A derrota do futebol
29 Abril de 2010 | 18:21
Colocado por: NFarinha
 

(Foto: Mundo Deportivo)

É um desperdício perder tempo a olhar para os patéticos acontecimentos desta meia-final que opôs a melhor equipa do Mundo (para mim, a melhor de sempre) contra um Inter que está para a Liga dos Campeões 2010 como a Grécia esteve para o Euro’2004. Seis anos depois, a mesma estratégia: “Se não podes com eles, o melhor é ficares quieto.” A disposição com que o Inter surgiu em Barcelona para (não) jogar futebol foi uma cópia do “método Rehhagel”, apenas alterado – na obsessão defensiva – pela qualidade dos jogadores. Maicon é incomparavelmente superior a Seitaridis, por exemplo, Samuel é mais forte do que Dellas e até os laterais esquerdos Zanetti e Eto'o (!) são muitíssimo melhor do que Fyssas.
Não vale a pena, portanto, lembrar o vulcão que obrigou o Barcelona a viajar de autocarro para Milão, a arbitragem de Olegário Benquerença ou todas as outras patetices que aconteceram antes, durante e depois do jogo da segunda mão. O Barça chegou aqui a fazer o que tem feito nos últimos 18 meses e é por isso que este projecto Guardiola já é mais do que uma equipa de futebol: é uma instituição, uma obra de arte, que devia ser promovida a património mundial. Convém preservar.
O Inter é outra coisa. É uma equipa italiana sem italianos, uma equipa de futebol sem futebol, mas – admito – uma equipa! Também não valerá muito a pena falar do jogo porque aquilo não foi propriamente um jogo. Um jogo só existe quando duas equipas estão dispostas a jogar. Não foi o caso. Houve mesmo momentos em que parecia estarmos a ver um jogo, mas de... andebol – com uma linha de defesa (uma linha de nove jogadores, atenção!) à entrada da grande área e o adversário, à sua frente, a trocar a bola, à largura total do campo, esperando o momento certo para a entregar ao “pivô” ou a um dos “alas”. Uma loucura completa. No estádio, ainda cheguei a ficar com a sensação de que, a qualquer momento, poderia ser marcado um livre de sete metros! Quando Thiago Motta saiu, confesso, até pensei que fossem dois minutos de suspensão temporária.
No tempo em que não estavam vergonhosamente a simular lesões, vi Samuel, Lúcio, Maicon e Cambiasso festejarem desarmes (!) como habitualmente se festejam golos. Vi Messi, em muitos momentos da segunda parte, ser o último homem do Barça. Se olhasse para trás só via Valdés. Pep Guardiola fez tudo o que era possível. A parede humana do Inter foi tão feia, exagerada e enervante quanto eficaz. Até me chega a fazer confusão como foi possível o Barcelona ainda ter conseguido criar duas ou três oportunidades de golo perante uma coisa daquelas. Só pode ser, de facto, uma equipa de outro planeta.
Também não vale a pena dizer que o Barça jogou em 3-4-3, porque depois, por comparação, não é possível descrever a tática do Inter – mesmo antes da expulsão. 9-1-0? 8-2-0? 7-3-0? Enfim, qualquer coisa do género. Inútil ir à estatística porque este jogo (?) foi a coisa mais atípica que já se viu. Falar nos 80% de posse de bola é, igualmente, mais uma perda de tempo. Ou nos 20 remates. Ou em qualquer outro dado.
A vida continua. E para quem ontem acabou por perder tempo a olhar para a televisão na esperança de voltar a ver a melhor equipa do Mundo, ânimo! O Barcelona vai voltar. A ganhar, a perder e a empatar. Tudo lhe voltará a acontecer, seguramente. Mas na certeza de que tudo lhe voltará a acontecer jogando o único futebol – maravilhoso, lindo, arrebatador – que ali faz sentido. Venceu o anti-futebol e, para além dos adeptos do Inter, há ainda muita gente feliz... com a eliminação do Barcelona. Enfim, são gostos. E essas coisas não se discutem. Será o Inter a estar na final da Liga dos Campeões, dia 22, no Santiago Bernabéu. Que tenha boa sorte.

PS: Estranha sina do Barcelona. Perde sempre... com vitórias! Eliminado na Taça do Rei com um triunfo em Sevilha por 1-0 e afastado ontem, na Champions, com igual resultado. Os campeões são assim.

PS2: Quando craques que custam milhões (como Sneijder, Eto'o ou Chivu) fazem o que ontem se viu em Barcelona, espero que os "novos adeptos" do Inter nunca mais critiquem os autocarros que, por vezes, "estacionam" na Luz, Dragão ou Alvalade. Perderam a moral para isso.

 Barcelona 1 – Inter 0 (análise individual)

Valdés (sem nota): Não jogou. Logo, não pode ser avaliado.

Daniel Alves (2) - Muito longe do seu melhor. Só existiu ofensivamente e, quando foi preciso ir para cima de Zanetti ou Eto'o (!), quase tudo lhe saiu mal.

Piqué (5) - O melhor central da atualidade! Um jogo simplesmente perfeito, coroado com um golo... à Van Basten!

Touré (2) - Esteve bem no toque e passe curto na primeira fase de construção, mas sem soluções quando era preciso criar algum desequilíbrio. Nervoso.

Milito (2) - Jogou no lado esquerdo da defesa. Sem ninguém para marcar, chegou a ser um apoio interessante a Pedro. Guardiola tirou-o ao intervalo porque o jogo precisava de mais velocidade.

Busquets (3) - Tem a serenidade de um trintão. Inteligente, foi sempre um "farol" à procura de um "buraco" na parede do Inter. Saiu, aos 63', quando se tornava cada vez mais importante dar largura total ao jogo do Barça.

Xavi (3) - O cérebro de todas as ações. Fez 108 passes (!!!), tentou pela esquerda, pela direita, pelo meio. Teve paciência de chinês e foi premiado aos 84', com a assistência para o golo de Piqué. Quando o Inter, talvez já mais desgastado fisicamente, teve um pequeno deslize posicional... Xavi não perdoou. Mesmo no fim ainda rematou, de longe, mas Júlio César fez boa defesa.

Keita (2) - Comprometimento total com o jogo, embora tenha acusado o excesso de "população" nos últimos 30 metros. Falhou, por isso, num dos seus pontos fortes: a chegada.

Messi (2) - Bateu uma, duas, três vezes na dupla muralha do Inter e... descontrolou-se. Podia ter marcado no final da primeira parte (excelente defesa de Júlio César). Voltou a ser muito castigado por Cambiasso e companhia.

Ibrahimovic (1) - Não está bem e quase tudo lhe corre mal. A bola nunca "cola" ao pé na recepção e, por isso, a acção seguinte já em feita em esforço. Exaspera quando o jogo não lhe está a chegar e tende, nesses momentos, a fugir para as alas - onde é praticamente inofensivo.

Pedro (3) - Foi para cima de Maicon, sem qualquer receio, e teve capacidade para meter velocidade no jogo do primeiro até ao último minuto. Talvez o jogador do Barcelona que percebeu melhor o que era preciso fazer para deslocar a parede do Inter.

Maxwell (2) - As movimentações no lado esquerdo fluiram melhor com ele em campo (entrou, ao intervalo, por Milito).

Bojan (3) - Muito mais ativo do que Ibra - mesmo com menos centímetros para a luta com os "gladiadores" Lúcio e Samuel. Quase fez um golo e marcou outro - que viria a ser invalidado.

Jeffren (2) - É corajoso e, por isso, tal como Pedro, também não teve medo de ir para cima de Maicon. Fez o que Guardiola lhe pediu: alargou o jogo do Barça.

 

 
Tags:
 

Comentários

# NFarinha disse em 29-04-2010 às 19h45

Jorgen, foste o vencedor dos palpites (como já sabes) e, por isso, terás o prémio prometido. Não, não é um pacote de pastilhas elásticas, mas também não será, infelizmente, um bilhete para o Benfica-Rio Ave... (acabo de regressar e ficar a saber a loucura na abertura de bilheteira para esse jogo). O prémio é um número especial da revista oficial do Barcelona (muito boa, garanto-te), que já tenho comigo. Manda-me o teu mail pessoal, sff, para combinarmos como te faço chegá-la, ok? Um abraço e parabéns.

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 20h23

Olá NFarinha. Sabes é neste momentos que o carácter das grandes equipas vem ao de cima. N tenho por isso dúvidas tal como tu q o melhor futebol de sempre irá prevalecer. Para o ano lá estará o Barça novamente e veremos onde chegará o Mourinho. Sim porque de facto ele passou a eliminatória mas aposto que se revelasse o que lhe vai na alma diria qualquer coisa..não percebo como consegui..passou na eliminatória mas a tática defensiva não foi perfeita porque a melhor equipa do mundo marcou um golo..venceu o muro. Perante a tática ontem usada se o Inter não tivesse passado vos garanto que hoje o Mourinho era considerado o pior treinador do mundo. Como diz o ditado há mais marés do que marinheiros.

# lfo disse em 29-04-2010 às 20h49

Compreendo a sua frustracao. Nao ha duvida que o futebol do Barcelona 'e do melhor que ha. Infelizmente para o Barcelona, ha mais no futebol do que atacar. Tambem ha defender (desportos ha em que a equipa muda completamente consoante se ataca ou se defende). Foi o que o Barcelona fez muito mal em Milao e o que o Inter fez muito bem em Barcelona.

Outros culpados pela eliminacao do Barcelona foram as limitacoes tacticas e de visao do ainda inexperiente treinador. Se com 11 se sabia que o Inter ia defender, que fara entao com 10? o Barca tem uma so forma de jogar. O problema 'e que a jogar contra uma muralha defensiva bem organizada, o chamado "tiki-taka" 'e do mais ridiculo que ha.

De notar tambem que o numero de simulacoes de lesoes de jogadores do Inter foi quase igualado pelo numero de simulacoes de penalty pelos jogadores do Barcelona. Sem amarelos, se nao estou enganado.

Por ultimo, uma coisa que se esqueceu de referir 'e que, se nao tivessem havido golos em fora-de-jogo nesta meia-final, O Inter continuava a ser a equipa na final.

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 21h10

Caro nuno,boa noite. O barcelona jogou contra uma parede,nao contra uma equipa de futebol. Achei um jogo fraquinho muito por culpa do inter que como se viu só defendeu. Estes artistas que veem comentar e dizer que a estratégia do mourinho foi perfeita,que só podia jogar assim e que ele é um génio,sao os mesmos que criticam as nossas equipas(p.ferreira,naval,leixoes entre outras) de praticarem anti futebol quando vao á luz,dragao ou alvalade. Pelo menos sejam coerentes nas análises e nao critiquem mais o inácio,o u.morais ou o castro santos,senao terao que dizer que eles sao uns génios. A sua nota ao valdes resume o jogo,nao preciso de dizer mais nada. E que a taça dos campeoes vá parar ás maos do mestre van gaal. Abraço

# record4ever disse em 29-04-2010 às 21h15

Boa Noite Nuno

Espero que tenha feito boa viagem. Percebo a sua fustração, mas depois da expulsão ( nem vou discutir esse assunto) o Mourinho, fez o que tinha que fazer. O Barça é que não conseguiu fazer o que devia. O futebol do Barça é 1000 vezes mais bonito e vistoso, mas o do Inter... foi mais eficaz. Sendo assim, estamos conversados.

Agora a grandeza dos clubes não se vê só no nr. de sócios, dinheiro e simpatizantes... mas também nas atitudes. E aquela de liga a rega... foi ... inovadora (Penso eu). Portanto,somos muito grandes nas vitórias, mas somos muito maiores se soubermos aceitar as derrotas com fairplay... que não foi o caso do Barça. De qualquer forma, boa sorte para o que falta do campeonato.

Abr

# Nuno Campos disse em 29-04-2010 às 21h18

Compreendo a insatisfação, mas não tenho esta como a melhor equipa de sempre. Nem a melhor de sempre do Barcelona.

A melhor equipa de sempre teria um plano B, um plano C...e quando se acabassem os planos alguém resolvia aquilo.

Era o que acontecia com o Dream Team do Cruyff. Via o jogo ontem e pensava, ao olhar para o coitado do Pedro: «Se te chamasses Stoichkov já tinhas partido a espinha ao Maicon». e outros.

Este Barcelona tem Messi e Xavi. Os outros andam lá para garantir a estes tempo para resolver o jogo. Quando não conseguem... dá nisto.

Já agora, no conjunto das duas mãos o Inter teve mais oportunidades de golo e quando foi preciso virar o resultado, na 1ª mão, foi capaz de o fazer de forma categórica, coisa que o Barcelona não foi capaz de fazer ontem.

# record4ever disse em 29-04-2010 às 21h20

Mais uma nota

Hoje o record, fez uma pergunta na Net: Quem é melhor Mourinho ou Guardiola? E O Mourinho estava a dar 20 a Zero. Mas nada de novo, pois um jornal Português e lido maioritariamente por Portugueses, estranho era outro resultado. Isto para dizer que não concordo com este tipo de pergunta simples. Porquê? Simplesmente porque tal comparação só seria possivel se Mourinho e guardiola trocassem de cadeiras com os planteis actuais (Bem sei que não é possivel).

Quanto a mim, não sei quem é o melhor treinador, agora plantel é bastante evidente que o Barça leva uma enorme vantagem.

Abr

# jorgen80 disse em 29-04-2010 às 21h24

Gerard Pique, sem dúvida, o melhor central do mundo.

Uma coisa que me deixou surpreso foi a filosofia de jogo do FC Barcelona em todos os jogos, contra quem fosse, e isso é de realçar.Ontem não me lembro de verem fazer chuveirinhos como não houvesse amanha;Cantos eram marcados, sempre em modo curto, de modo a circula-la rapidamente.

Neste mundo, quem tratou melhor a bola nestes dois últimos anos foi o FC Barcelona.Merece reconhecimento.

Meu mail: jorge_n80@hotmail.com.Será um privilégio receber uma magazine do FC Barcelona!

Abraço

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 21h27

Nuno Campos o Barcelona de Cruyff levou 4 golos sem resposta do Milan do Savicevic.

A mim parece-me mais dor de cotovelo em quererem admitir que de facto o Barcelona é a melhor equipa do mundo e de sempre a jogar futebol. Mas como até o próprio Mourinho admitiu isso no fim do jogo de ontem (para não falar do Eto'o, e outros treinadores) estamos conversados.

# jorgen80 disse em 29-04-2010 às 21h27

record4ever, estás errado.Barcelona, podes-me falar em onze de grandíssima qualidade, mas falta banco.Esse foi sempre uma das criticas que o próprio Guardiola apontou á direcção:plantel demasiado curto.É dificil que por exemplo, para o lugar de Ibra, haja apenas o miúdo Bojan.

Abraço

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 21h29

Nuno campos,a equipa de cruyff também perdeu. Onde estava o plano A B ou C que falas na derrota em atenas na final da champions com o milan por 4 0? O stoichkov partiu a espinha a alguém?

# lfo disse em 29-04-2010 às 21h29

@Pedro Miguel: Ha uma diferenca crucial entre uma meia-final e um jogo do campeonato como os que refere. Neste ultimo, o jogo sao 90 minutos, com 3 pontos em disputa. Nesta meia-final, o segundo jogo comecou com uma das equipas a ganhar 3-1. A mesma equipa que estava a jogar fora, e com menos um jogador desde os 30 minutos.

No entanto, se bem que muito diferentes, obviamente que como adepto de um grande ha que ficar frustrado quando um autocarro so pensa em garantir o 0-0 contra a nossa equipa. Racionalmente, nao ha nada a apontar 'a equipa pequena, mas para o adeptoda grande, ha frustracao. A mesma frustracao que se ve neste post.

O Mourinho 'e um genio, sim. Mas nao 'e um genio como o Ancelotti, que nuca teve a oportunidade de treinar uma equipa fraca. 'E um genio com ainda mais provas dadas.

# Bemda disse em 29-04-2010 às 21h33

Nfarinha,

mais valia ter esperado outro dia para voltar a escrever, podia ser que lhe passasse a acidez...

O futebol é um jogo em que o objectivo é marcar mais golos que o adversario e o Inter marcou 3 no primeiro jogo onde foi muito melhor que o Barcelona, apesar dos erros do arbitro.

Ontem o Mourinho, que deu um banho de tactica ao Guardiola nos dois jogos, fez o papel que mais lhe convinha, esperou por ele e mostrou-lhe como se organiza na perfeiçao uma estratégia defensiva.

é inutil ter 80% de posse de bola e fazer 3 remates perigosos.

No dia em que o futebol passar a ser avaliado como a patinagem artistica poderemos dar notas técnicas e coreograficas, até là ganha quem é melhor em estratégia!

Um Abraço.  

# NFarinha disse em 29-04-2010 às 21h40

Caro Bruno, é como digo: há gostos para tudo. Se o meu amigo ficou satisfeito, pois bem. Espero que tenha gravado para poder ver mais vezes. Eu prefiro outras coisas.

Isso do "banho de táctica", como diz, é uma falácia. Isto é: se for Ulisses Morais, Carvalhal ou Inácio, é uma vergonha. Se for Mourinho, é "banho de táctica"?

# Bemda disse em 29-04-2010 às 21h41

Desculpa pedromiguel mas a comparaçao que fazes nao tem pés nem cabeça, o Mourinho nao foi a Barcelona jogar para o pontinho da ordem, foi para vencer uma eliminatoria onde estava em vantagem de 3-1.

Quem queria ver um jogao de ataque està desiludido, quem queria ganhar a eliminatoria està euforico. Em 10 por uma hora contra a melhor equipa do momento sofreram 3 remates, se nao é perfeiçao defensiva isto....

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 21h42

Também fico sem palavras quando dizem que o plantel do barcelona é o melhor de todos. Se calhar até é mas quem apostaria no Pedro ou no Busquets? Ontem o Barcelona entrou em campo com 6 jogadores da cantera (Valdez, Piquet, Xavi, Busquets, Pedro, Messi) e entraram mais 2 no decorrer do jogo (Jeffran e Bojan). Isto é trabalho de base com o mérito da integração para a equipa sénior do Guardi

# Blue Eyes disse em 29-04-2010 às 21h43

Uma coisa é certa. No conjunto dos dois jogos, o Inter foi melhor. E ontem, com uma expulsão tão cedo, é muito natural qu o Snejider e Etoo ajudassem a sua equipa a defender a vantagem.

Agora o que deu para ver ontem foi o verdadeiro Messi. Caiu-lhe a máscara. arrogante, provocador, a fingir ser um santinho e fatou-se de dar porrada. Que o digam os dentes e as costelas do Maicon.  A mim já não engana. É um fingidor. Até ao Etoo ontem deu porrada.

O Ronaldo por ex.,  farta-se de ser massacrado e não reage assim daquela maneira.

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 21h47

O Mourinho ganhou por sorte, não por ser um génio porque isso tá longe de o ser. Se é assim tão génio porque é que com o Chelsea não gnahou a Champions a jogar contra equipas mais fracas do que os Blues nessa altura?..

# Bemda disse em 29-04-2010 às 21h51

NFarinha, fiquei satisfeito porque queria que ganhasse o Inter e o objectivo foi conseguido com poucas faltas, sem caça ao homem e, ao contrario do que voce diz ,sem fitas. Aliàs a unica cena, de muito baixa qualidade , foi protagonizada pelo Busquets.

No dia que algum desses nomes que referiu, convencer uma estrela como Etoo a jogar a defesa esquerdo, pode ter a certeza que serà um grande Mestre.

# lfo disse em 29-04-2010 às 21h57

haha, Luis Miguel, se quiser dou-lhe 30 exemplos de treinadores com equipas tao oas ou melhores que aquele Chelsea que nao ganharam a champions. Todos os anos ha varias equipas excelentes que nao ganham a champions.

Mas ja que pergunta, lembro-lhe que uma vez o Chelsea foi eliminado pelo Liverpool das meias-finais (salvo erro) com um golo fantasma.

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 22h04

Bruno de abreu,nao viste fitas? Só podes estar a brincar? O lucio ás tantas de cada pontapé que dava caia com dores. O j.cesar começou a fita logo no primeiro minuto. Tem dó no que dizes

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 22h07

Luis oliveira o golo fantasma de que falas é precedido de penaltie. Para dares esse exemplo ficava-te bem descrever a jogada toda

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 22h22

Luis Oliveira um golo parecido então com o 3º do Inter em casa na 1ª elimanatoria. É que com 2-1 passava o Barcelona.

Tomara o Mourinho conseguir pôr algum dia uma equipa a jogar futebol como o Guardi está a colocar o Barça.

16 de Set 2009 - Inter - Barcelona

0 Golos marcados 0

4 Remates à baliza 3

4 Remates para fora 8

1 Cartões amarelos 2

0 Cartões vermelhos 0

12 Faltas cometidas 15

1 Cantos 4

7 Fora-de-jogo 3

23' 3'' Possessão (tempo) 44' 45''

33 Possessão (%) 67

24 Nov 2009 Barcelona -Inter

2 Golos marcados 0

5 Remates à baliza 2

5 Remates para fora 1

2 Cartões amarelos 3

0 Cartões vermelhos 0

13 Faltas cometidas 18

6 Cantos 3

5 Fora-de-jogo 4

33' 22'' Possessão (tempo) 22' 46''

59 Possessão (%) 41

20 Abr 2010 Inter-Barcelona

3 Golos marcados 1

5 Remates à baliza 7

3 Remates para fora 1

2 Cartões amarelos 5

0 Cartões vermelhos 0

18 Faltas cometidas 21

2 Cantos 4

9 Fora-de-jogo 2

18' 35'' Possessão (tempo) 38' 8''

32 Possessão (%) 68

28 Abr 2010 Barcelona-Inter

1 Golos marcados 0

4 Remates à baliza 0

8 Remates para fora 1

1 Cartões amarelos 5

0 Cartões vermelhos 1

20 Faltas cometidas 15

9 Cantos 2

4 Fora-de-jogo 4

44' 42'' Possessão (tempo) 14' 44''

75 Possessão (%) 25

Isto sim são grandes banhos táticos. Sorte foi o que o Mourinho teve nada mais do que isso. Custa mto digerir quando se perde contra uma equipa bem mais fraca e que fez mto pouco para o merecer.

# lfo disse em 29-04-2010 às 22h33

Caro Luis,

Nao seja ridiculo. Eu pelos vistos esqueci-me que um golo fantasma que aconteceu ha uns anos foi precedido por penalty. O senhor ja se esqueceu que o golo do Barcelona ontem foi em clarissimo fora-de-jogo. Enfim, ganhe juizo ou compre uns oculos novos, 'e que lhe aconselho.

Parabens ao Barcelona por conseguir excelentes estatisticas, no que diz respeito 'a posse de bola principalmente. 'E o que da jogar num tiki-taka de engonha contra uma equipa que nem quer a bola.

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 22h35

Nuno farinha como sei que aprecia quique flores tal como eu,o atl.madrid deste "mediocre" treinador como muitos dizem,está na final da liga europa com boas hipoteses de a ganhar frente ao fulham. E nao precisou de nenhum autocarro num campo muito dificil de jogar.Abraço

# Bemda disse em 29-04-2010 às 22h42

pois, teve sorte de marcar 3 e o barça 2....

ò LuisMiguel essas estatisticas servem na patinagem e na ginàstica, o futebol é um jogo de equipa, logo de ESTRATEGIA!!!

O Guardiola demonstrou que sò sabe jogar de uma maneira, o Mourinho de vàrias, ao ataque em Itàlia , à defesa em Barcelona.

REPITO: 75% posse de bola; 4(QUATRO)remates. é RIDICULO!!!

# lfo disse em 29-04-2010 às 22h43

Parabens ao Queque. Esta a 44 pontos do Barcelona. Se o Benfica estivesse em decimo a 44 pontos do Braga talvez a historia em Anfield tivesse sido diferente. Exactamente a mesma equipa que eliminou o Sporting muito a custo e praticamente a mesma equipa que foi vulgarizada pelo Porto. E 'e por isto que todos amamos futebol.

Nada disto invalida que no Benfica, o Queque foi uma porcaria. Fico muito feliz por ele estar na final com o Atletico. Significa, antes de mais, que ja nao treina o Benfica.

# Bemda disse em 29-04-2010 às 22h45

ò Luis Oliveira, esse seu ultimo paragrafo é de Mestre!

# Bemda disse em 29-04-2010 às 22h47

referia-me à sua resposta ao LuisMiguel.

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 22h51

Estimado Luis,

eu compro uns oculos e vc uma televisao pq a sua deve estar avariada. Ainda n percebi onde está esse fora de jogo claro (até pq n está pois o Muntari coloca-o em jogo) e pelos visto está-se a esquecer do golo do Milito validado pelo Olevigário.

O futebol é mágico porque nem sempre o mais forte e melhor ganha. Ontem foi o que aconteceu..

Um áparte. Gostava que o Mourinho fosse para o Real Madrid para a próxima época. Gostava porque tenho total confiança em como o Guardi lhe dava uma lição.A ver vamos o que o futuro reserva.

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 22h54

O brunodeabreu vc percebe pouco de futebol dá para ver. O futebol do Barcelona assenta numa filosofia clara e evidente.

Jogo suportado em passes simples 1/2 toques numa construção desde a sua baliza à área contrária. Não remata por rematar, fá-lo apenas quando tem boas condições para ser bem sucedido.

Admito perfeitamente que ontem não foi dos melhores jogos do Barcelona. Daí SÓ ter ganho por 1-0.

# Bemda disse em 29-04-2010 às 23h16

Que eu perceba muito ou pouco de futebol é discutivel, o que nao é discutivel é que nao se pode ter tanta posse de bola para fazer 4 remates quando o objectivo é marcar golos.

Todas as equipas tem uma filosofia mas quando esta nao funciona muda-se, em 180m nunca funcionou e nada foi feito para mudar.

Os grandes treinadores, como os grandes jogadores veem-se nas dificuldades, assim como o Mourinho mudou a estrategia da 1° para a 2° mao, o Guardiola persistiu no mesmo erro. Eu nao percebo nada de bola mas nao precisei de 60m para perceber que o Ibra nao andava là a fazer nada...

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 23h17

Luis Oliveira o Olegário enquanto chefe da equipa de arbitragem é o responsável em ultima análise das decisões tomadas, mas é claro que a culpa é do fiscal no caso.

Bem independentemente de todos os erros de arbitragem que possam ou não ter existido, para um e outro lado, para mim não é de todo a arbitragem a responsável pelo resultado da eliminatória. Como já aqui referi e repito para mim foi a sorte que tombou para o lado do Inter e não com toda a franqueza que penso isto pela genialidade do Mourinho.

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 23h22

Já no golo do petit ao baia em que a bola passou a linha de golo quem ficou com a fama foi o olegario e nao o seu assistente que,esse sim,tinha que ver o lance

# LuisMiguelLoureiro disse em 29-04-2010 às 23h28

bruno de abreu  "assim como o Mourinho mudou a estrategia da 1° para a 2° mao"

Desculpa mudou o quê? A maneira de jogar foi exacatamente a mesma. Os 3 golos do Inter nascem de erros do Barcelona na transição defesa /ataque.

Sinceramente não percebo que mudança de estratégia foi essa. até parece que lá o Inter esteve a jogar ao ataque e agr não. 3 golos de contra-ataque puro de uma equipa defensiva que aproveitou os erros adversários

# lfo disse em 29-04-2010 às 23h40

Tens toda a razao Pedro. O arbitro fica sempre com a fama. 'A excepcao talvez do Jose Ramalho e da vergonha protagonizada em Braga. Mas o que esperar do assistente de um Super Dragao?

# Andromeda disse em 29-04-2010 às 23h42

Caro Nuno,

Fica-lhe mal não admitir que Mourinho é um génio. Contra o Barcelona é impossível jogar de igual para igual, (ainda mais como sempre.. com as ajudas externas, aquela expulsão é hilariante!).

O Inter secou completamente o Barça, gosto de ver futebol de qualidade mas tiro o chapéu quando uma equipa joga assim como o Inter fez. É dificílimo não cometer erros quando se joga como jogaram. Ibra como disse anteriormente é uma nulidade comparado com super Etoo. Isto sim são jogadores. E já agora também lhe digo que é entediante assistir a a uma equipa a fazer passes desnecessários de um metro como o Barça que precisa de "400" toques para marcar um golo.

Já agora que me diz do mau perder catalão ao ligar os regadores?

Mourinho sempre!

# Nuno Campos disse em 29-04-2010 às 23h52

Quando disse que esta não era a melhor equipa de sempre do Barcelona mencionei «tenho». Sou eu que digo isso. É uma visão pessoal.

E é claro que a equipa do Cruyff também perdia. Todas perdem. Levou 4, não esquecendo que foi já numa fase descendente. E aquele Milan também era uma grande equipa. Melhor que este Inter que eliminou o Barcelona com justiça, apesar do futebol feio. Feio mas futebol.

Este Barcelona é uma grande equipa (dizer que é a melhor de sempre é um exagero exageradíssimo), mas a verdade é que ontem trocou a bola e na primeira parte não criou oportunidades sérias e na 2ª apenas o fez nos minutos finais.

No jogo da 1ª mão, o Inter, quando teve de criar oportunidades, criou. Criou e marcou.

A melhor equipa de sempre não marca 2 golos contra uma equipa reduzida a dez jogadores durante mais de 1 hora e que se demite de atacar?

Já agora: se esta é a melhor equipa de sempre onde fica o Real dos finais dos anos 50?

# pedromiguelslb disse em 29-04-2010 às 23h58

Se o mourinho é um génio porque estacionou um autocarro entao digam-me o que foi carvalhal na luz quando empatou a 1 golo ainda no maritimo? É que foi o unico que o conseguiu na liga. Um é génio,o outro é anti futebol.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h05

Meus amigos, parti do princípio que quem viria a este blog era gente civilizada. Tem sido assim, felizmente. Aliás, foi essa minha suposição que me levou a rejeitar a necessidade de aprovar comentários. Eles entram e sempre entraram directamente, sem qualquer filtragem. Infelizmente, só hoje já tive de eliminar três. Há limites. Gente malcriada, aqui, está condenada. Ninguém está obrigado a concordar com o que outros escrevem, ninguém está obrigado a ser do Barcelona (aliás, julgo que nós, os culé, estamos aqui em franca minoria), mas todos estamos obrigados a comportar-nos decentemente. Quem não estiver disposto a isso, escusa de cá vir.

# Rui Ribeiro disse em 30-04-2010 às 00h07

O mau perder do Barça não se ficou pelos regadores. O que dizer do teatro de Busquets na vergonhosa explusão de Mota? O que dizer do barulho até às tantas para impedir o descando dos jogadores do Inter? O que dizer da visita do disco a Etoo? Afinal a melhor equipa do mundo precisa de recorrer a estes golpitos de falta de fair play? Ou será que isto não revela o medo sentido antes do jogo? Ou será que se pode dizer que cada um jogou com todas as armas de que pôde dispor e Mourinho fê-lo com uma defesa que anulou por completo o "maravilhoso" ataque do Barça?

O bonito futebol do Barça não se viu. Dizer que não há mérito nisso, é uma visão demasiado redutora, que só pode vir de quem não conseguiu passar a eliminatória.

Não gosto particularmente da postura de Mourinho, mas a verade é que, por duas vezes, ganhou contra equipas mais fortes - Chelsea e agora Inter. Ganhou. O resto são lérias.... se não fosse, também todos teriam de recordar o maior "roubo" que vi em futebol - a arbitragem do Chelsea - Barcelona do ano passado, sem a qual a reputação da equipa maravilha nunca teria atingido a amplitude que atingiu o ano passado.

Perder custa, mas há que saber perder. Na derrota, Guardiola foi digno. Aí está algo que podia ser imitado por quem é adepto do Barça.

Cumprimentos

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h11

"Luís Miguel Loureiro", estás acertadíssimo. Três golos em contra-ataque puro. O primeiro acontece porque há um erro de posicionamento do Daniel Alves, o segundo quando o Messi perde uma bola no lado direito do ataque (pareceu-me em falta, sinceramente) e o terceiro é o tal do Milito em claro fora-de-jogo. Enfim, também faz parte.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h14

Também me pareceu um exagero aquele cartão vermelho directo ao Motta. Era apenas amarelo. Ou seja, segundo amarelo. Ó Rui Ribeiro, se aquele foi o maior roubo que viu... então viu muito pouco futebol. Dois penáltis a favor do Chelsea não assinalados e o Abidal indevidamente expulso no início da segunda parte. Foi isto, não foi? E lembra-se da primeira mão, em Barcelona? Do penálti (não assinalado) do Bosingwa sobre o Eto'o?

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h15

Caro Plury, o meu conceito de genialidade é outra coisa. Não me custa rigorosamente nada identificar os génios, mas dentro dos meus padrões e critérios, se não se importar, ok?

Quanto à cena dos espressores, no final do jogo, acho obviamente lamentável e desnecessária. Como acho desnecessária a correria do Mourinho. Mas, enfim, faz parte.

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 00h15

Nuno e agora como estará a equipa em villareal? Só há 1 ponto de avanço,nao dá para ficar a lamentar a eliminaçao.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h16

Rui Ribeiro, tem toda a razão sobre o comportamento do Guardiola no final do jogo de ontem. Um exemplo de dignidade e correcção. E, já agora, um belo exemplo para outros treinadores.

# Nuno Campos disse em 30-04-2010 às 00h16

A diferença, Pedro, é que o Mourinho tinha ganho a 1ª mão por 3-1 e estava a jogar em inferioridade numérica contra uma equipa que é a melhor do mundo a trocar a bola, fazer décalages e inventar espaços. Este jogo decidia a passagem à final. E a sua opção permitiu-lhe impedir que o Barcelona fizesse o que costuma, reduzindo ao mínimo as suas oportunidades de golo. Este é capaz de ter sido o jogo do ano em que o Barcelona teve menos oportunidades de golo. E isso baseou-se em organização.

O Marítimo do Carvalhal estava na 1ª jornada, o jogo não era decisivo para os seus objectivos e conseguiu o empate não por uma excelente organização defensiva mas sim por alguma sorte e grande azelhice dos avançados do Benfica, pois as oportunidades que estes tiveram foram mais do que muitas. O Benfica, aí criou os espaços e as oportunidades. O Marítimo não foi capaz de o impedir. A diferença está aí.

Se vires com atenção, o Marítimo defendia bolas paradas homem a homem e o Inter defende-as à zona. Só aí se percebe logo algumas diferenças no trabalho e organização defensivos.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h18

Pedro Miguel, estou, realmente, muito satisfeito pelo Quique Flores. Justo e merecido. Está na final da Liga Europa e na final da Taça do Rei. Notável.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h23

Plury, não podemos esquecer que foi - como diz - "com esses passes desnecessários de um metro" que este mesmo Barcelona de Guardiola fez história: 6 troféus no espaço de um ano. Se lermos uns livros e quisermos perceber a filosofia daquele clube, vamos todos conseguir perceber o culto da estética que está presente no Barça dos últimos 20 ou 25 anos. Quando sai de casa para ir ver um jogo ao estádio em que pensa? "Vou ali ver a equipa x jogar à bola" ou "vou ali ver a equipa y não deixar jogar à bola"? Já tinha pensado nisto ou ainda não?

# jorgen80 disse em 30-04-2010 às 00h23

Pequena correcção: Foi sobre o Henry, o penalty do Bosingwa.

Eu penso que o Barcelona perdeu a eliminatória em Itália.Ganhar 1-0 em casa, não é um mau resultado.O mal foi ter sofrido 3 golos.

Abraço

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 00h25

Quem sabe nuno farinha nao poderá dedicar-lhe um bloco de notas na ediçao de domingo do record no final da epoca com 2 titulos no curriculo. Nada mau para quem pegou numa equipa em cacos!

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h26

Foi sobre o Henry? De certeza? Talvez, é possível. Estava convencido que tinha sido sobre o Eto'o. Claro que perdeu a eliminatória em Itália, isso é verdade. O único jogo, em 18 meses, que o Guardiola perdeu por diferença superior a um golo.

# lfo disse em 30-04-2010 às 00h29

Curioso so se considerarem dois penaltys nesse jogo contra o Chelsea. Nao vou teimar, porque aqui seria um adepto do Chelsea contra um adepto do barca, mas a mim sinceramente parecem-me tres penaltis e meio (tres indicutiveis e o do Malouda, em que qualquer decisao se aceitaria).

Passado um ano, a irritacao ja passou, mas a cara dos jogadores do Barcelona depois de cometerem os penaltys 'e impagavel. Especialmente a do Pique. O homem nem queria acreditar que o arbitro nao apitou. Faz-me sorrir :-)

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h31

Pedro Miguel, com o Villarreal vai ser muito complicado, seguramente. Aliás, na primeira volta, em Barcelona, ficou 1-1 e o Villarreal fez um jogo tacticamente perfeito. Um grande, grande jogo, mesmo. Aliás, se tivesse ganho não teria sido escândalo nenhum. Pressionou muito acima, teve muita bola e dividiu o jogo com o Barça na maior parte do tempo. Fiquei surpreendido. Excelentes exibições do Senna e do Nilmar. O golpe pela eliminação na Champions é tão grande que será muito possível que a equipa não tenha capacidade para reagir em tão curto espaço de tempo (o jogo é já no sábado). Vamos ver. Vai ser muito complicado ganhar a Liga. O Real está forte e acredito que, com mais ou menos dificuldades, acabará por ganhar os 4 jogos que faltam. Embora um (em Maiorca) também tenha elevado grau de dificuldade.

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 00h38

Luis oliveira daqui a pouco foram 8 penalties por assinalar contra o barça...

# jorgen80 disse em 30-04-2010 às 00h41

De certeza.

sr Nuno Farinha, já agora, diga-me a sua opinião: Entre Bojan e Ibra, qual aquele que para si se encaixa melhor na filosofia do Barcelona?

Villarreal e Sevilla, penso que será aí que se decidirá o campeonato.

Qualquer escorregadela  por parte do Barça, Real não falhará.

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 00h41

E o barça ainda tem que ir a sevilha. O calendário em espanha também custa a perceber. O jogo do barça nao é domingo porqué?

# lfo disse em 30-04-2010 às 00h45

Pedro, diga-me qual 'e que nao foi. Dois foram mao na bola indiscutiveis, depois ha um em que o Drogba vem sendo agarrado quase desde o meio campo (estou a exagerar). Inacreditavel como nenhum destes foi assinalado (no do Pique o fiscal de linha com certeza tera visto, nao sei se o arbitro tinha angulo de visao). Expliquei-me mal ha pouco, o do Malouda nao 'e discutivel, foi mesmo falta. O arbitro marcou fora da area, veja o lance e diga-me o que acha. A mim parece-me dentro, mas enfim, nao quero ter ma vontade, por isso aceita-se.

Existe uma quinta situacao com o Drogba, na qual os comentadores reclamaram penalty, a mim sinceramente nao me parece.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h46

Jorgen, na filosofia do Barcelona encaixam na perfeição todos os jogadores ali formados, isso é uma evidência. Eu sou muito suspeito para lhe dar essa opinião por uma razão muito simples: adoro o Bojan. Acho-o um jogador interessantíssimo. Mas percebo o critério de escolha do Ibra.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 00h47

Pedro, essa é uma excelente questão. Mas, sinceramente, não sei responder. É evidente que o jogo deveria ser no domingo.

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 00h52

Nuno vou fazer uma pergunta de resposta de sim ou nao. Tem saudades do eto?

# LuisMiguelLoureiro disse em 30-04-2010 às 00h53

Acredito piamente q o Barcelona não só vai ganhar o jogo contra o submarino amarelo como irá acabar a época em grande estilo. Primeiro porque uma andorinha não faz a primavera e esta elimnação acredito será apenas um acidente de percurso que a história se encarregará de desmascarar. 2º porque o timoneiro Guardi é de facto um grande treinador e a prova estará na recuperação psicológica que fará dos seus jogadores.

Agr em relação ao banho no final do jogo, ao hotel..por favor poupem-me com tais lamentos. A hipocrisia não pode chegar tão longe. Cenas dessas acontecem todos os dias em todos os estádios do mundo. Já agr estou curioso para ver o que vai acontecer no jogo do Porto Benfica. Eu como Benfiquista se fosse ao estádio levava capacete.

A expulsão do Motta é justa no sentido de ser expulsão mas devia claramente ter sido 2º amarelo e não vermelho directo. Quem acha que não era para 2º amarelo tem de ver as regras sobre um jogo de futebol.

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 00h59

luis miguel loureiro,só levavas capacte? Nao achas pouco?

# LuisMiguelLoureiro disse em 30-04-2010 às 00h59

Não tem mto a ver com o tema em sicussão mas na sequência do debate Ibra / Eto'o vs Bojan o que eu acho é que o Barcelona fez mal em trocar o Eto'o.

Para a próxima época o que eu gostava para o Barcelona. David Luiz (sucessor natural para o Puyol, um lider, um central técnico, assentaria no modelo de jogo como uma luva). Cesc (sucessor de Xavi, que meio de campo de sonho), Robinho (tenho um fraco por este jogador pois acho que é um artista mas que encaixaria bem na posição feita pelo Henry/Pedro). Villa (Ibra podia ser vendido para ajudar nesta operação mas ainda seria necessário um outro avançado e mantinha-se o Bojan. Um 2º avançado poderia por exemplo já vi por aqui o nome o Nilmar do Villareal).

# Adstb disse em 30-04-2010 às 01h05

Caro Nuno,

falhei  em todos os prognósticos. lol

Só uma pergunta que eu ando para fazer ao senhor á muito tempo mas tenho sempre me esquecido de fazer. No item "sobre este blog" diz que o camp Nou  é a casa dos melhores e cita uma grande qualidade de verdadeiros artistas mas em minha opinião falta um  e este tem que estar em qualquer lista  ele é Ronaldinho gaúcho concorda comigo ou não acha que é um mago do futebol?

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 01h07

Caríssimos amigos, há muita gente em Barcelona que tem saudades do Eto'o (eu estive lá ontem e pude bem confirmá-lo), mas o Eto'o também tem muitas saudades do Barcelona. Acontece é que estava a um ano de terminar o contrato e fez exigências que o clube disse não estar em condições de aceitar. Esta é a verdadeira história. Alguém acha, no seu perfeito juízo, que o Guardiola dispensaria um jogador a quem tinha dado a titularidade a época inteira e com o rendimento que se sabe? E a verdade é que, se lá tivesse continuado, estaria agora a sair... a custo zero. E sabe-se lá para onde.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 01h07

Pedro Miguel, é SIM.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 01h19

Tem razão, "Cards". E ainda bem que chama a atenção. É uma falha... e das graves. Amanhã estará corrigida! Claro que acho  Ronaldinho Gaúcho um mago do futebol.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 01h32

"Nuno Campos", sobre a equipa do Real Madrid no final dos anos 50 eu gostaria muito de poder falar, mas não posso. Ainda faltavam uns aninhos para eu nascer, logo... Deve ter sido muito boa - só pode!

# RJ Almeida disse em 30-04-2010 às 01h36

Eliminados,mas só o sonho de comemorar em cibeles a conquista da champions terminou. E por norma , o melhor é viver o sonho e não a sua conclusão. Lérias. O que eu queria mesmo era madrid invadida por culés. Paciência...

Tinha este bad feeling.mas por nada o demonstrava. Sabia-se que a estratégia seria esta. As linhas iriam descer com o passar do tempo, e só um golo do barça cedo a iria alterar. A expulsão só veio acelerar o ritmo com que as linhas do inter desceram até não poder mais Como diz o cartoon ; )  jogaram tão atrás que deviam chamar-se " esfinter de milão" . Aquela defesa do Julio Cesar foi absolutamente determinante. Creio que se o Barça marcasse até pelo menos aos 60m a remuntada aconteceria.

Já agora a estatística mais deliciosa do jogo diz que o jogador com mais passes do inter foi o Milito , 10. Vejam os do Valdés.

Ficou a perder o futebol. E também os culés de Madrid. Teriam o dia mais glorioso das suas vidas. Paciência. Continua ser o 2-6. Já  desenrasca.

Nuno , obviamente que essa viagem ontem dá inveja. Memorável aquela coreorafia do adepto do braça. Fantástica.

Bom prémio para o palpite. Tenho que mandar uns bitaites mais vezes.

P.S : Saudades de Eto`o. o Ibra jogou porque é alto. E já agora, o Barça terminou o jogo com a linha avançada com que jogou no inicio da época contra o Cultural Leonesa da 3ª div para a  taça. Curioso.  

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 01h48

Grande observação "RJ Almeida": Pedro, Bojan e Jeffren, três meninos "canteranos"! Nem mais. Jogaram contra o Cultural Leonesa e também contra o Inter. Dá mesmo que pensar e também é capaz de fazer confusão a muita gente... Apareça mais vezes para os palpites, caro amigo.

PS: Grande ambiente no estádio, incrível mesmo. Já vi muito jogo e em muito estádio, mas nada comparável com aquilo. É difícil descrever a atmosfera antes, durante e depois do jogo, na saída, com os adeptos a cantarem o "Més Que un Club". E não estarei a exagerar se lhe disser que, das 96 mil pessoas que lá estavam, umas 80 mil tinham a camisola vestida. Impressionante. Nunca tinha visto nada assim.

# LuisMiguelLoureiro disse em 30-04-2010 às 01h58

RJ Almeida só uma pequena observação o jogador com + passes no Inter foi o J. César com 12. A equiipa penso que teve no total 80 e poucos. O Xavi sozinho fez 104 se não estou em erro.

Jogadores que jogam contra o Cultural no inicio da epoca e contra o Inter no fim. A isso chama-se formação fantástico.

Em breve por lá andará o israelita q dizem ser talentoso

# Nuno Campos disse em 30-04-2010 às 02h13

Pois, o problema «de todos os tempos» é precisamente esse.

# DallasMavs disse em 30-04-2010 às 02h52

Boa noite

Sou benfikista e blanco  (real).

nao concordo com a forma sobranceira como se tem analisado a exibição do Inter. creio que nao esta em causa qual a melhor equipa (sera o barça), mas nestes 180m, os melhores foram os nerazurri. Erros de arbitros à mistura, mas creio que pelo menos nestes 180 o mouro foi melhor que o pepes.

Força Mouro e Força Madrid e Força Benfica.

Ps: ainda bem que vaio corrigir o texto e colocar o Gaucho. Foi um genio, ainda assim, dos imensos bolas de ouro que o Barça ja teve, de todos os tempos, para mim o melhor terá sido o Fenomeno!

# nunup disse em 30-04-2010 às 05h28

Um clube tão grande e com o prestigio do Barcelona, não tinha necessidade de fazer o que fez com o Inter (incluindo Mourinho e Figo).Vários ataques pessoais e muita pressão sobre o arbitro para a 2ª mão, que pelos vistos deu frutos. O Barcelona nao precisa disto.Aquela cena das regas entao é do mais baixo nivel que existe, nem tenho adjectivos para descrever, um nojo.Nunca vi nada assim em clube de topo.O Barcelona vai continuar a ser a melhor equipa do mundo, mas para mim (e tenho a certeza que para muita gente) vai perder muitos simpatizantes pelos mau perder que demonstrou (é excepção de Guardiola, um senhor) o resto lixo

# record4ever disse em 30-04-2010 às 09h27

A Marca diz que Barça e Valencia  possuem acordo verbal por David Villa.

Abr

# Jaime S. Mota disse em 30-04-2010 às 10h13

Caro Nuno,

Convém não esquecer que o Inter entrou no Nou Camp a ganhar 3-1. Porque é que Mourinho havia de dar espaço para o Barcelona jogar no último terço do campo? Para além disso, a expulsão do Tiago Motta aconteceu numa altura em que o Inter até começava a equilibrar o jogo. A partir daí, claro que o Inter só defendeu.

Em relação à comparação Inter-Grécia, não faz sentido. Também convém não esquecer que no espetacular jogo da primeira mão o Inter jogou de facto muito melhor do que o Barcelona, e a todos os níveis.  

O Barcelona é de facto a melhor equipa do mundo de momento. Mas não é imbatível, como mostrou o Inter este ano e o Chelsea o ano passado (não fosse aquela arbitragem e...)

# João Eduardo disse em 30-04-2010 às 10h43

David Villa, no Barça por 40M€ mais o passe de Hleb e o empréstimo do Bojan.

# néne disse em 30-04-2010 às 12h10

Boas,eu como adepto do BARÇA desde meus 12 anos,do tempo do KRANKL,nunca tinha visto um guarda redes jogar a LIBERO.

Eu como bracarense que sou ,critiquei o inacio este ano  pela Naval,quando veio jogar a braga e meteu o autocarro.Já não tenho moral para criticar.

E se o Barça tem feito o 2º golo? como seriam as analises? o mourinho seria avaliado como apos ter defendido 95 minutos?

dizem os jornais portugueses liçao tactica? porque? porque foi um portugues o mister ,porque se fosse contra uma equipe portuguesa ou seleçao as avaliaçoes seriam diferentes com certeza.O N.Farinha tem razão quando ja não podemos criticar a Grecia.

Se o FUTEBOL fosse justo....o meu BRAGA seria campeão este ano mas......

ABRAÇO a todos

# messi22 disse em 30-04-2010 às 14h17

Boas pessoal.

Gostei muito de ler a sua análise ao "jogo" em Camp Nou. O meu pensamento e idêntico ao do Nuno. Nunca vi tal coisa na minha vida, para mim uma vergonha e uma injustiça, é triste ler-se nos jornais "Lição Táctica" mas de que? Como se pratica anti-jogo?! UMA VERGONHA!!! Eu se fosse jogador do Inter não me sentia vencedor depois do que se passou, porque eu gosto de FUTEBOL!!! Força BARÇA!!!!

# Bemda disse em 30-04-2010 às 17h59

pois, gosta de futebol mas nao gosta de ganhar....và à farmacia!

# jorgen80 disse em 30-04-2010 às 18h54

O futebol, para alguns só existe na versão ataque.

É pena não saberem apreciar uma boa defesa...

Abraço

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 20h33

Realmente nao existe nenhuma diferença desta maneira de defender do inter e a da seleçao da grécia do euro 2004. Na altura criticou-se muito os gregos,agora aplaude-se mourinho. Chama-se a isso incoerencia...

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 20h36

Jorgen, defender bem é muito bonito, de facto. Há inúmeros exemplos disso mesmo. Na quarta-feira, desculpa lá, mas foi um horror. Aliás, a forma mais eficaz de defender... é ter a bola. Porque é o único momento em que podes garantir que não te vão marcar. Porque só existe uma bola, não é verdade? E se a tens como é que te podem fazer golo? Já tinhas pensado no assunto desta forma? Um abraço (a revista já seguiu)

# Bemda disse em 30-04-2010 às 20h48

Mas se a outra equipa é muito melhor com a bola nos pés, porque tem mais jogadores de grande qualidade, é um crime ao espectaculo dar-lhe a bola , montar duas linhas defensivas e ver o que eles conseguem fazer?

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 20h54

Não estamos a falar do Arrifanense. É do Inter.

# miguel r.silva disse em 30-04-2010 às 21h04

o barça teve muito mais bola nas duas mãos e perdeu. teve a bola mas 'encaixou' 3. não podem analisar este jogo isoladamente. se a vossa equipa estiver a jogar contra uma equipa melhor, fora de casa, a ganhar 3-1 ao intervalo (após a 1a mão) e com um expulso logo após o reatamento......fariam o quê? uma coisa é estacionar o autocarro num jogo único (a jogar para o miserável pontinho), outra muito diferente é defender com unhas e dentes um resultado da 1ª mão, ainda para mais com uma expulsão.......curiosa. e diz o Sr. NFarinha que coisas como as regas acontecem em todo o lado......bom, eu vejo futebol quase diariamente, e nunca tinha visto uma coisa daquelas. Há-de dizer que jogos anda a ver...

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 21h12

Nuno,sabe quais os critérios de avaliaçao que a uefa utilizou para dar nota positiva a olegário?

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 21h21

"Miguel R. Silva", diga-me lá onde é que eu disse que "coisas como as regas acontecem por todo o lado"???

Que jogos ando a ver? Todos.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 21h21

Pedro Miguel, gostava muito de saber, sinceramente...

# Bemda disse em 30-04-2010 às 21h23

Tudo bem NFarinha, cada um fica com a sua ideia,  nao é minha intençao entrar em polémica infinita.Além do mais porque sou simpatizante do Barcelona hà quase 30 anos, tenho familia em Madrid e o Nuno percebe o que isso quer dizer.....Mas como agora vivo em Itàlia e admiro muito o Mourinho apoio o Inter contra tudo e contra todos, ups.....todos nao! SLBENFICA SEMPRE!!!

A proposito de treinadores que admiro, nao acha que o Van Gaal também merecia estar junto com os outros nomes na apresentaçao do blog? Olhe, nao concordo nada com o Menotti.

Um abraço e VISCA BARçA!

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 21h39

Tem razão, Bruno. O Van Gaal também merece. É um facto. Foi um fiel seguidor do maravilhoso projecto nascido na cabeça de Cruyff. Dentro de minutos já lá vai estar. Um abraço. Visca Barça!

# Bemda disse em 30-04-2010 às 21h57

Agora aceite là esta provocaçaozinha.....O primeiro nome da lista é o Helenio Herrera, aqui em Itàlia estao sempre a comparar "Il Mago" com o Mourinho.....alguns dizem que ele é o novo H.H.

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 22h15

Pois, eu sei. E compreendo. A história do futebol italiano, de facto, não assenta em nenhum conceito estético. Não estamos todos obrigados a apreciar o mesmo. Caro Bruno, eu prefiro - como já percebeu - outro estilo. E criticarei sempre o lado "grego" da questão. Se alguém quiser criticar o "tiki-taka" do Barça, pois bem, está perfeitamente à vontade aqui no "Campo Novo". Grande abraço.

# Bemda disse em 30-04-2010 às 22h20

Essa do lado "grego" tem piada! Um abraço!

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 22h36

Ah, já lá está o Van Gaal! Eheheheh.

# V.costa21 disse em 30-04-2010 às 22h41

Nuno tenho de lhe pedir desculpa por só agora comentar este post. Mas fiquei tão triste e desiludido pela passagem á final do "ANTI-FUTEBOL",que nao consegui sequer aparecer por aqui.. mas como é nessesário saber perder cá estou.

Confesso que não li todos os comentários , até porque já sabia que os anti- barça iriam aparecer em grande.

Digo-lhe já que o texto de análise ao jogo está perfeito, aliás , como sempre(até já o imprimi).

Pergunto-me a mim próprio - Como é possivel, para que gosta de FUTEBOL falar tão bem deste Inter e do J.M.?

Para mim a teoria do Autocarro , desde quarta-feira virou "COMBOIO".

P.S-Não há dúvida Nuno, o Barça continua a ser a melhor equipa da Europa.E eu continuo a gostar cada vez menos desse senhor J.M. , perdoem-me,essa esmagadora maioria de portuguêses.Mas para mim o futebol nao é nenhuma ciência ,É sim um espatáculo. Para se estár no futebol  é nessesário , saber estár...... E nisso o Guardiola deu uma lição, além de saber ganhar(tudo) também sabe perder..

Um forte abraço Nuno e VISCA BARÇA.

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 22h52

V.costa 21,se por alguma razao do acaso(e no futebol tudo é possivel) o mourinho viesse treinar o barça a próxima temporada,mudavas de opiniao em relaçao a ele? Continuavas a apoiar o barça?

# V.costa21 disse em 30-04-2010 às 23h05

É uma pergunta muito dificil de responder amigo Pedro Miguel , Mas estou confiante que o grande Barça não é compativel com este Mourinho..Daí que nao tenha de me preocupar..Mas certamente que continuaria a adorar o Barça , não apoiaria era o treinador, o que é muito normal em  adeptos de vários clubes.

Um abraço

# pedromiguelslb disse em 30-04-2010 às 23h13

Boa resposta caro v.costa21. Gostei muito do teu comentário. Mas fica descansado que o mourinho só irá a camp nou como adversário.Aliás penso até que tao depressa nem isso porque continuo a achar que ele vai para o liverpool

# NFarinha disse em 30-04-2010 às 23h29

Amigo "V.Costa21", muito obrigado pela simpatia, mais uma vez. Um abraço e... ânimo! Amanhã vai ser muito complicado. Acho que vai ser muito difícil vencer esta Liga, mas, se não vencermos, paciência. É porque outros conseguiram ser mais regulares. Mas eu acredito que amanhã o Barça vai reerguer-se. Grande abraço.

# jorgen80 disse em 01-05-2010 às 02h03

Suposições.É óbvio que Mourinho, conseguiria virar a massa adepta a seu favor caso fosse para o Barcelona.Carisma.

Abraço

# miguel r.silva disse em 01-05-2010 às 03h17

Caro NFarinha, tem toda a razão, li-o noutro blog mas não sei porquê ficou-me a ideia de que o tinha lido neste. Ficam aqui apresentadas as minhas desculpas.

# Dinis Santana disse em 01-05-2010 às 10h42

Quando o Barcelona tiver 2% de humildade será a melhor equipa, até la serão, para mim, uma equipa de arrogantes que jogam um futebol fora de serie. Não consigo perceber a sua revolta, o Inter ganhou e ganhou bem e ainda bem que assim foi.

# pedromiguelslb disse em 01-05-2010 às 10h50

Dinis,se o barcelona é um clube arrogante entao o que dizer de outros(real madrid e inter,com mourinho á cabeça). Estou á vontade para o dizer porque já aqui o escrevi que nao sou adepto de nenhum clube a nao ser do benfica. O barcelona é a melhor equipa da atualidade,de longe,e queres pessoa mais humilde que guadiola?

# jorgen80 disse em 01-05-2010 às 11h18

Pedro Miguel, Mourinho e Inter não prestam mas Quique e Benfica do ano passado são grandes.Tanto contraste numa frase só!

Abraço

# pedromiguelslb disse em 01-05-2010 às 14h48

jorgen sabes ler? Por acaso disse que o mourinho nao prestava? Eu disse que ele era arrogante. Aprende a ler e depois comenta

# jorgen80 disse em 01-05-2010 às 14h59

Take it easy, my friend.

Eu sei que gostas de te contradizer mas não precisas é de ser tão explicito.

Quando em vários comentários afirmas que o Inter e Mourinho não mereciam passar, porque são uma equipa super defensiva, que não sabe atacar, blá, blá blá, momentos depois vens defender um Quique que o ano passado  não sabia o que era atacar, claro que me deixas confuso.

Cada um defende as suas teorias á sua maneira, mesmo que por vezes não façam sentido.

(Sofre apenas pelo Benfica pá, que já nos enche bem o coração)

Abraço

# NFarinha disse em 01-05-2010 às 17h00

Rapazes, mais calma, sff. Um abraço.

# pedromiguelslb disse em 01-05-2010 às 17h45

Outra coisa,eu separei bem as águas e sempre disse que a temporada do quique foi fraca o que nao invalida que nao lhe aprecie as qualidades técnicas e humanas. Quique pode nao ser(ainda) um vencedor mas nunca precisou de utilizar autocarros ou arrogancia para justificar nada. Fica por aqui o assunto quique e mourinho(GRANDE TREINADOR). Abraço e que amanha estejamos a festejar o titulo do nosso benfica

# manuel pereira disse em 01-05-2010 às 19h18

Boa tarde Nuno Farinha. Subscrevo a 1000 % o seu comentário. De facto, este dia 28 de Abril de 2010, vai ficar na história da Liga dos Campeões, como o dia da morte do (bom) futebol, esta época claro. Fico pasmado quando vejo certos comentadores da nossa praça elogiar a extraordinária táctica que Mourinho colocou em campo ! Mas, que táctica ?! Como voçê já referiu e bem, colocar a equipa quase toda atrás da linha da bola, jogar com uma táctica 5-5, avançados a fazer de extremos, etc., se se chama a isto uma grande táctica, já não sei o que é futebol. Na véspera, o Bayern havia mostrado que, apesar de ir com 1-0 para segunda mão, foi a Lyon dizer que queria resolver cedo, jogando taco a taco com o adversário. O que vimos em Barcelona foi, uma equipa com dois (?) golos de vantagem, a jogar com medo, a fazer anti-jogo, a simular lesões, etc. Com outra atitude, provavelmente o Inter até poderia passar na mesma, perdendo por 1-2, 2-3, etc., mas provando que era uma equipa capaz de ser superior. Mas não, Mourinho disse claramente, eu só consigo derrotar o Barcelona se: estacionar o autocarro lá atrás, fizer anti-jogo, simular lesões, etc., não esquecendo o seu grande amigo Olegário. Sinceramente, nunca gostei do futebol das equipas de Mourinho, que gosta muito de jogar no erro dos adversários, praticar um futebol excessivamente duro, por vezes a roçar as margens da lei.

Mas, eu vou continuar a gostar de ver bom futebol, Barcelona, Arsenal e o meu Benfica, claro, que esta época está a jogar enormidade, como dizem os brasileiros.

Um abraço Nuno Farinha.

# NFarinha disse em 01-05-2010 às 19h32

Manuel Pereira, julgo que foi o seu primeiro comentário aqui no "Campo Novo". Se for mesmo o caso, seja bem-vindo. E apareça mais vezes. Um abraço.

# pedromiguelslb disse em 01-05-2010 às 19h44

Nuno Farinha vou dar-lhe os parebéns. 113 comentários neste post,107 no anterior,só mostra o sucesso  deste "campo novo". Seja sincero,esperava tanto?  Como vai ser por altura do mundial e no defeso? O dia já nao é igual sem uma visita a este "campo novo"

# NFarinha disse em 01-05-2010 às 20h13

Ahahahah. Obrigado, Confesso que não esperava, é verdade. Bem, durante o Mundial e o defeso não faltará assunto. No Mundial há muita gente do Barcelona em acção e em relação ao defeso, vamos ver que novidades o mercado nos reserva. O "Campo Novo" não vai parar, isso é garantido! Grande abraço.

# jorgen80 disse em 01-05-2010 às 21h17

Por acaso, é verdade.É o melhor blog, pelo menos para mim, que oferece o Record.

Excelente Trabalho.

Abraço

# NFarinha disse em 02-05-2010 às 01h24

Obrigado, Jorgen.

# Gabriel - VITORIA ATÉ MORRER ! disse em 02-05-2010 às 02h52

Que me desculpe mas isto é futebol sim.

Uma aquipa, que se diz a melhor do mundo ou a melhor de sempre, tem de estar preparada para este tipo de defesa.

Curiosamente, ou talvez não, não vi jogar o Messi ou o Xavi. Porquê ? Porque o Mourinho soube neutraliza-los.

Mourinho sabia que não poderia jogar de peito aberto contra uma equipa poderosa no ataque e já que estava à frente da eliminatoria, só tinha de gerir a vantagem e conseguiu. Independentemente da maneira que o fez.

Fala da maneira com que o Inter ganhou este jogo mas sabe uma coisa ? Para a historia vai ficar que o Inter chegou à final depois de ter eliminado o Barcelona e não o "mau" futebol, tal como ficou para a historia o Barcelona ter chegado à final do ano passado e te-la ganho depois de não terem sido marcadas 4 (!) penaltys contra o Barcelona, na meia final, o que implicaria com que o Barcelona nem à final chegasse! Mas disso não convém falar, não é?

# NFarinha disse em 02-05-2010 às 16h51

Caro amigo "Sou do Vitória FC e mais nada", essa questão que levantas convém falar, sim, e não há qualquer problemas nisso. Estás muito enganado. Aliás, estamos fartos de falar do Chelsea-Barcelona nos espaços de comentários deste blog. Pena teres só chegado agora. Espero sinceramente que apareças mais vezes. Um abraço e boa sorte para o Vitória.

# Gabriel - VITORIA ATÉ MORRER ! disse em 02-05-2010 às 18h45

Então peço desculpa. Sim, não era costume cá vir.

Como setubalense e vitoriano, quero que o Mourinho ganhe sempre, em qualquer campo, não fosse toda a familia dele ligada ao clube da cidade de Setúbal. No entanto, sei reconhecer que a forma com que ele está a jogar em Italia não é grande hino ao futebol mas como disse no meu ultimo comentario, para a historia vai ficar o resultado e não a exibição. Mas tambem sei admitir que o Barcelona é de longe a melhor equipa a jogar futebol.

Um abraço

# Kant disse em 02-05-2010 às 19h48

Para a história fica o resultado e também a exibição. A memória chega para tudo :-)

Prefiro o futebol enleante do Barcelona mas Mourinho manietou-o de forma muito inteligente. Mais nenhuma equipa o consegui fazer. Muito mérito de Mourinho.

# jorgen80 disse em 02-05-2010 às 23h12

O que fica na história é o seguinte: Mestre Mourinho acaba com "sonho Bernabéu" de Barcelona.

Abraço

# António Ferreira disse em 03-05-2010 às 15h22

Este é provavelmente o comentário mais aziado e despropositado que já li sobre este jogo.

Caro Farinha(sabichão?), ao contrário do que pensa sobre este jogo, vale a pena(e muito) falar sobre o jogo da 1ª mão.

Nessa primeira mão, a melhor equipa do mundo levou um banho de bola e táctica.

Marcu um golo quando não justificava pela exibição até ao momento...mas no final devo admitir que foi um resultado justo.

No jogo da 2ª mão, há vários factores que influenciaram a decisão táctica do jogo:

1º - margem de 2 golos

2º - recordo-lhe que Pandev(médio ofensivo) lesionou-se minutos antes do encontro. Isto obrigou Mourinho a utilizar Chivu(defensivo) já que Baloteli não estava psicologicamente preparado para um jogo desta importancia.

Trocar um MO por um MD, influencia a táctica de jogo, principalmente para possiveis contra-ataques(método que valeu 3 golos na 1ª mão)

3º - Thiago motta expulso(e mal) logo aos 30 minutos. Tinham de jogar contra a melhor equipa do mundo com 10 durante 1 hora....com resultado para defender, com poucas opçoes de contra-ataque, Mourinho decidiu defender...e que bem.

O famoso e vistoso(que eu aprecio muito) tiki-taka revelou-se tão ridiculo neste jogo...e só Guardiola não viu isso. Ou talvez viu, mas não teve outro modelo ou outra informação para dar aos jogadores...e é aqui que se distinguem os grandes treinadores dos mágnificos treinadores.

Tirar o Ibra, foi para mim um erro crasso!! Mas como o Barça só sabe jogar tiki-taka, até entendi a substituição.

Recordo também, que o Inter frente ao Chelsea na 2ª mao não optou por jogar defensivamente porque "não era possivel"-palavras de Mourinho...e isto porque? porque o Chelsea tem jogadores e um magnifico treinador que têm outras qualidades e sabem adaptar-se bem contra tácticas pouco usuais...se o Inter tivesse jogado contra o Chelsea da forma como jogou conra o Barça, neste momento não estaria na final.

E já agora que falou em supostas más arbitragens no jogo da 1ª mao, recordo-lhe que o seu clube(Barça) nem devia ter chegado à final...aquele jogo com o chelsea foi vergonhoso...e acho incrivel, os aficionados do Barça terem moral para falar em arbitragens, quando este sempre foi o clube que interessou ,à fifa, estar nas finais pelo seu jogo bonito.

# jorgen80 disse em 03-05-2010 às 17h29

Tremendo comentário do senhor Pedro Ferreira.

Subscrevo inteiramente.

Sem palavras.

Abraço

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é jornalista do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN