Quantos milhões vale Pedro?
16 Abril de 2010 | 13:05
Colocado por: NFarinha
 

O mercado de transferências é regulado por critérios que, às vezes, até o mais esclarecido especialista tem dificuldade em entender. Nem vale a pena dar exemplos, mas já teve ter dado muitas vezes por si a fazer a pergunta: "O quê? O 'não sei quantos' custou 30 milhões? E vão dar 40 milhões por 'beltrano'.?" Acontece, às vezes. Pode também passar-se o contrário: um valor aparentemente curto por um craque a quem reconhecemos qualidades para muito mais. Há múltiplos factores que contam na hora de ser feito o negócio: idade, margem de progressão, internacionalizações, posição, número de interessados, patrocinadores envolvidos, capacidade de gerar receitas de merchandising, o peso do agente, etc. É isto que se passa habitualmente, mas há situações completamente atípicas. É um facto que o Barcelona não é um clube vendedor. É, antes, um clube onde é normal que um jovem vindo da "cantera" faça ali toda a carreira. Mesmo assim, Guardiola lançou uma questão nos últimos que, mais que não seja por curiosidade, merece que o exercício seja feito: "Pedro? Não sei se Laporta teria dinheiro para comprá-lo no mercado..." De facto, quanto valeria hoje Pedrito? Escreve o "Sport": "A avaliação real de Pedro é difícil de estipular. A oferta e a procura definem o preço real, mas se existe uma referência fiável no mercado essa é estabelecida pela Transfermarket. Esta empresa é especializada na avaliação de futebolistas atendendo aos preços pagos pelos clubes, a cláusulas de rescisão e ao posterior rendimento do atleta. Nesta altura, o preço de Pedro Rodríguez andaria perto dos 14 milhões de euros. Contudo, trata-se de uma simples estimativa, até porque o valor do avançado cresce de jornada para jornada. Em poucas semanas, Pedro pode estar cotado a um nível similar ao de jogadores internacionais catalogados como verdadeiros craques." Titular do Barcelona, 22 anos, 19 golos em 2009/10, único futebolista a marcar na mesma época em 6 competições. Quanto vale Pedro? Ah, no dia em que começa a correr a notícia de que o Real Madrid se prepara para dar 100 milhões por Rooney...

Algumas das principais transferências em 2009/10

Cristiano Ronaldo: 96M (Manchester United/Real Madrid)
Kaká: 65M (AC Milan/Real Madrid)
Ibrahimovic: 45M + Eto'o (Inter/Barcelona)
Benzema: 35M (Lyon/Real Madrid)
Adebayor: 35M (Arsenal/Manchester City)
Xabi Alonso: 30M (Liverpool/Real Madrid)
Tevez: 30M (Manchester United/Manchester City)
Lescott 27,4M (Everton/Manchester City)
Robben: 25M (Real Madrid/Beyern)
Felipe Melo: 25M (Fiorentina/Juventus)
Diego: 24,5M (Werder Bremen/Juventus)
Lisandro: 24M (FC Porto/Lyon)
Aquilani: 20M (Roma/Liverpool)
Zhirkov: 20M (CSKA Moscovo/Chelsea)
Valencia: 18,7M (Wigan/Manchester United)
Keirrison: 16M (Palmeiras/Barcelona)
Sneijder: 15M (Real Madrid/Inter)
Albiol: 15M (Valencia/Real Madrid)
Ramires: 7,5M (Cruzeiro/Benfica)
Javi Garcia: 7M (Real Madrid/Benfica)
Pongolle: 6,5M (At. Madrid/Sporting)
Saviola: 5M (Real Madrid/Benfica)
Belluschi: 5M (Olympiacos/FC Porto)
Falcão: 4,5M (River Plate/FC Porto)
Prediger: 3,5M (Colón/FC Porto)

 
 

Comentários

# fafeglorioso disse em 16-04-2010 às 14h22

Quando um clube rico encontra na sua formação a base para uma equipa fenomenal arruína completamente com as teorias da compra e venda de jogadores. E uma das principais razões do sucesso estará mesmo no facto de desde os jogadores ao treinador sentirem o que é o clube que representam.

# João Eduardo disse em 16-04-2010 às 16h08

Boa Tarde Sr. Nuno Farinha,

Segundo edição ( penso que de hoje ) do jornal inglês Daily Mail, a prioridade do Barcelona ( falo em contratações ) para a próxima época é o defesa do Arsenal, Gael Clichy... Gostava de saber o que acha deste jogador, se tem "estaleca" para pertencer ao plantel do barcelona e já agora também se acredita neste rumor?

Abraço

João Eduardo

# pedromiguelslb disse em 16-04-2010 às 16h45

Caro Nuno,gostava de saber a sua opiniao sobre o keirirson.pelo qual o barcelona pagou aos palmeiras 15 milhoes de euros. E acha que ele um dia virá a vingar em camp nou?

# jorgen80 disse em 16-04-2010 às 18h53

Seria fácil eu dizer que em Camp Nou,neste momento, qualquer jogador dá frutos, mas isso seria menosprezar os talentos de Pedro.

Pedro é bom jogador, mas não nos podemos basear numa época apenas.(mesmo que esta tenha sido fantastica!)

Gosto de o ver jogar, é um jogador que no Barcelona consegue fazer a diferença(tremendo golo no último jogo), mas parece me que é Camp Nou e os mecanismos enraizados pelos jogadores que faz Pedro um jogador acima da média.

Tenho a ideia de que caso seja transferido do Barça para outro clube, não passará depois de mais um.

Abraço

# NFarinha disse em 16-04-2010 às 19h03

Caro Pedro Miguel, a contratação de Keirrison foi uma precipitação. Não acredito que consiga, algum dia, vingar em Barcelona. Não o conseguiu no Benfica, não está a conseguir na Fiorentina, não estou a ver como possa conseguir em Espanha. Mau jogador? Com certeza que não. Mas o nível de exigência do Barça está tão elevado que já só admite "top players". E isso, convenhamos, Keirrison (ainda) não é. Porque foi então contratado? Isso é outra coisa e levava-nos para terorias e cenários que envolvem relações privilegiadas com empresários e, portanto, o melhor é ficarmos por aqui... Um abraço.

# NFarinha disse em 16-04-2010 às 19h08

Será mesmo, Jorgen? Como Piqué, que não jogava no Manchester? Como Maxwell, que o Inter não quis? Será que é só isso?

# jorgen80 disse em 16-04-2010 às 19h46

Senhor NFarinha, no caso de Gerard Pique, foi claramente um erro de Sir Alex Ferguson, mesmo sabendo que com 20 anos não iria obviamente tirar o lugar a Rio Ferdinand e Nemanja Vidic.

Quanto ao Maxwell, dá me razão.Repare Maxwell era bom jogador, sobretudo em termos ofensivos, mas que tinha o senão de consentir em termos defensivos.(o que numa equipa italiana, tendo como treinador Jose Mourinho não podia acontecer)

Esta epoca contratado pelo Barcelona por 5 Milhoes de euros.

Joga na lateral esquerdo, na direita, a medio interior, a extremo, já coloca Eric Abidal no banco(dos melhores laterais do mundo)...joga que se farta!Tanta mudança brusca num jogador já maduro em apenas um ano? O que se passou?

Desde o ambiente tranquilo que se encontra a equipa devido aos resultados, o treinador, os jogadores de classe q tem á volta, a tática completamente mecanizada...tudo isso faz com que mesmo que Maxwell erre, não se discuta os seus erros durante uma semana.

Barcelona neste momento é um clube aparte do resto do Mundo.

Abraço

# pedromiguelslb disse em 16-04-2010 às 21h48

N.farinha qual acha que é o parceiro ideal para messi na frente de ataque da selecçao argentina? Milito,tévez,aguero,lisandro ou higuain? Eu apostava em híguain.É impressionante as escolhas que maradona tem para o ataque e ainda por cima estao todos em grande forma

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 16-04-2010 às 22h08

Di Maria! AHAHAHAHHAHHAHAHHAHAHHAHHAHAH

# pedromiguelslb disse em 16-04-2010 às 22h13

Ri.te ri-te,mas o dimaria já jogou como segundo avançado em poucas ocasioes é certo. Mas nuno freire diz lá com quem jogarias?

# NFarinha disse em 16-04-2010 às 22h15

Com tantas soluções ofensivas, eu acho que o ideal seria jogar com dois avançados de características diferentes: um mais fixo (Milito ou Lisandro), outro mais móvel (Tevez ou Aguero). Sinceramente, vejo o Messi a render mais nesta selecção a jogar por trás dos avançados (se Maradona preferir um 4-3-1-2) ou mesmo no lado direito (se for em 4-1-3-2). Mas Di María, sim, é verdade, tem fortíssimas possibilidades de ser titular neste Mundial.

# pedromiguelslb disse em 16-04-2010 às 22h27

Nao me parece que  o maradona arrisque num 4 3 1 2.  Nao será prejudicial para messi jogar num sistema muito distinto do que está habituado no barcelona?

# João Eduardo disse em 16-04-2010 às 22h36

Jogadores do barça que vao ser dispensados:

Henry, Marquez, Maxwell, Chygrynskiy e Jeffren.

Marquez mt perto do Galatasaray.

# NFarinha disse em 16-04-2010 às 22h50

Pedro Miguel, à partida parece-me que sim, que pode ser prejudicial. Mas a realidade é que a Argentina, de Maradona, nunca jogou como o Barcelona. E, de resto, também me parece errado montar uma equipa a pensar apenas num jogador. Messi é grande, é enorme, é genial, mas...

# NFarinha disse em 16-04-2010 às 22h50

Boa noite, João. Acha mesmo?

# ADSTB disse em 16-04-2010 às 23h25

sempre ouvi dizer custa mais um jogador barato que não joga que um caro que joga sempre. portanto isso dos preços é relativo.

# pedromiguelslb disse em 17-04-2010 às 09h51

Nuno,desculpe a insisténcia,mas ao colocar messi atrás dos 2 pontas de lança está a dizer que a equipa está a ser montada em torno dele. Um numero 10,mas talvez mais avançado,provavelmente.

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 17-04-2010 às 12h38

Messi Higuaín e Milito os 3 :)

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 17-04-2010 às 12h42

Ah e não fugindo à pergunta do post. O Pedro (meu homónimo) ainda não tem valor de mercado, porém no fim desta época menos de 30 milhões não valerá) Abraço NFarinha

# pedromiguelslb disse em 17-04-2010 às 12h47

Nunca na vida o maradona vai jogar com 3 avançados. Seria suicidio num campeonato do mundo,penso eu. Vao jogar higuain mais fixo e messi mais móvel na frente

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 17-04-2010 às 12h50

Pode ser que ele peça dicas ao Guardiola, ao Jesus e a Mourinho sobre como montar uma táctica :) NFarinha, pedromiguelslb e restantes agora lanço eu o desafio. Quais serão os 3 GR do Brasil no mundial? Júlio César, Gomes e Diego Alves (pegando nas palavras do Nuno, um "monstro")

# pedromiguelslb disse em 17-04-2010 às 13h39

Julio cesar,gomes e bruno do flamengo

# NFarinha disse em 17-04-2010 às 13h44

Pedro Miguel, claro que não é isso. Há várias equipas no Mundo que jogam com um homem nas costas de dois pontas-de-lança. Não é nada de novo. É, tão-só, um dos sistemas do futebol moderno. Transportar para a selecção o modelo de jogo de um clube, a pretexto do rendimento de um só jogador, é que já seria "entregar-se" nas mãos de um único homem...

# NFarinha disse em 17-04-2010 às 13h46

Caro Nuno Freire, eu aposto no Júlio César e no Diego Alves. O terceiro, não sei. É difícil. Talvez o Gomes (embora também goste muito do Bruno).

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 17-04-2010 às 14h21

Também nunca vi o Bruno :) é outro "monstro" ? Fala-se tanto no SLBenfica e no Bruno...

# pedromiguelslb disse em 17-04-2010 às 15h39

Nao esqueçam que também pode ir o vitorao mundial

# NFarinha disse em 17-04-2010 às 16h28

É mesmo, Nuno. O Bruno está ao nível do Diego (ah, e são ambos especialistas em penáltis).

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 17-04-2010 às 16h59

Ui. Tenho de me informar. Agora faço eu mais um desafio ao NFarinha, ao pedromiguelslb e restantes (mencionei o autor do blog e outro poster pois é com estes que tenho tido grandes interacções :)) Qual o meu jogador favorito de sempre do Barcelona sabendo que era internacional espanhol e fazia todas (só nunca o vi a GR) as posições do campo? :) PS: Hoje só há o Javier Zanetti, que também nunca vi a GR, nem a ponta de lança :) Abraço

# Victor Monteiro disse em 17-04-2010 às 23h03

NunoFreire, o teu jogador favorito da história do Barça será Luís Enrique? É q de facto só não me lembro de o ver jogar a guarda-redes... :P

# Pedro Nuno Freire dos Santos disse em 17-04-2010 às 23h27

Victor certissimo :) Esse mesmo! Vi-o em todo o campo menos aí. Actualmente só tem par no Zanetti, que nunca vi além de GR a fazer de ponta de lança :)

# pedromiguelslb disse em 17-04-2010 às 23h41

Nuno freire estás satisfeito nao? O real está na luta e ganhando fica a apenas 1 ponto do barça. E os catalaes vao estar entretidos com a champions e podem ainda vir a ceder. Olha o que aconteceu ao inter,de 14 de avanço para 1 de atraso sobre a roma até esta jornada

# João Eduardo disse em 18-04-2010 às 15h22

Rafael Marquez:

Até à data apenas realizou 21 jogos em todas as competições, algo que não sucedia há quase 10 anos com este jogador. Definitivamente, Marquez não faz parte do onze de Guardiola, nem como central, nem como trinco. Com interesse do Galatasaray, treinado pelo antigo treinador do Barcelona, Frank Rijkaard e sendo o clube turco, um clube com grande capacidade financeira, não será difícil convencer Marquéz, caso lhe seja garantida a titularidade, a mudar de ares para a capital da Turquia.

Thierry Henry:

Em 23 jogos, em todas as competições esta época, apenas marcou 3 golos. Muito pouco para um jogador que na sua carreira, já leva mais de 300 golos em jogos oficiais. Henry, é público o seu "amor" pelo Arsenal, como demonstrou nos quartos-final da Liga dos Campeões. A sua saída, prende-se em grande parte à excelente época do jovem Pedro Rodriguez, que devido à sua idade, tem tudo para fazer ainda melhor. Henry, provavelmente deverá voltar a Inglaterra, nomeadamente ao Arsenal, mas também poderá fazer como outros internacionais franceses da sua geração, voltando a França, para terminar a carreira, nos anos que ainda faltam. Contudo espa opção, sera pouco provável, pois voltando a França, será à partida para jogar no Mónaco, mas este clube já não apresenta a força de outros "tempos".

Dmytro Chygrynskiy:

Considerada a terceira pior contratação da época 2009-2010 da Liga Espanhola, o ucraniano, segundo se diz, foi desejo de Guardiola. Contudo, Chygrynskiy, nunca se soube impor na equipa desde muito cedo, tendo ficado de fora das opções para a Champions. Apenas 12 jogos realizados na presente época. Visto ter apenas 23 anos, provavelmente será emprestado a outro clube, para ganhar "estaleca".

Maxwell:

Presente em 21 dos 33 jogos já realizados pelo Barcelona na Liga, Maxwell, contratado para lateral esquerdo, para ser "rival" de Abidal, nunca convenceu os adeptos do clube, apesar de cair nas boas graças do treinador. Com as últimas notícias vindo a público do interesse do Barcelona, no defesa central/lateral do Arsenal Gael Clichy, é mais que provavel a saída do lateral brasileiro.

Jeffrén Suaréz:

Jovem de apenas 20 anos, Jeffrén, tem tido mais oportunidades para jogar esta época na equipa principal do Barcelona. Contudo a concorrência é muita e forte, pois no seu raide de acção, jogam jogadores como, Messi, Pedro, Bojan, Iniesta, entre outros. Como ainda é muito novo, o mais certo é ser emprestado a outro clube, para ter oportunidade de jogar mais vezes e crescer como jogador. Também não será surpresa se for utilizado como moeda de troca para aquisição de jogadores ou fazer baixar o preço em negociações de jogadores como, Ribery, David Silva ou David Villa.

# pedromiguelslb disse em 18-04-2010 às 15h36

Joao eduardo em relaçao ao marquez e a sua possivel ida para o galatasaray, é muito pouco provável visto rijkaard estar de saida segundo li na imprensa. Quanto a chygrynskly o seu problema nao é falta de estaleca mas sim ter á sua frente apenas e só puyol e pique. A ter que rodar que o fizesse no benfica caso se concretize a saida do david luiz (espero que tal nao aconteça)

# jorgen80 disse em 18-04-2010 às 17h56

Sinceramente, dos nomes avançados pelo João Eduardo, só penso que irá saír um.O resto são historinhas para alimentar jornais.

Abrç

# NFarinha disse em 18-04-2010 às 18h54

Caro João, o Marquez acabou de renovar há pouco tempo. Não parece muito provável que saia. O Henry, sim, parece óbvio que chegou ao fim da linha. Chygry não sairá, seguramente. Jeffren é um canterano. E, como se sabe, o que não falta no Barça é paciência para com o produto da casa. Tem ainda muito que crescer, é verdade, mas vai crescer. Por fim, Maxwell. Está, quanto a mim, a fazer muito mais do que era possível esperar para época de estreia. Quem joga a defesa esquerdo, interior esquerdo e ala esquerdo... vale ouro! Então num plantel tão curto como o de Guardiola...

# jorgen80 disse em 18-04-2010 às 19h04

Concordo plenamente com o senhor Nuno Farinha.

Só Henry parece me q vá sair.Marquez é dos jogadores mais experientes no plantel.Maxwell tem sido um jogador muito útil ao Barcelona.E do Chygry, não é politica do Barcelona ao fim de um ano deitar 25 Milhões ao "lixo".

Abraço

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é jornalista do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN