Nada de novo no reino dos morcões
15 Abril de 2011 | 01:57
Colocado por: eugenio queiros
 

Quatro dias fora de Portugal, por terras da Andaluzia (Sevilha, Córdoba, Mérida..), passeando entre ruínas e museus com a minha malta da FLUP do curso de arqueologia, fez-me perder os habituais desenvolvimentos do nosso futebol.

Começo pela derrota do V. Guimarães em Braga, a confirmação do poderio da equipa de Domingos em relação à de Manuel Machado. Dizem-me que o treinador vitoriano começou a ser contestado, o que pode parecer apenas incrível para quem não conhece o fervor vitoriano, superior a qualquer bilhete para a final do Jamor.

Consta também que a Benfica TV proporcionou aos seus espectadores mais um momento de profunda exaltação estupidificante, com um qualquer comentador que nem me vou dar ao trabalho de procurar no Google a afirmar que gostaria de ver o FC Porto dedicar um título em memória de Pedroto, de Pôncio Monteiro ou de Pinto da Costa. Quanto mais desejarem que a lei inevitável se faça cumprir sobre o líder e criador dos dragões mais vão ter de esperar.

Por fim, a jornada europeia. Um trio de ases a seguir em frente. O Benfica correu um bocadinho no fio da navalha mas essa tem sido a sua sina esta época. O Sp. Braga passou às meias-finais sem ganhar mas com mérito total. Quanto ao FC Porto, limitou-se a passar o rolo compressor sobre mais uma equipa russa. Quer-me parecer que estão a exagerar um bocadinho nos encómios à equipa do treinador a quem os jornalistas tratam simplesmente por André mas aceito pois os números não enganam.

 Fica ainda a sugestão para que aproveitem a pausa pascal para um passeio até estas pequenas maravilhas do outro lado do Alentejo e do Algarve...

Sevilha

Carmona

Córdoba

Mérida

 
Tags: , , , , , , , , , ,
 

Comentários

# Rui Ribeiro disse em 15-04-2011 às 10h31

Não me canso de "olhar" para este "jornalista" "benfiquista" e vê-lo como um exemplo de coragem física e preserversança na defesa de de convicções pessoais. È claro, às vezes, nos meus dias menos bons, também me vem à cabeça o velho ditado: quem tem cú tem medo. Não tenho pejo em reconhecer, no entanto, que esses pensamentos só me apequenam a mim e não a este exemplo magnífico de resistência física e moral.

Eugénio, você é uma inspiração. Continue a ser o "grande" exemplo que é!

# Pedro SRocha disse em 15-04-2011 às 10h47

Fiz um percurso muito parecido, mas mais longo!

Saí de Portugal e percorri:

Viseu - Guarda - Castelo Branco - Portalegre - Marvão

Entrei em Espanha e percorri:

Cáceres - Mérida - Zafra - Sevilha - Córdoba - Granada

Um passeio fantástico!!!

-Braga vs Guimarães: nada de novo! Mais uma guerra no futebol português!

-Benfica TV: um canal que me envergonha pelo conteúdo de maior parte dos seus programas. Não dignifica em nada o Benfica! Lamento!

3 Equipas na Liga Europa: Uma maravilha! Mereceram passar as 3! Destaco a forma esmagadora como o Porto arruma a equipa Russa; a capacidade de sofrimento do Benfica e a resistência do Braga! Excelente!!!

Quanto ao treinador do Porto, não sei, mas o percurso inicial é ainda melhor que o do Mourinho! E não me parece que a equipa jogue pior do que a de 2003.

Cumprimentos,

# eagle01 disse em 15-04-2011 às 11h32

O Sr.º Eugénio está em pulgas. O coração azul e branco bate forte, mas esconde os receios. As decisões aproximam-se. Até quando o FCP consegue impor o seu estilo de jogo com 10 atrás da linha da bola? Até quando o FCP vai esconder a sua autoridade numa postura táctica de 2 médios volantes à frente de 1 trinco e 4 defesas, com 3 avançados que se caracterizam por precisarem de linhas para correr, já que no 1 contra 1 são algo limitados? E o coração bate forte: " e se estou errado e o FCP não ganhar mais que o campeonato do Benquerença, Proença, Xistra, Elmano, Paulo Batista"?

Acho que o Sr.º Eugénio estava um pouco nervoso quando confundiu o TODO (Benfica TV) pela PARTE (comentador). O Sr.º Eugénio coração azul e branco, sabe que o comentador não vincula a linha editorial da Benfica TV. Como sabe que a verborreia do Dr.º Guilherme Aguiar não compromete a da SIC, nem a do falecido Pôncio comprometia a da TVI. Ou a de Sousa Tavares com a BOLA. O Sr.º Eugénio sabe isto, mas do alto da sua superioridade azul e branca, esqueceu momentâneamente a ética. Deve ter sido quando lhe deu uma extra-sístole ao saber que um comentador benfiquista tinha tido o mau gosto que teve.

E que teve o Sr.º Pinto da Costa quando referiu que passou no cemitério e viu a campa do Benfica. Ah, que parvo e burro que eu sou. Aí foi a subtil ironia do grande líder ...

Pois é. Esta semana estava para ir até Andorra fazer a semana de esqui. Mas não deu. A unha do dedo grande do pé que por estar encravada teve de ser tirada,e não cresceu o suficiente para poder ficar descansado sobre outro "encravanço". E a neve também é pouca porque a Páscoa este ano calhou demasiado tarde no calendário.

# águiaeterna disse em 15-04-2011 às 11h51

Caro Eagle

Felicitações pelo seu comentário.

Participo recentemete na Comunidade Record e na 1ª vez que visitei este blog - v. post anterior, tendo aí  tecido algumas considerações sobre o mesmo - tirei logo a "fotografia" ao dito senhor.

Aliás, nem era preciso, basta ler os artigos da pessoa em apreço e em que  páginas habitualmente são estampados.

Saudações encarnadas

# Xt disse em 15-04-2011 às 11h51

Ó eagle, não me parece que o jornalista tenha confundido nada, pois o comentador da vossa tv disse o que disse e que eu saiba não foi reprovado pela linha editorial da dita tv, logo foi complacente, o que significa que não há partes mas sim um todo. Nem sequer do próprio benfica houve qualquer espécie de reprovação pelo sucedido, o que me leva a crer que todos partilham do dito comentário do tal sérgio "olhos-na-nuca" bordalo.

Comparando com os outros comentadores da SIC e TVI, não me lembro de alguma vez terem dito algo tão grave como desejar a morte a alguém.

PC ao dizer o que disse pode não ter estado bem, mas que eu saiba não desejou a morte a qualquer indivíduo, antes gracejou com o facto do benfica, desportivamente (sublinho o desportivamente) poder vir a falecer..

# eagle01 disse em 15-04-2011 às 12h43

Agradeço a publicação e os comentários. Para a águiaeterna, uma palavra: temos de resistir à mensagem da comunicação social que não é inocente, não é isenta, não é imparcial sobre o Benfica.

Para o Xt, penso que nenhum órgão de comunicação social pode ou deve censurar uma opinião. Pode, se o referido autor persistir numa conduta que lese os interesses editoriais, não o voltar a convidar. A BOLA recentemente fez isso de facto, censurou um texto do Diogo Quintela e este despediu-se. Por solidariedade o Ricardo Araujo Pereira saiu também.

Aqui estamos a falar de censura anti-Benfica por um ocs de Lisboa, o tal "Pravda". Engraçado não é? Já viu alguém no Porto ser censurado por escritos da mesma natureza contra o Benfica? O Pedro Baptista? O Pedro Arroja? O José Mata?

E também estamos a falar de comentadores PAGOS. Os bloggers do referido programa de Debate da Benfica TV estão lá de GRAÇA. É natural que os que são pagos sejam mais profissionais e saibam conter-se. Os bloggers são amadores. Embora deva registar que o Sérgio L. Bordalo tem ideias que não concordo, muitas aliás, e por essa razão não costumo ver o programa em causa.

Quanto ao seu sentido de humor, olhe que há outras leituras. Sei que é difícil para um não benfiquista, ou um adepto do FCP, perceberem as outras leituras da tal "ironia" do Sr.º Pinto da Costa. Já reparou que eu posso fazer a leitura de que ao dizer que viu o Benfica na campa, ele estava a desejar ver lá dentro os milhões de adeptos do Benfica? Porque não posso fazê-la?

A questão é outra. Há mau gosto em muita coisa que o Sr.º Pinto da Costa diz e faz. As suas palavras são "pedras" regra geral. Mas a máquina da comunicação social encontra sempre uma palavra, um sentido, uma referência escondida, que apela à ironia. Subtil acrescentam ...

Essa máquina faz pare de todo um sistema que trabalha para o FCP, dentro do campo e fora dele. Um sistema que se começou por basear no poder da AF Porto, depois passou pela jogada de colocar a Liga no Porto e depois ainda passou pelo controlo absoluto da vontade dos clubes através do banco ... Olivedesportos. Que por sua vez apenas devolvia ao FCP o poder que o FCP e o Boavista lhe tinham dado na Liga ao fazerem aprovar Regulamentos de Transmissões que apenas beneficiavam um dono dos direitos televisivos.

É este o sistema da subtil ironia e dos erros de arbitragem que num caso vêm para a 1ª página, noutros são escondidos e varridos depressa para baixo do tapete. Sempre com o operador de TV exclusivo na berlinda.

Cada um pensa como quer e come o que quer. Eu não como nada disto. Lamento mas prefiro a Benfica TV.

# DragaoAustralia disse em 15-04-2011 às 13h25

Cada qual le nos comentarios o que quer, a crença realmente e a unica coisa a morrer.

Felizmente nem toda a gente sofre dessa doença e ainda conseguem distinguir o certo do errado, para os que nao conseguem, um bem haja.

# Blue Eyes disse em 15-04-2011 às 15h25

"uer-me parecer que estão a exagerar um bocadinho nos encómios à equipa do treinador a quem os jornalistas tratam simplesmente por André..."

Quem?! Quem?! caro EQ, quem é que está a exagerar.. fosse ele treinador de uns certos clubes e sim, teria razão. Agora, ao 'André',  ainda não vi ninguém o loudar, louvar, bajular, idolatrar, incensar como fizeram com outros.. Repare-se que o FCP só deu 10-3 aos russos e todos acharam normal.. o homem fez 14 jogos na Liga Europa e só ganhou 12.. e acham normal.

" Fica ainda a sugestão para que aproveitem a pausa pascal para um passeio até estas pequenas maravilhas do outro lado do Alentejo e do Algarve..."

Nada a opôr, queria só lembrar um famoso slogan: faça férias cá dentro.

E nós, portugueses, também temos 'piquenas maravilhas', melhores vinhos, melhores comidas.. mais simpatia (pelo menos a Norte), sabemos recber melhor.. e as nossas mulheres até tomam banho mais vezes :-)

# Xt disse em 18-04-2011 às 10h14

Caro eagle01, tem toda a legitimidade para interpretar o que ouve e lê como bem entende. Mas uma coisa é interpretar, outra é dizer as coisas claro como a água: "Desejo muito sinceramente que o PC festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este". Existem diversas interpretações para isto? não me parece.

E também lhe digo que acho que devia haver não censura, mas algum pudor naquilo que se diz na tv visto que é um meio que chega a milhões de pessoas e devia servir, entre outras coisas, para educar, nunca para acicatar ódios.

Vários amigos já me disseram o mesmo que esse comentador mas foi num café e numa conversa entre amigos e logo sem qualquer responsabilidade. Falar na tv exige responsabilidade, coisa que vai existindo cada vez menos infelizmente.

P-S também não concordo com muitas das intervenções públicas do Jorge Nuno.

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

Pesquisa

Sobre este Blog

Bola na Área está online desde 2004, depois de ter sido criado por um grupo de jornalistas da área do desporto. Hoje funciona em registo "one man show" no site de Record, tendo atingido em agosto de 2014 o seu recorde mensal de visualizações (328.021). O seu autor iniciou a profissão ainda na década de 70, como colaborador desportivo de "O Comércio do Porto" e "O Norte Desportivo", e passou por diversos jornais e revistas: "Gazeta dos Desportos", "Correio da Manhã", "Jornal de Notícias", "24 Horas", "A Bola", "Record", "Querido Inimigo", "Mundial" e "Doze".

Autor

» Bola na Área
 Eugénio Queirós

Nasceu em Matosinhos, fez o os estudos secundários na Escola Secundária Augusto Gomes, frequentou o Centro de Formação de Jornalistas do Porto e é licenciado em Arqueologia pela Faculdade de Letras do Porto. É sócio do Leixões, do Orfeão de Matosinhos e do Grupo Desportivo Aldeia Nova. É pai de uma sportinguista.

Siga o autor no

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Campo Novo
por Nuno Farinha

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN