Dani Alves e Xavi arrasam CR
12 Abril de 2010 | 23:31
Colocado por: NFarinha
 

Os "guarda-costas" de Messi são implacáveis quando alguém tenta voltar à discussão sobre o melhor jogador da atualidade. Nesta segunda-feira de manhã foi a vez de Xavi falar: "Messi é o número 1 e isso está claríssimo. Quem tentar comparar-se com ele, bom, está apresentado e não é preciso dizer mais nada..." À tarde foi Daniel Alves confrontado com o mesmo assunto: Messi ou CR? O lateral brasileiro entrou com diplomacia, mas depois... "Cristiano é um grande jogador, sem qualquer dúvida, mas está muito longe do nível de Messi. Quem tentar comparar os dois cai no ridículo!" Ora aí está: discurso cada vez mais "musculado" para defender o "menino de ouro" do Barcelona.

 
Tags: , , ,
 

Comentários

# pedromiguelslb disse em 13-04-2010 às 00h02

Ninguém no seu perfeito juizo dirá que o pequeno leonel messi nao é o melhor jogador do mundo e digo mais da decada. O que mais se aproximou foi o ronaldinho gaucho dos tempos do barça de rikjard. Nos anos 90 o ronaldo,fenomeno, da equipa de sir b.robson encheu-me as medidas.E para mim o ainda melhor de todos os tempos foi esse jogador que dá pelo nome de diego armando maradona. Tinha eu 10 anos naquele mundial de 1986,era puto e lembro-me de diego nesse campeonato do mundo. O que teem em comum maradona,ronaldo fenomeno,ronaldinho gaucho e messi? Pois,todos brilharam na relva de nou camp

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 00h13

Nem mais! Os melhores do Mundo no maior clube do Mundo!!!

# pedromiguelslb disse em 13-04-2010 às 00h16

Ahahah,o maior é o benfica,o melhor o barclona!

# 3_coupe disse em 13-04-2010 às 00h29

Não Pedro. A melhor equipa até pode ser o Barça mas o MELHOR clube é o Benfica. Não o trocava por nada pá ;)

# néne disse em 13-04-2010 às 06h27

Ja repararam que o barca foi ganhar ao santiago barnabeu sem a sua maior contratacao de sempre? sim o ibra custou tudo ó mais alguma coisa  ó MADRID com a sua maior despesa ó os 96 milhoes do cr9  ó MAIS uma vez ele nunca aparece nos grandes jogos. desculpem alguma palavra mas como estou na russia de ferias Por vezes o teclado MUDA. por que ó que eu ja sabia que ia comecar esta semana a falar se de nomes para o real?

ó com tristesa que vi a noticia do falecimento do maior comentador desportivo em espanha-juan manuel gonzalo.era o principal critico ao florentino peres a quando da sua primeira eleicao Para o real. ate que um dia o homem branco resolveu comprar a radio ó simplesmente AFASTA LO. issso foi quando eu estive em barcelona entre 2000 e 2003. que descan se em paz.

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 12h24

Obrigado pelo comentário, Néne. Completamente de acordo consigo. Continuação de boas férias e bom regresso. Um abraço.

# João_Filipe_Santos disse em 13-04-2010 às 12h54

Alguém leu ontem as declarações do Pelé?!?!? Anedótico...

O Romário é que tinha razão...calado ele é um poeta...

Vem-me aquele artista dizer que só após 1000golos é que alguém pode começar a conversar acerca de ser o melhor jogador da história...presunção e água benta cada um toma a que quer...mas parece-me que o senhor se devia ter lembrado que o futebol era bem diferente na altura em que ele o jogava...e que bastaram umas defesas mais durinhas (vide Portugal em 66) para ele aninhar e ir para casa...

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 13h14

Nem mais, João Filipe. Como alguém dizia, "calado, o Pelé é um poeta." Marcar 1000 golos ao Itauí, Piraçicaba ou Bangú, nos anos 60 e 70, é uma coisa. Bom, bom será ter marcado só um décimo disso ao Manchester United, ao Liverpool, ao Real Madrid e por aí fora. Enfim, temos que tentar compreender. Deve ser duro ser ultrapassado por um menino de 22 anos. Um abraço.

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 13h16

Ahahaha, só agora reparei que o João já tinha dito, no seu comentário, que a frase MARAVILHOSA pertence ao Romário.

# Nuno Fernandes disse em 13-04-2010 às 13h19

Se nós defendessemos o que é nosso como os espanhóis defendem o que é deles... Ao ler aqui as entradas que envolvem o Cristiano quando o tema é o Barcelona, alguém mais distraído poderia pensar que o CR é chileno ou marroquino.

Quanto ao tema do melhor (que se assemelha às discussões dos recreios da escola), digo apenas que é uma sorte o futebol da actualidade ter jogadores como estes (e também como Ribery, Sneijder, Robben, Rooney, Drogba).

E que entre eles esteja o nosso Cristiano Ronaldo que, quer se queira quer não, quando está em forma é um portento e à altura de qualquer grande jogador da actualidade.

Saudações desportivas.

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 13h53

Muito bem, Nuno. Só uma nota: a discussão sobre o melhor não será assim tão despicienda. Há um prémio anual, patrocinado pela FIFA, precisamente para esse efeito. Que, de resto, o Cristiano já ganhou. No fundo, o que aqui - e por todo o sítio - se discute é apenas o que os selecionadores de todo o Mundo vão ter discutir lá mais para o final do ano. Portanto, meu caro, é inevitável. Um abraço.

# Nuno Fernandes disse em 13-04-2010 às 14h07

Agradeço a atenção ao meu comentário.

Claro que todos discutimos informalmente esse tema, que tanto depende da forma da equipa onde esse jogador actua como da gestão da condição física do atleta, entre outros critérios.

Concordo parcialmente com o seu argumento do prémio de melhor jogador do mundo da FIFA. Só concordarei totalmente com o seu argumento quando esse prémio for votado pelo verdadeiro motor da indústria: os adeptos.

Tenho o hábito de ler e apreciar todos os blogs do Record, remetendo-me ao silêncio apreciativo. Neste caso, só me custou um pouco ver um compatriota "maltratado" num blogue português de um jornal desportivo português. Percebo a sua paixão pelo Barcelona, mas o Cristiano é "nosso" e é por nós que ele tem de ser melhor tratado.

Saudações desportivas e parabéns por "abrirem a redacção" aos leitores.

# João_Filipe_Santos disse em 13-04-2010 às 14h19

Sem querer entrar em discussões, acho que ninguém aqui renega ou diminui os dotes do "nosso" Cristiano Ronaldo, e por mim falo, até  consigo ver um jogo do Real só por saber que ele vai jogar (tal como acontecia na época do Figo).

Mas hoje em dia ver jogar  Messi é refrescante (apesar de concordar com o sr.Nuno Fernandes, em que temos a sorte de ver evoluir no campo grandes jogadores como os que nomeou). Não é um portento físico como o Ronaldo ou o Drogba, tem apenas 1.69m, mas consegue jogar, fazer jogar, marcar, assistir...e tudo isto à cadência de jogo sim, jogo sim...e isto quando se aproxima o fim da época, o que após 50 jogos já deveria fazer-se sentir nas pernas.

Quanto à eleição do melhor jogador pela Fifa...isso é secundário...até porque as votações, apesar de eles dizerem que tem uma percentagem de votos do público, parece-me demasiado política e instrumentalizada. Senão vejamos...Maradona é, reconhecidamente, (e pelo menos até hoje...excepto no Brasil...e talvez em Inglaterra :P ) o melhor jogador que passou por um relvado de futebol. O título de melhor do século foi para o Pelé...aparentemente porque Maradona não era um bom exemplo a seguir :S

Depois temos em 91 Mathaus...em 2002, em 2ºlugar Kahn...em 2006 Cannavaro...

Todos eles tiveram um peso determinante nas suas equipas/selecções nas competições que foram ganhas (ou perdidas na final), mas haveriam certamente jogadores mais merecedores (lembro-me assim de repente do maior injustiçado de todos os tempos que deve ser o Henry, que andou com o Arsenal às costas anos a fio)...

O que interessa verdadeiramente é o prazer que uma pessoa tem a ver um jogo de futebol, e hoje em dia uma pessoa vê o Barça por prazer, e o grande culpado (para além de Xavi, Iniesta, Pedro...) é esse fenómeno que dá pelo nome de Messi...

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 15h45

Caro Nuno, não tenho nada a sensação de ver o Cristiano ser maltratado pelos portugueses. Não me parece, de todo. Enfim, pode haver um ou outro, mas não creio que seja essa a "regra". De qualquer modo, admitamos que há em CR um estilo muito próprio que nem sempre gera simpatias. Não é por isso, com certeza, que será melhor ou pior jogador. Ele é, na verdade, um fora de série, um talento em qualquer parte do mundo. Mas a vida é mesmo assim. Já foi o melhor, hoje já não é. Quanto à questão de Messi beneficiar do talento acumulado do Barcelona, isso é uma evidência, mas, de igual forma, também não é isso que faz dele melhor ou pior. Ele vale exatamente o mesmo - admitindo, apenas, que Xavi, Iniesta ou Daniel Alves o ajudam... a parecer melhor. Mas esta é, para mim, uma falsa questão, simplesmente porque... é o que se passa com todos e todos os anos. Vejamos a questão por outro lado: então e o Xavi não beneficia por estar no Barcelona? E o Piqué? E o Keita? E qualquer outro? Claro que sim. Mas o melhor não deixa de ser o mesmo: Messi. Mais do que isso: então e o CR não beneficiou por estar numa equipa como o Manchester? E não foi lá que chegou a melhor do Mundo? Por fim: o que têm Manchester ou Barcelona que não tenha o Real Madrid? Francamente, aceita que seja "impossível" um jogador do Maiorca ou do Tottenham chegar a número 1. Mas quem está num "gigante"... não pode reclamar qualquer handicap. Um abraço.

# jabuca disse em 13-04-2010 às 16h41

1º - concordo com o Xavi e o D. alves, embora este seja uma espécie de Hulk, quanto ao comportamento.

2º - Os Nunos por aqui abaixo (ou acima) parecem mesmo "Farinha" do mesmo saco, no que se refere ao Pelé. Nunca o viram jogar, não conhecem os adversários  que enfrentou mas comparam-nos com as grandes equipas europeias de hoje TODAS recheadas de jogadores brasileiros titularissimos. Na época do Pelé isso não ocorria. Ele enfrentava todos os grandes jogadores lá mesmo no Brasil, pois a emigração de futebolistas não existia porque nem na Europa o futebol movimentava recursos que a justificassem e o melhor futebol do mundo JÁ ERA O BRASILEIRO (ou dos brasileiros), como a história comprova inequivocamente.Sou benfiquista e vivi 2/3 da minha vida no Brasil. Fui ver jogos do Benfica, do Sporting, do Porto, Académica, Setúbal, em S. Paulo e em TODOS passei vergonha.O maior Benfica foi o da década de 60, que por sinal teve a oportunidade de enfrentar o Santos de Pelé(em 62) em plena Luz. Procurem saber como foi esse jogo e digo-vos: como esse, eu vi inúmeros contra grandes equipas brasileiras,argentinas e uruguaias da época  e era sempre a mesma coisa. Quanto às defesas mais duras tb digo o seguinte: em 66 o que o Morais fez com ele foi uma covardia, que  não me incomodou, pois só me interessava o resultado favorável a Portugal e o Pelé, ao contrário dos "craques" de hoje defendia-se muito bem, pois não havia a proteção dos cartões. Eu me lembro de muitos lances violentos seus. Num quebrou a perna a um defesa alemão no Maracanã, que se achava no direito de bater -lhe como quisesse e em outro no Mundial de 70, deu uma cotovelada na boca do defesa direito uruguaio UBINAS que preparou meticulosamente e que só o árbitro não viu, entre centenas de outros QUE EU VI. Quanto a selecções, não vi as campeãs mundiais de 58 onde foi preponderante nem a de 62 onde não jogou por lesão, o que ocorreu tb em 66 e porque o Brasil foi eliminado. Mas tive o prazer de o ver em sua plenitude em 70 no México, onde já na fase descendente da carreira, encheu os olhos a quem gosta de futebol.  Portanto meus senhores,continuem a admirar a beleza do jogo do Messi e do CR e podem até compará-los com Maradona. Mas, não façam isso com o Pelé, pois seria uma presunção ridícula porque infelizmente (pra voces) não o viram, a ele e aos grandes jogadores da sua época. Quanto às coisas que ele diz...isso nunca interessou . Abraços

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 17h02

Muito bem, António Júlio. Belo comentário, que até dispensava um pequeno excesso verbal. Que privilégio o seu ter visto o Pelé jogar! Eu gostava de poder dizer o mesmo, mas não posso. Paciência. A vida é assim: cada um vive no seu tempo. Eu nasci em 70, dois meses depois do Brasil ter conquistado o Mundial do México. Ver o Pelé, ou outro qualquer, em DVD não deve ser exatamente a mesma coisa. De qualquer forma, respeitando todos os seus argumentos, mantenho: o Messi é o melhor de todos. Tem 22 anos e se terminasse a carreira amanhã, continuava, para mim, a ser o melhor de sempre. Lamento desapontá-lo, mas é esta a minha opinião. Quanto a ter que marcar 1000 golos ou 500 ou 800 ou 5000, isso é que é incomparável e de uma tremenda desonestidade. Sabe porquê? Porque hoje é o tempo do 4-4-2, do 4-2-3-1, do 4-5-1 ou do 4-3-3. Já lá vai o tempo do 3-3-4 ou 3-4-3 ou mesmo 3-2-5. Esse, caro António, é o tempo do Pelé. Um abraço.

# Nuno Fernandes disse em 13-04-2010 às 17h21

Nuno,

Eu diria que, nos últimos anos, o ManU beneficiou mais da boa forma do Ronaldo do que o Ronaldo da boa forma do ManU. Basta ver a carreira este ano da equipa inglesa, que é igual à do ano passado (excepção à saída de Tevez e entrada de Berbatov).

Percebo e concordo com o que diz, mas deixo apenas uma questão: o que não faria o Ronaldo nesta equipa do Barcelona, mesmo na forma em que está?

E para tirar dúvidas: Messi é grande, já é um dos maiores de sempre e, se tiver a sorte do seu lado (sem lesões, sem problemas familiares, sem problemas de balneário), será ainda maior.

E o mesmo digo do Ronaldo que também vai ainda a tempo de se tornar muito melhor jogador.

Com o meu comentário inicial queria apenas dizer que o seu post deu voz a algum achincalhar do CR por parte de jogadores do Barcelona. Independentemente de se gostar do estilo pessoal (eu não gosto), o Ronaldo é o nosso maior valor desportivo nacional (e um dos maiores extra-desporto) e é também a nossa maior esperança de ganhar algo de importante a nível de selecções.

Por isso, deve ser mais protegido e acarinhado por nós, portugueses.

Um abraço!

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 18h13

Caro Nuno,

Antes de qualquer outra coisa: dar voz aos jogadores do Barcelona é a única razão da existência deste blog. Sou Barcelona. Ponto. Não me apetece nem vou aqui, neste espaço, fingir que sou imparcial. Não sou mesmo. Quanto à proteção que devemos nós, portugueses, fazer ao Cristiano Ronaldo, isso já me parece qualquer coisa de esotérico. Nem sei se é disso que ele precisa. Lembra-se da reação em Braga, no Portugal-Albânia? Lembra-se de como sempre se orgulhou dos assobios que ouvia em Inglaterra ou em qualquer outro sítio? "Jogo muito melhor assim", chegou a dizer. Francamente, Nuno, o Ronaldo é um jogador fenomenal, extraordinário, um atleta raro. O resto, bom, o resto somos nós aqui a conversar. A questão do Man. United é, em parte, acertada. Mas não é totalmente. Está a querer dizer que foi o Ronaldo que "fez" aquele Manchester campeão inglês e europeu? E Giggs? E Ferdinand? E Vidic? E Rooney? E Anderson? E Nani? Gente fraquinha, hein? E na seleção? O que dizer de Deco, Pepe, Meireles, Ricardo Carvalho, Bosingwa? Boa gente, não? (aliás, foram eles, sem CR, a conseguir a qualificação, recorda-se?). E, por fim, o que podemos dizer de Kaká, Benzema, Raul, Higuaín, Marcelo, Sérgio Ramos, Xabi Alonso? Será que falta qualidade ao Real? Não me parece. Última questão. O Nuno pergunta: "O que faria Ronaldo nesta equipa do Barcelona?" Pois é, isso ninguém sabe. Mas há uma coisa que nós sabemos: com CR, o Barcelona não faria melhor. Sabe porquê? Porque é impossível fazer melhor do que isto: 6 títulos num ano. Um abraço e volte sempre!

# jabuca disse em 13-04-2010 às 18h35

Meu caro Nuno ! Desculpe o que considerou pequeno excesso verbal, pois tal intençao nunca me passou pela cabeça. Eu resolvi participar porque  o futebol sempre foi um tema de interesse pra mim e,como ainda estou vivendo plenamente o meu tempo, ele é maior do que o seu e por isso eu  acho que vi provavelmente tudo  o que você viu  e mais aquilo que obviamente vc não viu por ainda não ter nascido, por acaso a época importante de Pelé, Eusébio etc..Lembro-me perfeitamente dos protagonistas da época ,quer sejam jogadores, quer treinadores, e até de jornalistas, que não utilizavam os termos "chiques" de hoje,  como "bloco baixo", mas um muito mais feio chamado "catenacio" ou ferrôlho, inventado com a finalidade de neutralizar a arte do Pelé, do Eusébio, do Bobby Charlton, Djazic, etc. Esse, caro Nuno, foi o tempo do Pelé , quando começou o fim do 4x2x4 , pois o sistema de 3 defesas a que vc se refere, ou é actual ou é anterior a ele. Um abraço e muito prazer em ter interagido com vc.

# pedromiguelslb disse em 13-04-2010 às 18h59

António Julio comparar o comportamento do d.alves com o do hulk nao lembra a ninguem. Nao tenho conhecimento do dani alves alguma vez ter agredido um stuwart. E prefiro uma perna do d.alves do que o hulk inteiro

# Nuno Fernandes disse em 13-04-2010 às 19h13

Bom, a minha comparação entre equipas do Manchester foi apenas até "à do ano passado"... Nunca me passaria pela cabeça invocar comparações históricas, até porque a história do ManU é riquíssima.

Pedir imparcialidade e falar de futebol é uma incompatibilidade comprovada, portanto por aí  também não vamos lá.

O CR tem muito por onde ser criticado, claro que sim. Está longe de ser um modelo de jogador. Mas não é por jogar no Real que tem de ser diminuído.

É um extraordinário jogador, temos a sorte de ser português e ele retribuirá na medida do que o seu país lhe der e é por isso que falo em "protecção".

Enfim, como disse e muito bem, o blogue é seu e terei todo o gosto em continuar a acompanhá-lo.

Cumprimentos!

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 20h22

Caro António Júlio, mais um excelente comentário. É verdade, tem razão. Esse Brasil jogava mesmo em 4-2-4. Mas esse ainda era o tempo em que muitas seleções (e clubes) só tinham 3 defesas. Temos, também, em que algumas finais das competições europeias terminavam com 5-3, 4-1, 4-2. E mesmo finais de mundiais. Era diferente, seguramente. Um abraço.

# NFarinha disse em 13-04-2010 às 20h24

Nuno Fernandes, é um prazer continuar a tê-lo por aqui. Um abraço e apareça sempre que puder. Nota final: o blog não é meu. É nosso. Abraço.

# pedromiguelslb disse em 13-04-2010 às 20h38

Pessoal está na hora do clássico dos clássicos,até logo!

# pedromiguelslb disse em 13-04-2010 às 22h43

Faltam 7 pts para o titulo..................do benfica

# mpci disse em 13-04-2010 às 23h32

Caro Antonio Julio concordo 100% com o que disse sobre o melhor jogador de sempre. De facto Pele estava noutro patamar e nem maradona lá chegou. quem têm menos de 45, 50 anos talvez não perceba isto pois maradona foi o melhor que viram desde que nesceram o que é perfeitamente natural. Hoje fala-se de messi como se fosse um deus mas pele esse com mais de 1000 golos marcados fez coisas que ainda não vi mais ninguem fazer. Aquela equipa do brasil no mundial de 70 e tb a do mundial de 82 em espanha já sem péle, foram as melhores equipas que já vi até hoje a jogar.... Um abraço.

# rmsm123 disse em 14-04-2010 às 01h45

Hola,  Que tanto se  tem comparar  CR9  a Messi .Não sei se depois do mundial deste ano vão ter a mesma opinião sobre CR9 , espero bem estar enganada mas  a nossa seleção é que vai "pagar "as inimizades e crianzices  do CR9 , exe: e atirase para o chão sozinho e  ponse a reclama ( no clássico fe-lô 2 vezes) e durante toda época umas quantas  vezes , os companheiros e os arbitros  já nem le fazem caso; o Iniesta no Camp Nou até o mandou calar. Eu quero ver como vão reagir os adversarios da Seleção a estes  comportamentos , as qualidades do CR9  são indiscutiveis ( as suas atitudes é que nem tanto) mas não comparadas com as de Messi . São os comportamentos de  Messi  que o fazem ainda maior pela sua  Humildade , entrega limpa pela ajuda aos companhieros ( eu até imagino o CR9 a dar 1 Pénalti a Higuain como Messi a Ibra) Enfim que Messi é o melhor do Mundo e Arredores  doa a quem doer não é uma discução é um facto.

# V.costa21 disse em 14-04-2010 às 19h35

Meus amigos este post esteve  muito bem comentado por todos voçês , ainda bem que somos livres para dar a nossa opinião..

Como só agora li todos os voços comentàrios , confesso que queria responder a quaze todos  mas quando cheguei ao final vi que não valia a pena , pois o Nuno Farinha , tinha-o feito. Estou totalmente de acordo com ele.

P.s- Talvez va descordar de si alguma vez Nuno , mas por enquanto esta perfeito. um forte abraço.

# NFarinha disse em 14-04-2010 às 21h11

Eheheheh. Um abraço V.Costa21. Fique à vontade para discordar quando entender. Amigos na mesma!

# StrangePP disse em 15-04-2010 às 03h21

para o Messi ser o melhor de sempre ainda lhe falta um título, o Campeonato do Mundo! o mesmo se aplica ao CR...

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é diretor-adjunto do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN