isenta, não é imparcial sobre o Benfica.

Para o Xt, penso que nenhum órgão de comunicação social pode ou deve censurar uma opinião. Pode, se o referido autor persistir numa conduta que lese os interesses editoriais, não o voltar a convidar. A BOLA recentemente fez isso de facto, censurou um texto do Diogo Quintela e este despediu-se. Por solidariedade o Ricardo Araujo Pereira saiu também.

Aqui estamos a falar de censura anti-Benfica por um ocs de Lisboa, o tal "Pravda". Engraçado não é? Já viu alguém no Porto ser censurado por escritos da mesma natureza contra o Benfica? O Pedro Baptista? O Pedro Arroja? O José Mata?

E também estamos a falar de comentadores PAGOS. Os bloggers do referido programa de Debate da Benfica TV estão lá de GRAÇA. É natural que os que são pagos sejam mais profissionais e saibam conter-se. Os bloggers são amadores. Embora deva registar que o Sérgio L. Bordalo tem ideias que não concordo, muitas aliás, e por essa razão não costumo ver o programa em causa.

Quanto ao seu sentido de humor, olhe que há outras leituras. Sei que é difícil para um não benfiquista, ou um adepto do FCP, perceberem as outras leituras da tal "ironia" do Sr.º Pinto da Costa. Já reparou que eu posso fazer a leitura de que ao dizer que viu o Benfica na campa, ele estava a desejar ver lá dentro os milhões de adeptos do Benfica? Porque não posso fazê-la?

A questão é outra. Há mau gosto em muita coisa que o Sr.º Pinto da Costa diz e faz. As suas palavras são "pedras" regra geral. Mas a máquina da comunicação social encontra sempre uma palavra, um sentido, uma referência escondida, que apela à ironia. Subtil acrescentam ...

Essa máquina faz pare de todo um sistema que trabalha para o FCP, dentro do campo e fora dele. Um sistema que se começou por basear no poder da AF Porto, depois passou pela jogada de colocar a Liga no Porto e depois ainda passou pelo controlo absoluto da vontade dos clubes através do banco ... Olivedesportos. Que por sua vez apenas devolvia ao FCP o poder que o FCP e o Boavista lhe tinham dado na Liga ao fazerem aprovar Regulamentos de Transmissões que apenas beneficiavam um dono dos direitos televisivos.

É este o sistema da subtil ironia e dos erros de arbitragem que num caso vêm para a 1ª página, noutros são escondidos e varridos depressa para baixo do tapete. Sempre com o operador de TV exclusivo na berlinda.

Cada um pensa como quer e come o que quer. Eu não como nada disto. Lamento mas prefiro a Benfica TV.

# DragaoAustralia disse em 15-04-2011 às 13h25

Cada qual le nos comentarios o que quer, a crença realmente e a unica coisa a morrer.

Felizmente nem toda a gente sofre dessa doença e ainda conseguem distinguir o certo do errado, para os que nao conseguem, um bem haja.

# Blue Eyes disse em 15-04-2011 às 15h25

"uer-me parecer que estão a exagerar um bocadinho nos encómios à equipa do treinador a quem os jornalistas tratam simplesmente por André..."

Quem?! Quem?! caro EQ, quem é que está a exagerar.. fosse ele treinador de uns certos clubes e sim, teria razão. Agora, ao 'André',  ainda não vi ninguém o loudar, louvar, bajular, idolatrar, incensar como fizeram com outros.. Repare-se que o FCP só deu 10-3 aos russos e todos acharam normal.. o homem fez 14 jogos na Liga Europa e só ganhou 12.. e acham normal.

" Fica ainda a sugestão para que aproveitem a pausa pascal para um passeio até estas pequenas maravilhas do outro lado do Alentejo e do Algarve..."

Nada a opôr, queria só lembrar um famoso slogan: faça férias cá dentro.

E nós, portugueses, também temos 'piquenas maravilhas', melhores vinhos, melhores comidas.. mais simpatia (pelo menos a Norte), sabemos recber melhor.. e as nossas mulheres até tomam banho mais vezes :-)

# Xt disse em 18-04-2011 às 10h14

Caro eagle01, tem toda a legitimidade para interpretar o que ouve e lê como bem entende. Mas uma coisa é interpretar, outra é dizer as coisas claro como a água: "Desejo muito sinceramente que o PC festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este". Existem diversas interpretações para isto? não me parece.

E também lhe digo que acho que devia haver não censura, mas algum pudor naquilo que se diz na tv visto que é um meio que chega a milhões de pessoas e devia servir, entre outras coisas, para educar, nunca para acicatar ódios.

Vários amigos já me disseram o mesmo que esse comentador mas foi num café e numa conversa entre amigos e logo sem qualquer responsabilidade. Falar na tv exige responsabilidade, coisa que vai existindo cada vez menos infelizmente.

P-S também não concordo com muitas das intervenções públicas do Jorge Nuno.

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

Pesquisa

Sobre este Blog

BnA é um clássico da blogosfera universal. Começou com um vasto plantel que o autor conseguiu eliminar cirurgicamente até ficar a solo. Esta transferência para a plataforma de blogues do Record não é mais que a satisfação do desejo de estar em família e também na ponta da lança que é o Record Online.

Autor

» Bola na Área
 Eugénio Queirós

Fez a recruta nos jornais "O Comércio do Porto" e "Norte Desportivo", no final da melhor década do século XX (70), teve uma ascensão meteórica na "Gazeta dos Desportos", planou no "Correio da Manhã", voltou à casa de partida e fez parte de um dream team (chefiado por Alberto Espinhal) que conseguiu tiragens na ordem dos 200 mil exemplares, teve o privilégio de integrar a equipa desportiva do "Jornal de Notícias", viu sair o n.º0 do "24 Horas", cumpriu o sonho de trabalhar n'"A Bola" graças ao amigo João Freitas e desde 2004 pertence à equipa de "Record". Assinou prosas nas revistas "Mundial" e "Doze", tendo também sido o responsável pela página desportiva do jornal humorístico "Querido Inimigo". É pai de uma sportinguista de 9 anos e nas horas vagas estuda arqueologia.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Campo Novo
por Nuno Farinha

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN