Os 20 melhores minutos de sempre
01 Abril de 2010 | 19:04
Colocado por: NFarinha
 

Há sempre o risco, nestas coisas, de se cair com facilidade no exagero, mas mesmo assim aceito correr o risco: o Barcelona realizou frente ao Arsenal os 20 mais fantásticos minutos na história do futebol moderno. O golo compressor que passou pelo Emirates foi mais do que uma lição: foi uma autêntica tese de doutoramento com a assinatura de Guardiola. Aquilo que o Barça fez em Londres, especialmente nos tais 20 minutos, não pode ser por acaso. É pensado, estudado, preparado e tudo executado na perfeição pelos mais finos artistas. Como é possível tamanha desproporção num jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões? Dizer que os catalães falharam golos em série (muitos, mesmo!) é demasiado redutor. Em todos os jogos se desperdiçam oportunidades daquelas, mas o que não se vê, em mais lado nenhum, é uma equipa "desfilar" na relva daquela forma. O Barça deve a si próprio o facto de não estar já qualificado para as meias-finais. Mas também não é menos verdade que o campeão europeu está cada vez mais perto... do Santiago Bernabéu. Para o jogo da próxima terça-feira, no Nou Camp, não haverá Puyol nem Piqué? É verdade. O Arsenal também não terá Arshavin e Fàbregas. Mesmo sem estes quatro super jogadores em campo, o que interessa é que está aí mais um jogo que é OBRIGATÓRIO ver!

 
Tags: , ,
 

Comentários

# Nuno Campos disse em 01-04-2010 às 19h40

Sr. Farinha, devia mudar o nome do blog para Paraíso da Hipérbole.

«os 20 mais fantásticos minutos na história do futebol moderno»??!! Anda a ver futebol muito mau nos últimos anos. A não ser que o «futebol moderno» tenha nascido no dia 31 de Março de 2010.

P.S.: Desculpe, não percebi à primeira. É dia 1 de Abril, não é?

# pedromiguelslb disse em 01-04-2010 às 19h55

Boa noite n.farinha,mesmo sendo um admirador seu acho exagerado dizer que foram os melhores 20 minutos de sempre nem que seja porque nao houve golos nesse espço de tempo! Mas deixe que lhe diga que o barcelona fez um jogao. 1abraço para si

# lfo disse em 01-04-2010 às 22h11

A unica coisa sensacional nesse video chama-se Almunia. Quanto ao caudal ofensivo, ve-se quase todos os fins-de-semana.

# mpci disse em 01-04-2010 às 22h52

Os 20 melhores minutos do futebol moderno ??? Bem é por ser 1 de Abril não é ? Confesse lá a piada... Sinceramente até acho o Barcelona uma equipa fabulosa mas afirmar tal facto é de ir ás lágrimas.... Vou continuar atento ás crónica de humor....

# rmsm123 disse em 02-04-2010 às 02h35

Walcott: "El Barça parecía un juego de Playstation 3"

El joven delantero inglés, que revolucionó el partido tras entrar en el segundo tiempo, se quedó asombrado con el juego desplegado por el Barça" Sport 01/04/2010

# LeonardoRodrigues disse em 02-04-2010 às 04h02

O "jogo" só começou depois do 1º golo do Barça. A primeira parte foi uma blitzkrieg adaptada ao Futebol!...

# Blue Eyes disse em 02-04-2010 às 11h03

Se aqui no Blogue, neste Sítio o NF está apenas como adepto do Barcelona (enquanto benfiquista envergonhado) é aceitável que possa exagerar e carregar nas tintas rubro-grenás...

Eu também, como adepto blau por vezes também me deixo levar. Tudo bem.

Mas, NF, 20 minutos, 15 minutos, 30 minutos de melhor futebol de sempre... sempre houve e sempre haverá no futuro.

Eu também já vi 20 minutos de melhor futebol na década de 70, de 80, 90 e nesta 1ª década do novo século. E sei que para a semana, em Junho, daqu a 1 ano de certeza, irei ver mais 20 melhores minutos de futebol de sempre.

Que o Barça actualmente é a melhor equipa, é! Mas nem sempre ganha, vence a melhor equipa. Por isso prepare-se para a ver perder.

Que o Messi é actualmente o melhor jogador, uma espécie de Maradona mais rápido, acelerado é.... sem dúvidas. Mas, não é o melhor jogador de sempre. Ele não é assim tão fabuloso a marcar livres como outros, a marcar golos de cabeça, a chutar de 30 metros de distância. Entre outros pormaiores importantes.

Por isso não vamos cair em extrapolações. O FCB é actualmente a melhor equipa. Sim. O Messi é o melhor jogador. Sim. Mas nem um nem outro são perfeitos.

A nível de plantel há melhores equipas.... e se o Messi por exemplo fosse para o Arsenal, na proxima semana os Gunner venciam fácilmente.

O Valdéz é um g.r. vulgar.

Melhores que o Puyol há muitos. Do Piqué (Materrazi espanhol) nem falo... E depois há lá mais meia dúzia que ninguém os conhece.

Por isso, para terminar, tal como Arséne Wenger, eu acredito que ete BAraça não e imbatível....

Agora, a nível estético, a nível de beleza... está sim senhor, a anos luz do futebol bruto e torpe do, por ex., Inter de Mourinho....

# Sarufa disse em 02-04-2010 às 13h54

melhor que isto foi termo-nos qualificado para a final 4 da euroleague de basket depois de duas vitorias em pleno palacio vistalegre (madrid) contra o real. tinham ganhou um jogo no blaugrana e já tavam todos confiantes ... ora pimba !!!

no blaugrana ganhamos 68/61 e perdemos 63/70, em madrid ganhamos 73/84 e 78/84.

mickeal, navarro e rubio a fazer a difereça ... toma lá oh reyes !!!

# Capitao08 disse em 03-04-2010 às 17h22

Incultos futebolisticoa que não perceberam o post.

Não é normal este dominio numa fase avançada desta competição.

São demasiadas oportunidades de golo criadas num campo adversário. Posse de bola superior. Menos faltas cometidas. Arbitragem com dualidade tanto no penalti marcado com no não marcado sobre Messi.

Enfim foi um jogo de sentido praticamente único onde uma boa equipa foi vulgarizada por outra que não é desta galáxia.

O Porto levou 5 no Emirates e não foi tão humilhado como o Arsenal foi neste jogo. Isso sim é que vos devia levar a pensar e talvez a tentarem escrever sobre isso.

# NFarinha disse em 03-04-2010 às 17h50

Caro Capitão08, agradeço o "auxílio", mas - sem querer ofender ninguém - o pressuposto era exactamente esse. A competição em causa, a fase adiantada da prova e o nível do adversário do Barcelona. Quem fez um esforço por perceber, julgo que terá conseguido entender. Lamento, apenas, alguma agressividade nos comentários de quem não concordou. A ideia não é, naturalmente, "obrigar" a que todos gostem do Barça ou apreciem o que a equipa de Guardiola faz. Era só o que faltava. Da mesma maneira que nem todos gostamos do amarelo ou do laranja, também não podemos ser todos admiradores do mesmo clube ou do mesmo estilo de futebol. Ainda bem que assim é. Faz falta quem goste, sei lá, do Real Madrid, do West Ham ou do Bragantino. A vida é mesmo assim. O comentário do rmsm123 (02-04-2010 às 02h35) também é apreciável. Nestas coisas, de facto, nada melhor do que ouvir a confissão de um adversário: "El Barça parecía un juego de Playstation 3" (Walcott). Quem somos nós para contrariar? Um abraço a todos e obrigado. Apareçam sempre.

# pedromiguelslb disse em 03-04-2010 às 18h04

Nuno farinha pode-me dizer porque é que o barça joga tantas vezes de amarelo quando fora do nou camp,mesmo jogando contra equipas de equipamento tao diferente como foi por exemplo em estugarda,em maiorca ou mesmo agora em londres? Se me poder esclarecer fico agradecido, 1 abraço

# NFarinha disse em 03-04-2010 às 18h11

Pedro, confesso que não sei, nem nunca tinha pensado no assunto. Mas vou tentar saber e, se conseguir, darei novidades. Um abraço.

# pedromiguelslb disse em 03-04-2010 às 18h23

Obrigado na mesma nuno! Devem ser exigencias comerciais ,penso que da nike. 1 abraço.

# NFarinha disse em 03-04-2010 às 19h01

Pois, foi a primeira coisa que me ocorreu. Provavelmente é isso mesmo, mas não tenho a certeza. Um abraço.

# NFarinha disse em 04-04-2010 às 16h51

Ainda "os melhores 20 minutos de sempre". Vale a pena prestar um bocadinho de atenção às mais recentes declarações do treinador do Arsenal:

Arsene Wenger aseguró que ya está "pensando en el Barça" para el partido del próximo martes perteneciente a la vuelta de los cuartos de final de la Liga de Campeones. "El juego del Barça es admirable, no lo puedo negar. Tengo que decir que nunca había recibido tantas ocasiones como el otro día en tan solo 20 minutos. Pensaba que era una tormenta", explicó el veterano entrenador. ("Mundo Deportivo")

# Zei disse em 04-04-2010 às 17h31

Blueyes... então o Valdés é vulgar? O Piqué é um Materazzi? E O Messi não marca golos de livre nem de cabeça??? Mas você já viu o Barca a jogar?  Eu lembro-mo de em Maio passado o Messi marcar de cabeça entre 2 centrais altos... centrais do Man UTD... numa final de um torneio chamado UEFA Champions League... Livres? Vá vendo os últimos jogos do Barca na liga espanhola... O melhor de sempre é exagero.. o melhor da actualidade? discutivel... o melhor é o Xavi =) (que... pasme-se, é do... FCBarcelona). Felizmente não temos de gostar do mesmo.. mas não reconhecer mérito, é rídiculo :/

# pedromiguelslb disse em 04-04-2010 às 17h56

Zé,é normal que o blue eyes nao veja bem os jogos. Já viste bem a cor dos olhos dele? Pouca gente o destaca mas o iniesta é um jogador ao nivel do xavi. Nao é de admirar o nivel da seleçao espanhola

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é jornalista do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves