Guardiola, o mestre
09 Abril de 2010 | 16:26
Colocado por: NFarinha
 

A conferência de imprensa de Pep Guardiola, no lançamento do Real-Barcelona, foi uma lição de pragmatismo e de "descomplicação". O treinador do Barça tem, de facto, a virtude de simplificar o discurso e de falar limpinho, de modo a que toda a gente o entenda. Nada de meias palavras, nada de excessos verbais, nada de provocações baratas, nada de psicologia elaborada. É mesmo capaz de ser este um dos segredos do sucesso do jovem treinador. E, no entanto, está lá tudo: a ambição, a determinação e o raciocínio que é o espelho do futebol organizado dos catalães. Mas organizado, claro, de um modo inimitável e que é - já ninguém duvidará - o mais atraente espectáculo que o desporto-rei produziu nos últimos anos. Ou, se calhar, até mais um bocadinho. Ficam aqui algumas das ideias que Guardiola deixou a pouco mais de 24 horas do grande jogo.

"Espero que sejamos valentes. Nos jogos importantes conseguimos sempre mostrar esse lado e demo-nos sempre bem."

"Este Real Madrid impressiona-me. É uma equipa feita, criada e comprada para ganhar a Champions. É uma equipa com milhões de virtudes."

"Espero que Messi jogue o que sabe. Se sair bem, perfeito. Se não sair, tudo bem na mesma. Sozinho, ele não pode ganhar no Bernabéu."

"(sobre o silêncio da equipa após a vitória frente ao Arsenal) Quis apenas que os jogadores disfrutassem a qualificação para as meias-finais da Liga dos Campeões."

"Será um jogo entretido. É importante, mas não decisivo. Creio que haverá golos."

"Preocupa-me muito a imagem que vamos deixar no Bernabéu. Quero que o mundo veja uma vez mais o verdadeiro Barça."

"O 2-6 é único e irrepetível."

"A baixa de Ibra vai notar-se, mas também vejo Iniesta fantasticamente bem!"

"Temos que ser atrevidos."

"O Real joga de forma muito semelhante ao que fazia na última época. Continuam a apostar muito no contra-ataque."

"Eduardo Inda? (director da "Marca") Não sei quem é."

 

 
Tags: , , , , , ,
 

Comentários

# 3_coupe disse em 09-04-2010 às 17h28

Lembrei-me à bocado enquanto via no Barça Tv um jogo de 97/98 entre o RM e o FCB... o NF deve "odiar" o Luis Figo, não? :)

# NFarinha disse em 09-04-2010 às 17h32

Odiar? Não, nem pensar. Grande jogador, fantástico. Passou o melhor período da carreira dele em Barcelona, disso não tenho qualquer dúvida. Foi pena ter saído daquela maneira, mas, se calhar, nem foi o principal responsável...

# pedromiguelslb disse em 09-04-2010 às 18h56

Nuno, o guardiola é um treinador que gosta de futebol espetáculo e virado para a frente,basta ver o tempo de posse de bola que o barça tem por jogo. Em sua opiniao acha que pepe alguma vez conseguiria treinar em itália no milan,inter ou juve? Ou o calcio  nunca o seduzirá?

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 09-04-2010 às 19h25

Imagino mais o Pep no lugar de Alex Ferguson :)

# pedromiguelslb disse em 09-04-2010 às 19h32

A pergunta era mais para o N.Farinha mas concordo contigo Nuno freire.lol

# NFarinha disse em 09-04-2010 às 20h12

Então, meus caros, estamos todos de acordo! Também imagino mais rapidamente o "mister" num Manchester ou mesmo num Liverpool do que em Inglaterra. De qualquer forma, o modelo de pensamento de Guardiola é marcadamente táctico. E, como sabem, Itália é a pátria da estratégia ao serviço do futebol. Menos atraente, é certo, mas - quem sabe? - igualmente apaixonante. Enquanto futebolista, Guardiola experimentou o futebol italiano. Como treinador, confesso que tenho alguma dificuldade em vê-lo algum dia longe de Barcelona. Mesmo que Manchester pudesse ser um desafio muito, muito aliciante.

# pedromiguelslb disse em 09-04-2010 às 20h50

Lembro-me vagamente do guardiola no brecshia. Nuno o que disse o diretor da "marca" para pepe,pessoa educada,dizer que nao o conhece?

# NFarinha disse em 09-04-2010 às 22h01

Entre outras coisas, sugeriu, nos últimos dias, que o Messi fosse marcado no limite do contacto físico. Por outras palavras: que lhe dessem umas valentes porradas! Enfim...

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é jornalista do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN