Carrega, Barcelona!
04 Abril de 2010 | 11:45
Colocado por: NFarinha
 

Valdés, Puyol, Piqué, Busquets, Messi, Jeffren e Bojan. Na segunda parte, saltam lá para dentro Xavi, Pedro e Jonathan. O Barça que venceu o Ath. Billbau teve em campo dez (!) jogadores formados em casa. Que dizer? Que outro clube pode orgulhar-se do mesmo? Que outro clube pode aplicar esta receita enquanto, ao mesmo tempo, ganha títulos como nunca ninguém ganhou; apresenta o futebol mais extraordinário que se já se viu; está a um passo das meias-finais da Liga dos Campeões e promete discutir até ao fim o campenato de Espanha com quem gastou 300 milhões de euros a comprar o que de melhor existia no catálogo? Este notável trabalho de aproveitamento da formação faz ainda mais sentido quando no topo da pirâmide está um outro produto da casa, Guardiola - talvez já o maior símbolo da história recente do clube catalão. "Com estes jogadores pode ir-se até ao fim do mundo", disse agora Pep, em extâse, no final do jogo frente ao Ath. Bilbau. Tem razão: pode mesmo. Bojan tem uma oportunidade de entrar de início (Ibra lesionou-se no aquecimento) e corresponde com uma exibição de sonho; Jeffren joga na ala direita e faz o golo inaugural; Piqué parece uma rocha; Busquets cresce todos os dias, etc. E o mais angustiante para a concorrência é que qualquer um destes jogadores tem pelo menos mais 8 ou 10 anos de futebol pela frente, que podem muito bem ser passados no Nou Camp. Enquanto isso, o mais provável é o Real continuar a desenvolver sua política galáctica. Com um problema: os melhores estão em... em Barcelona. E não se vendem.

PS: Messi, aquele minorquinha com 1,69, já vai com 26 golos na Liga. Igualou Rooney na luta pela Bota de Ouro. Faço minhas as palavras de Guardiola: já não sobra nada para dizer de Leo.
PS2: Que fantástico guarda-redes tem o Barcelona. Valdés merece, em definitivo, ser considerado um dos melhores do mundo. Mesmo não estando entre os três melhores... de Espanha (para Del Bosque, claro)

 
Tags: , , , , , , , ,
 

Comentários

# pedromiguelslb disse em 04-04-2010 às 12h47

Bom dia nuno farinha. Tem toda a razao naquilo que escreve excepto em relaçao ao valdés. É um bom guarda redes,mas apenas isso. Admito que seja o terceiro melhor espanhol,primeiro casilhas segundo reina. Dos melhores do mundo já meto as minhas reticencias. Nao o trocaria com o quim com toda a ceteza,mas obviamente respeito a sua opiniao. 1 abraço e um santo dia pascal seja a trabalhar,seja em familia!

# NFarinha disse em 04-04-2010 às 13h02

Obrigado, Pedro. A opinião é isto mesmo. Acho realmente que o Valdés atravessa um extraordinário momento de forma. Mas... não podemos achar todos a mesma coisa. Um abraço e boa Páscoa também para si.

# pedromiguelslb disse em 04-04-2010 às 14h05

Nuno farinha gostaria de lhe perguntar se o barça estivesse interessado no concurso de dimaria,como chegou a vir a lume,acha que os catalaes estariam interessados a incluir no negócio o empréstimo de pedro ou bojan? E já agora gostava de saber em sua opiniao qual destes 2 jogadores encaxaria melhor neste atual benfica de j.jesus? Obrigado

# Diamantino A.Cunha Silva disse em 04-04-2010 às 14h54

Adoro o "Record" por ser um jornal cosmopolita, constituído por colaboradores que semeiam as suas preferências pelos mais diversos países, mormente Espanha, Itália, Reino-Unido, sem aquele fanatismo próprio de mentes facciosas, que pululam por aí! É lindo de se ver, embora não seja caso virgem, como o demonstra o Sportinguista, Sr. Rui Oliveira e Costa, no "Dia Seguinte", torcendo apaixonadamente pelo seu "Inter"! ( embora me permita acrescentar ( eu, que não sou santo, nem jornalista): Vá lá perceber-se porquê!...)

Todavia, e pese embora a minha exclamação anterior, atrevo-me a proclamar, "urbi et orbi": Houvesse muita gente assim, e este mundo seria bem melhor, sem as habituais e exacerbadas, doentias clubites!...

# pedromiguelslb disse em 04-04-2010 às 14h59

Diamantino, o rui oliveira e costa é do trio de ataque. Dias ferreira é que é do dia seguite.

# 3_coupe disse em 04-04-2010 às 15h03

Por acaso também não concordo com a opinião em relação ao Valdés. Acho mesmo que não está nem de perto nem de longe ao nível da restante equipa.. e parece-me que só é ainda o Gr por causa da filosofia do Barça.. de ter jogadores da formação.. Mas lá está.. são apenas opiniões :)

# NFarinha disse em 04-04-2010 às 16h42

Caro Pedro, parece-me muito complicado que o Barcelona inclua o Pedro ou Bojan em qualquer negócio do género. É verdade que o Bojan já foi dado, em tempos, como transferível e até hipótese para entrar no "dossier Fàbregas". Admito, no limite, que um caso desses pudesse ser possível. Mas não mais do que isso. E também duvido que qualquer um dos "miúdos" visse com bons olhos a hipótese de mudar para o campeonato português. Jogadores consagrados como Aimar, Saviola, Reyes ou Suazo aceitaram o Benfica, mas, qualquer deles, na perspectiva de relançar a carreira. Não existe, por agora, essa necessidade em Bojan ou Pedro, que estão ainda em processo de afirmação e crescimento. Para responder à outra pergunta, creio que Bojan poderia encaixar melhor no Benfica de Jorge Jesus, fazer de "Saviola" (movimenta-se até de forma muito semelhante). Pedro é perfeito para o 4x3x3 de Guardiola. Já tenho dúvidas como poderia ser "encaixado" no Benfica. À partida, até poderemos imaginá-lo a fazer o papel de Di María, mas, na realidade, não é a mesma coisa. Pedro tem um futebol mais "vertical", a precisar de espaço que aparece mais naturalmente quando se joga em 4x3x3. Di María é mais criativo e desequilibrador no 1x1.

# pedromiguelslb disse em 04-04-2010 às 17h20

Obrigado nuno pelo esclarecimento!  Fico á espera de um novo post seu,quem sabe depois do arsenal-barcelona de quarta feira. Apesar de eu nao ser um adepto do barcelona é sempre um gosto dialogar consigo sobre futebol.

# NFarinha disse em 04-04-2010 às 17h45

Pedro, é sempre bem-vindo aqui ao Campo Novo! Hoje ainda deve haver um novo post, talvez depois do Santander-Real Madrid. Um abraço.

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é diretor-adjunto do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN