Benfica líder: 5,8 milhões de adeptos
10 Setembro de 2012 | 23:03
Colocado por: eugenio queiros
 

Um inquérito a mais de 1.500 adeptos que integra o estudo da O&O Performance sobre direitos televisivos confirma o que todos já sabíamos.

O Benfica é o clube com mais adeptos em Portugal.

Vivendo em Portugal 10,5 milhões de pessoas e fora do país cerca de 5 milhões (hellás, afinal o Passos Coelho tinha razão...), podemos extrapolar que os 39% de adeptos que se assumem do Benfica no inquérito em questão "representam" 5,8 milhões de portugueses.

Segue-se o FC Porto, com 20% de preferências, ou seja, 3 milhões de portugueses em 15 milhões. O "score" do FC Porto é apenas um pouco superior à diferença que o separa do Benfica neste campeonato.

Quanto ao Sporting, embora ligado à máquina, continua com uma massa crítica bem expressiva: 2,6 milhões de adeptos (17,7%).

Há ainda 4 milhões de almas lusas tresmalhadas. Ou não gostam de futebol ou preferem outros clubes.

 

 
Tags: , ,
 

Comentários

# Utilizador Registado disse em 10-09-2012 às 23h26

So e pena para os benfiquistas que ter mais adeptos nao signifique mais titulos. Nos com 1 presidente ganhamos mais em 25 anos que o benfica em kuase toda a sua historia. Adeptos e k eu gosto....o algodao nao engana

# semfrutaédificil disse em 10-09-2012 às 23h59

So e pena para os benfiquistas que ter mais adeptos nao signifique mais titulos. Nos com 1 presidente ganhamos (roubamos) mais em 25 anos que o benfica em kuase toda a sua historia. Adeptos e k eu gosto....o algodao (you tube) nao engana

# semfrutaédificil disse em 11-09-2012 às 00h04

Continuo intrigado com o antibenfiquismo primário do Geninho, não encontro razão. Se calhar, como é adepto da arqueologia, foi apanhado numas das suas escavações de rabo para o ar por um benfiquista e este fez-lhe alguma judiaria. Só pode ser!!!

# Quid Pro Quo disse em 11-09-2012 às 01h06

Hellas. O sr Eugénio já parece o RGS a fazer contas de multiplicar, assim tipo a Rainha Santa Isabel. Que raio de contas estrambólicas são essas que faz?

Os 39% referidos dizem respeito aos adeptos em Portugal. Ora assim por alto: 10,6 milhões dá uma média de 4,1 Milhões.

Conclusão: em Portugal o Benfica tem cerca de 4 milhões de adeptos. Ponto final parágrafo.

Os portugueses que vivem fora do País não entram aqui nesse estudo. Não queira por favor misturar alhos com bugalhos.

# Wappa disse em 11-09-2012 às 01h34

Eugénio, existe algum problema de articulação manual das falanges distais pelos reptilianos adeptos do fóculporto que os impede de escrever português daquele que se ensina nas escolas?

Antecipadamente agradecido pela explicação.

# jose_viana disse em 11-09-2012 às 09h06

sim e o vosso presidente vai viver para sempre e vocês nunca mais vão perder e vão ser campeões para toda a eternidade...

# MATRAFONAMARINHENSE disse em 11-09-2012 às 09h16

EQ

Inquéritos, são isso mesmo inquéritos .... Se calhar esse dito inquérito foi feito pela TVI , pelo pasquim de a bolha ou por freelancers ávidos de se porem ao fresco do respectivo local de inquérito para irem para o Guincho e preencheram os mesmos a seu belo prazer e conforme a sua paixão clubística  ..

Os resultados desportivos, meu amigo esses é que contam .. E ai o FCPORTO está a léguas do mais maior de Portugal e quiçá do mundo e da sua freguesia ..

Isso da minha ser maior que a do vizinho, nem dou para esse peditório .....De suposições está o mundo cheio .. Aquilo que se pensa sem ter a certeza, mas só porque agrada à turbe, escreve-se e diz-se à boca solta ..

E por falar em suposições : Ontem vi o programa da sic "Dia Seguinte" e fiquei perplexo ao ouvir o RGS, tentar abafar a mirabolante, maravilhosa, óptima, mais que boa, única e galáctica venda do Witsel, ele bem tentava, mas os "parceiros" de bancada não o deixaram respirar .. Um senhor que no programa anterior vangloriou-se da venda ser a pronto, e ontem já não sabia pois que tinha vindo para o programa, depois disse que eram em 2 prestações, uma que já tinha entrado e outra nos próximos dias (mais uma vez mente) , mas não respondeu ao interessante, quanto vai receber o cêlêbê da venda .. Como sempre estava mais preocupado com a venda do HULK .. E depois enervou-se (fez-se de enervado) mas continuou a não responder ...Então aquela preciosidade de que se ele fosse membro do CJ ou CD favoreceria o cêlêbê .... Está tudo dito sobre este homem .... LOOOLLLL  E foi este senhor Ministro cá da terra ..E é este senhor que ficou com uma .....................

www.dinheirovivo.pt/.../CIECO019289.html

Dicionário online de português

Significado de Jornaleiro

Operário que trabalha a jornal, isto é, que ganha por dia.

Vendedor ou entregador de jornais.

# Jonaspereiraslb disse em 11-09-2012 às 09h27

dizes bem foi o teu presidente que os ganhou, o PRESIDENTE nao os jogadores, mas sim o PRESIDENTE

# julio moreira disse em 11-09-2012 às 09h34

EQ

Você está a pedi-las.

A  conclusão desse "estudo", e na parte que me interessa, para mim não é surpresa.

Mais mil menos mil a coisa ficará, por uma conclusão, de quase dois benfiquistas para um portista.

Não sendo surpresa o que é lastimavel é que essa preponderancia não tenha sido usada pelas sucessivas Direcções do Benfica no combate á usurpação do Poder por banda do FC Porto.

Quem tem uma massa adepta com esse poderio tem a "obrigação" de retirar o devido proveito.

E que vemos nós? O poder é detido pelo Porto com o consequente manancial de vitórias.

A mim, como benfiquista, o resultado não me deixa satisfeito.

Ao invés apenas, e mais uma vez, revela, agora através de numeros, a incapacidade das Direcções do Benfica.

Não é com discursos mais ou menos inflamados e casuisticos produzidos nas reinaugurações de Casas do Benfica que lá vamos.

É importante para mobilizar adeptos mas tem que ter por trás una actuação que, a não ser feita, como não tem sido, rapidamente esvazia de sentido as inflamadas afirmações nessas ocasisões produzidas.

E disse.

# DreXx ~ FCPorto disse em 11-09-2012 às 09h45

Ridículo número 1:

Ou seja, estão a dizer que dos 15,5 milhões de portugueses, apenas 4 milhões não gostam de futebol ou preferem outros clubes que não os 3 grandes?

Eu não concordo ou discordo com as percentagens dos 3 grandes, penso que o Benfica tem muitos mais adeptos que os outros 2 grandes, com o "problema" de os ter muito mais dispersos. Por isso é que não se faz sentir tal supremacia nas assistências em casa, apenas em alguns jogos fora.

Mas é ridículo dizerem que 75% das pessoas gostam de futebol e são adeptos de 1 dos 3 grandes.

Mas agora contabilizam as pessoas cujo clube é a Selecção Nacional?

E o que define um adepto? Será que basta dizê-lo? Não deveria ser obrigatoriamente "cliente" do futebol dessa equipa?

Não seria melhor basearem-se no número de adeptos nos estádios, lugares anuais e audiências de televisão?

Não digo número de sócios pois isso contabiliza adeptos de todas as modalidades, não só futebol.

Ridículo número 2:

Inquéritos que fazem a 1.500 pessoas e esticam para 15.000.000. Está tudo dito.

# 1fckoln disse em 11-09-2012 às 11h15

ÚLTIMA HORA!!!!!!!!!

Para os continuam a olhar para o lado ou andam distraidos!!!!!!

NORTADA DE MST....Crónica no jornal "A Bola" de 11/09/2012.

Está lá tudo escarrapachado até os grandes negócios.

O MST é Benfiquista??

Para os Portistas vale a pena ler.

Já sei é tudo mentira,e o MST está de serviço do Mar da Palha.

# Gonçalo Ribeiro disse em 11-09-2012 às 11h50

Conclusão: O Benfica(39%) tem mais adeptos que Porto e Sporting juntos(20%+17,7%).

Sendo um estudo sobre direitos televisivos, será abusivo deduzir que o Benfica deveria receber tanto ou mais que o Porto e Sporting juntos?

# Eyes Without a Face disse em 11-09-2012 às 13h55

Ui! Ui! EQ sempre pronto a lançar a polémica! Não diga que são 5,8 Milhões. Os mestres da sabedoria e da clarividência desmontarão toda essa sondagem em menos de um fósforo...

# julio moreira disse em 11-09-2012 às 17h18

Colónia

Seja bem vindo.

É pá deixe lá essa historia dos milhões e contentemo-nos, com a nossa pobre realidade.

Isso, como bem sabe, são historias da carocinha para embalar meninos.

Uns dizem uma coisa, outras dizem outra, e eu pergunto no que isso me interessa ou acrescenta algo á minha vida?

E ele a dar-lhe.

Jornaleiro

Operário que trabalha a JORNAL, ou seja ao dia.

Mas isto faz algum sentido?

É Jorna que se escreve e eu já tinha alertado para isso.

ColóniaA

A bem da Literatura Universal fala lá a tradução para alemão.

Haja pachorra, Santo Deus.

# Utilizador Registado disse em 11-09-2012 às 17h46

Eu disse nos ( plural) mas alem de ganharem menos tb sao um pouco analfa(brutos)....e k eu saiba lfv tb esta no youtube. E as competicoes europeias tb foram roubadas?? E o vosso passivo e maior tb por causa nossa???

# 1joe disse em 11-09-2012 às 17h50

Resolveu o EQ publicitar os resultados de um inquérito feito a 1.500 adeptos.

Aparentemente o inquérito foi feito em Portugal. Mas EQ não hesita em extrapolar os resultados do mesmo para os portugueses que vivem fora de Portugal. Que grande passo.

Por outro lado ficamos a saber que segundo o referido estudo 26% dos portugueses não são adeptos de nenhum dos 2 grandes. Penso que estaremos conversados quanto à qualidade do estudo.

A propósito do mesmo vem  o Sr Juio Moreira exprimir a opinião de a relação adeptos do Benfica veruss adeptos do Porto será de:

2 benfiquistas por 1 portista

Vejamos mais alguns dados disponíveis sobre o assunto:

1ª) Audiências televisivas dos 3 grandes de 2008 a 2011

Número médio de espectadores

SLB 1.353.750

FCP 1.211.877

SCP 1.151.790

Relação SLB/FCP = 1.1 benfiquista por 1 portista

Para os interessados (e já agora para o Sr Júlio) aqui vai o link:

www.futebolfinance.com/audiencias-tv-e-share-dos-3-grandes-do-futebol-portugues-de-2008-a-2011

2º) Nº de adeptos no Facebook em Abril/2012:

SLB 1.078.000

FCP 0.841.000

SCP 0.353.000

Relação SLB/FCP = 1.28 benfiquistas por 1 portista

Para os interessados (e já agora para o Sr Júlio) aqui vai o link:

www.futebolfinance.com/futebol-finance-futebol-facebook-ranking-04-2012

3º) Assistências nos jogos disputados  pelos 3 grandes fora dos estádios da Luz, do Dragão e de Alvalade no campeonato 2011/2012

SLB : 119.000 espectadores

FCP : 104.000 espectadores

SCP:  112.000 espectadores

Relação SLB/FCP = 1.14 benfiquistas por 1 portista.

E esta hem?

Já agora e para o Gonçalo Ribeiro será talvez especialmente interessante o link para as audiências televisivas

# Popcorn for the Red Seagulls & Ostriches disse em 11-09-2012 às 19h44

Eu sei que o EQ gosta de dividir para reinar... e faz você muito bem

:-)

Sem estudos (sondagens, estatisticas, inquéritos) encomendados para efeitos de eleições... Bota 'B' de Bieira... aos anos que sempre digo e repito que em Portugal existem 10,5 milhões de pessoas.

Das quais 3,9 milhões são benfas, 3 milhões são portistas e 2,8 são do Sporting... aos anos que o digo.

E não é que mais uma vez só não acerto no Totoloto !!!

SLB - 3,9

FCP - 3,0

SCP - 2,8

SCB - 0,4

VSC - 0,3

...

Etc, etc, etc.

O MST é mais uma travestido mental que desde que foi viver para Roma tornou-se romano !!!

O Fernando Gomes Presidente fantoche da FPF é outro que tal...

A vida, a História Universal está cheia de exemplos desses vendidos. Sãpo os chamados renegados. Na 2ª Guerra em França até um Governo inteiro se aliou ao ***. Isto sem esquecer os que jogam para os dois lados !!!

MST pode até ter alguma razao em vários aspectos. Na Transferência de Hulk não tem razão nenhuma, pois cada vez mais vamos sabendo a verdade sobre como afinal foram feitos os 2 negócios. E já vimos que no caso do Witsel houve muitas mentiras, muitas omissões, muitos silêncios...

Mas a transferência do Witsel não é problema nosso. Quem mentiu à CMVM não foi o FCP.

O FCP sempre disse e afirmou que vendeu a sua parte, fracção, fatia, parcela, percentagem do passe de Hulk por 40 Milhões. E o próprio Presidente do Zénit o confirmou.

O FCP não mentiu, não omitiu, nem empolou nada.

O FCP vendeu a sua parte por 40 Milhões sem mais qualquer encargos ou despesas ou comissões... tudo isso ficou por conta dos Compradores do Hulk. Esses compradores é que vão ter de arcar com esses encargos, despesas da Compra.

# Popcorn for the Red Seagulls & Ostriches disse em 11-09-2012 às 19h49

Ora se o MST não é capaz de perceber que o passe do Hulk era propriedade de 2 partes... e que o FCP vendeu a sua parte por 40 milhões limpos ao Zénit e que a Gazprom irá pagar a restante parte em falta ao outro proprietario, bem como os restantes encargos ineremtesa ao negócio. É porque o MST não é assim tão esperto ou anda distraido.

# 1fckoln disse em 11-09-2012 às 21h37

O MST é um travestido mental??

Percebo um portista a desmontar a tramoia toda,é um vendido??

Quem diria!!!!

E o resto do artigo não interessa não é???

# 1fckoln disse em 11-09-2012 às 22h16

Eu tenho que me rir mesmo que não queira!!!!

Não me interessa nem quero saber quem tem mais adeptos,só vou aqui deixar uma pergunta.

Eu sendo adepto de um clube há alguma coisa que me obrigue a ir ver um jogo do meu clube??

Há alguma coisa que me obrigue a ver um jogo na televisão??

Há alguma coisa que me obrigue também ser adepto do Facebock??

Isto está tudo subvertido,ou então em Portugal anda tudo encarreirado.

# 1joe disse em 12-09-2012 às 09h52

Meu caro K.O.M,

Como é evidente a resposta às suas 3 perguntas é não.

Como sabe não existe nenhum indicador definitivo sobre a repartição exacta das preferências clubistas dos portugueses.

Existe uma ideia feita de que os adeptos do Benfica são cerca de  6 milhões, ou seja, 60% da população portuguesa.

Os 3 indicadores por mim indicados no comentário anterior (audiência média, nº de adeptos  no Facebook e espectadores no estádios) valem o que valem.

Mas algumas ilações se podem tirar deles. E todos eles contrariam essa ideia feita

Ou acha que o número de pessoas que assistem a um jogo na televisão é totalmente independente das equipas intervenientes?

Não acha que a confirmar-se a relação 2 para 1 dos adeptos do Benfica versus adeptos do Porto seria de esperar que a relação que ressalta do Facebook deveria ser muito diferente do número 1.28?

Não acha que a confirmar-se a relação 2 para 1 dos adeptos do Benfica versus adeptos do Porto seria de esperar que a relação que ressalta dos espectadores que vão ao estádios deveria ser muito diferente do número 1.14?

Mas uma coisa é certa. Parecde-me que a preferência clubista indicada por 2.300.000 pessoas é um bocadinho mais interessante do que a indicada por 1.500  pessoas, não é verdade?

# julio moreira disse em 12-09-2012 às 09h57

Colónia

Se calhar  a explicação está no seu último parágrafo.

Eu que até gosto do cidadão MST, e não perco um dos seus comentários,  segunda na SIC e ao sabado no Expresso, quando veste a pele de portista até o acho fanático.

Mas já se sabe que o adepto do clube perde sempre um pouco do racional em troca do que ganha em paixão.

E esta, por vezes,tolda-nos o raciocinio na proporção em que a assumimos.

# manetz disse em 12-09-2012 às 15h35

# Popcorn&Seagulls disse em 11-09-2012 às 19h44

"(...)E não é que mais uma vez só não acerto no Totoloto !!!

SLB - 3,9

FCP - 3,0

SCP - 2,8

SCB - 0,4

VSC - 0,3(...)"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Não te vás curar depressa não...

# 1fckoln disse em 15-09-2012 às 15h37

1joe

Se eu quiser posso fazer 1 milhão de trocadilhos com o se nick,como fez com o meu mas como na vida nunca precisei dessas "brincadeiras" não o vou fazer.

Se o meu caro acabou de me dar razão,só lhe resta uma hipótese,é nunca mais "postar"essa treta,porque o meu caro já a "postou pelo menos um cento de vezes.

Se gosta de se enganar a si próprio continue.

Passe bem

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

Pesquisa

Sobre este Blog

BnA é um clássico da blogosfera universal. Começou com um vasto plantel que o autor conseguiu eliminar cirurgicamente até ficar a solo. Esta transferência para a plataforma de blogues do Record não é mais que a satisfação do desejo de estar em família e também na ponta da lança que é o Record Online.

Autor

» Bola na Área
 Eugénio Queirós

Fez a recruta nos jornais "O Comércio do Porto" e "Norte Desportivo", no final da melhor década do século XX (70), teve uma ascensão meteórica na "Gazeta dos Desportos", planou no "Correio da Manhã", voltou à casa de partida e fez parte de um dream team (chefiado por Alberto Espinhal) que conseguiu tiragens na ordem dos 200 mil exemplares, teve o privilégio de integrar a equipa desportiva do "Jornal de Notícias", viu sair o n.º0 do "24 Horas", cumpriu o sonho de trabalhar n'"A Bola" graças ao amigo João Freitas e desde 2004 pertence à equipa de "Record". Assinou prosas nas revistas "Mundial" e "Doze", tendo também sido o responsável pela página desportiva do jornal humorístico "Querido Inimigo". É pai de uma sportinguista de 9 anos e nas horas vagas estuda arqueologia.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Campo Novo
por Nuno Farinha

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN