FC Barcelona 2011/12: os reforços
09 Maio de 2011 | 18:13
Colocado por: NFarinha19
 

Que posições deveria o Barcelona reforçar na próxima época? Os jornais da Catalunha apontam Alexis Sanchéz como prioritário. Sabe-se, porém, que a grande paixão de Guardiola é Fàbregas. E que, por sinal, Wenger mostra finalmente abertura para negociar. Os adeptos estão mais virados, porém, para nomes como Gareth Bale e Neymar. Curiosamente, os principais problemas esta temporada têm sido na defesa - sobretudo com a lesão prolongada de Puyol e a inesperada doença de Abidal. Tem valido a extraordinária polivalência de Mascherano. Ainda por cima, o mais provável é que, do atual plantel, apenas saia um elemento: Milito. Diga de sua justiça: que contratações fariam sentido? Que jogadores gostava de ver com a camisola do Barcelona? E, já agora, porquê?

 
Tags:
 

Comentários

# João Prime disse em 09-05-2011 às 18h40

Coentrão, um bom DD suplente, um grande DC (Kjaer, Subotic, por ai...), um PL de qualidade (Falcao, Rossi, Cavani), um medio-ofensivo (se o Fabregas não vier. diria o Nuri Sahin, mas este já se foi. Borja Valero? Moutinho? Modric?)

# Kaká 8 disse em 09-05-2011 às 18h49

Adorava de ver neste Barça Fabregas claro ou Javi Martinez. Vendia o Pinto também. Não sei, tipo assim:

Victor Valdés

Miño

Olazábal

Dani Alves

Montoya

Puyol

Piqué

Sakho

Bartra

Maxwell

Abidal

Busquets

Xavi

Iniesta

Mascherano

Thiago

Javi Martinez

Keita

Sergi Roberto

Pedro

Afellay

Adriano

Neymar

Soriano

Bojan

Messi

Vendia, Milito, Keita e Pinto. Promover jovens da cantera sempre, claro e o Soriano merecia uma oportunidade.

Pode não estar lá muito competitiva mas foi uma tentativa.

# lfo disse em 09-05-2011 às 19h02

Gostava de ver portugueses. Coentrao para titular. Raul Meireles ou Moutinho como 12o jogador.

# Jply23 disse em 09-05-2011 às 19h07

Realmente o principal problema do Barcelona é a defesa, sobretudo o lado esquerdo. Mesmo Abidal jogando ele nunca foi aquele defesa com uma qualidade enorme ou que se impusesse realmente. Acho que o Guardiola tem no lado esquerdo da defesa um problema crónico e seria bom resolvê-lo duma vez por todas. Apesar de Fábio Coentrão ser um excelente defesa esquerdo acho que ia destoar ali no Barcelona porque tem um futebol mais explosivo e repentino fugindo um bocadinho ao estilo de jogo do Barça. Talvez Bale fosse uma boa contratação e já está habituado a um futebol mais competitivo que o português.

Quanto a Fàbregas acho que não há assim tanta necessidade quanto isso. O Barça tem um excelente meio-campo e contratar o Fàbregas daria um outro leque de opções a Guardiola mas ao mesmo tempo iria atirar algum jogador para o banco e creio que nenhum dos jogadores do meio campo do Barça deveria estar no banco, é puro desperdício.

Neymar talvez fosse uma boa contratação, uma boa opção para o ataque, ainda a necessitar de ganhar experiência em grandes ligas o que é sempre um perigo. Acho que o Barça não quer outro Keirrison (embora não tenham comparação).

A saída do Milito já seria de esperar depois de na época passada, julgo eu, ter saído o Marquez. Jogadores não utilizados ou já em fim de carreira, é natural.

# Kaká 8 disse em 09-05-2011 às 19h09

Como o meu nick indica o meu jogador preferido é o Kaká e são injustas as as criticas que o fazem dizendo que é um jogador acabado etc. É um dos melhores do mundo, um senhor do futebol e acredito que ainda vai calar muita gente, mas em nivel de clube se calhar prefiro o Real, desde dos galacticos, quando era Roberto Carlos, Figo, Zidane, Ronaldo, Beckham e Raúl que me "apaixonei" mas futebol jogado não há hipotese, é Barecelona, sem duvidas mesmo! o Barça em fut jogado é top!

# Kaká 8 disse em 09-05-2011 às 19h18

Depois dê a sua opinião, se puder, Nuno

# águiaeterna disse em 09-05-2011 às 19h34

Caro Nuno Farinha

Ainda que um pouco a destempo, mas por só agora ter tido oportunidade de pôr a "escrita" em dia, dei conta que no seu post do passado dia 6, relativo à questão Hulk ou Falcao, quando o senhor deu a sua opinião e indicou o Hulk como o seu preferido, fez alusão ao facto do Barcelona quase nunca marcar golos dentro da grande área, inclusivé indicou apenas 1 por cada 10 golos como sendo aí obtidos.

Gostava que me esclarecesse se não há lapso da sua parte, porque a ideia que eu tenho é precisamente o oposto, ou seja, raramente o Barça marca golos fora da área.

Aliás, se calhar muitas das vezes há um passe a mais quando deveria ser efectuado o remate, podendo resultar ainda num maior número de golos, sendo essa, em minha opinião, umas das pechas do futebol atacante da equipa, não obstante os resultados estarem à vista e ser essa uma das imagens de marca do seu futebol.

Agradecia a sua opinião.

Abraço

# NFarinha19 disse em 09-05-2011 às 19h41

Kaká, o Barça tem de facto dois argumentos muito fortes que lhe permitem ter um plantel curto (19 jogadores): a equipa B e a polivalência de vários elementos (Adriano faz várias posições; Abidal idem; Keita idem, Mascherano idem, Busquets idem, etc...). De qualquer maneira, mesmo assim, 19 jogadores é demasiado curto. Há um ano saíram quatro (Touré, Chygri, Henry e Marquez) e entraram três (Villa, Mascherano e Adriano, juntando-se-lhes Afellay mais tarde, em janeiro). Este ano, saindo Milito, defendo que o Barcelona deveria contratar, pelo menos, três jogadores: um defesa, um médio e um avançado. A saber: THIAGO SILVA (incluía-o no negócio Ibrahimovic, que - recorde-se - está no final do período de empréstimo ao AC Milan), PIRLO (custo zero, está em final de contrato) e, para o ataque, HULK. Se fosse possível realizar esta tripla operação investindo um máximo de 50/60 milhões, nem pensava duas vezes! E não tenho grandes dúvidas que em 2011/12 estaríamos prontos para ganhar tudo (outra vez...) Ou seja, ficaria com este plantel: GUARDA-REDES: Valdés, Pinto e +1 (filial). DEFESAS: Daniel Alves, Piqué, Puyol, Abidal, Adriano, Maxwell e THIAGO SILVA. Médios: Busquets, Xavi, Iniesta, PIRLO, Keita, Thiago e Mascherano. AVANÇADOS: Messi, Villa, Pedro, Afellay, HULK, Bojan  e Jeffren

(estão aqui 24, mas incluindo um g.r da filial e ainda Thiago e Jeffren, que ainda pertencem à B. Ou seja, o plantel seria composto, no fundo, por 21 + 3). Esta é a minha solução. Mas confiarei, naturalmente, no bom gosto e no conhecimento de mister Pep Guardiola). Um abraço

# NFarinha19 disse em 09-05-2011 às 19h43

Companheiro, se de facto foi isso que escrevi, a verdade é que queria dizer exactamente o contrário. Ou seja, o Barça marca os seus golos praticamente todos NO INTERIOR DA ÁREA. Se escrevi o contrário, e parece que sim, foi erro, obviamente. Um abraço e obrigado.

# Kaká 8 disse em 09-05-2011 às 19h44

Concordo, e já nem me lembrava do Thiago Silva, por 15 Milhões penso que compram bem. Pirlo, ainda faz 2 grandes épocas ao mais alto nível, tem uma tecnica excelente e bate extraordinariamente livres!

Quanto a Hulk, apenas nao concordo num ponto. Ele está muito bem no Porto :D

# NFarinha19 disse em 09-05-2011 às 19h46

COMENTÁRIO JÁ CORRIGIDO EM "HULK OU FALCÃO". Obrigado.

# Matos-Osorio disse em 09-05-2011 às 20h15

Eu gostava era de ver o nosso Cristiano Ronaldo no Barça... sera que o Real troca pelo Jeffren + um par meias do Messi? (ja sem goma)

# Matos-Osorio disse em 09-05-2011 às 20h16

Eu gostava era de ver o nosso Cristiano Ronaldo no Barça... sera que o Real troca pelo Jeffren + um par meias do Messi? (ja sem goma)

# LRBCN disse em 09-05-2011 às 20h22

Assumindo que Milito sai e que Cesc não vem (espero sinceramente que não!), apostaria em 4 jogadores: um central polivalente que possa jogar a trinco ou a lateral direito; um lateral esquerdo jovem, que venha aprender com Abidal (pois na filial não há nenhum com nível); um meio-campista com capacidade atacante para o flanco esquerdo; um avançado que permita outra táctica em alguns jogos. Não sei indicar nomes para todas as posições, mas Neymar é de descartar, por ser demasiado turbulento. Talvez Lukaku fosse uma aposta mais interessante.

Confio no mister Pep. :)

# Paulo Duarte Reis disse em 09-05-2011 às 20h45

Sem dúvida alguma, o verdadeiro problema do Barcelona consiste na defesa! A lesão prolongada de Puyol enalteceu as debilidades defensivas do Barcelona, isto aliado à lesão, por doença, do Abidal, complicou, deveras, as coisas. Felizmente, para o Barcelona, tem um plantel cheio de jogadores eclécticos, e que, juntando ao facto de jogarem de olhos fechados, permitiu, assim, sucumbir as necessidades da equipa.

Quanto a reforços, adicionaria três jogadores ao plantel do Barcelona: para defesa-central o Thiago Silva, pois é um excelente jogador com experiência nos grandes palcos; para defesa-esquerdo o Gareth Bale, que para além de todas as qualidades que lhe são reconhecidas, tem margem de progressão aliada uma experiência considerável, aliás, na minha opinião, é o jogador da "moda"; por fim, para o ataque, um jogador jovem, com margem MUITA de progressão, que transmitisse uma boa alternativa no banco, acabando, assim, com algumas carências, sendo um exemplo dentro deste perfil, o Neymar (é nesta posição onde persiste a minha maior dúvida!).

Vejo muito falar-se do Fabregas, mas, na minha modesta opinião, não seria uma aposta correcta, pelo menos neste momento. Porém, vejo-o com a camisola Blaugrana quando o Xavi estiver prestes a arrumar as botas, penso que encaixaria que nem uma luva.

O Barcelona é uma equipa multifacetada, construída há muitos anos, onde se se souberem trocar as "peças do xadrez", continuarão com uma saga vitoriosa (veremos o que o Mourinho consegue fazer, eu cá, acho que pode acabar com a hegemonia da Catalunha).

# Jose_Costa disse em 09-05-2011 às 21h04

para mim os principais reforços deviam ser na defesa, coentrao ou bale para lateral esquerdo e o thiago silva para central, e apesar de ser impossivel neste momento ainda tenho o sonho de ver o david luiz no barça!

no meio campo ainda me parece demasiado cedo para fabregas, era uma pena ve-lo ou a outro dos elementos do meio campo no banco, porque não moutinho?

na frente nao gostava de ver o neymar, parece ter muita pinta de vedeta como tinha o ibra por exemplo e nao iria encaixar no jogo de equipa, juan mata ou falcao era boas hipoteses.

outro jogador que provavelmente nao seria necessario mas que gostava de o ver no barça era o pastore!

# semclubites disse em 09-05-2011 às 22h40

Caro Nuno Farinha,

Vou dizer-lhe o jogador que não gostaria de ver com a camisola do Barça -- aliás, nem do Barça nem de nenhum outro clube...

Mais uma vez, há alguém na equipa a fazer um hat-trick (desta vez Maxi Rodriguez) e, mais uma vez, o homem do jogo é ele:

I just can't seem to get enough of Suarez...

E mais uma vez digo: abençoado empresário Pere Guardiola, o irmão de Pep, que o levou para o clube certo, para vestir a camisola certa: a sete de Anfield.

......

Já alguém viu o LeBron James a jogar futebol? Se sim, que tal se safa?

Vi LeBron uma vez a jogar bowling entre os melhores do  mundo da modalidade... Bom, primeiro que tudo uma bola de bowling nas mãos dele parecia um berlinde. Depois, o tipo mandava a bola com tal força que, mesmo quando passava totalmente ao lado, os pinos caíam.

Além de grande accionista do clube, no outro dia, LeBron deu uma conferência de imprensa da NBA vestindo uma das camisolas do Liverpool.

Ora, como Carragher já vai com 666 jogos em cima, talvez não fosse má ideia pensar num LeBron quando for preciso parar tipos como Hulk.

um abraço

# messi22 disse em 10-05-2011 às 01h21

Boa noite a todos,

Estive apreciar as respostas dos membros, e falam muito no sector esquerdo defensivo do Barcelona, e na minha opinião este sector esta muito, mas muito bem servido, aliás a melhor contratação do ano passado na minha opinião foi a de Adriano a par do Villa claro, nunca pensei que tivesse tanto empato na equipa titular.

Contratações para a próxima época: eu acho que a equipa titular é uma maravilha por isso reforçava pouco. Adicionava ao eixo defensivo com um jogador como o kompany, é um jogador jovem com enorme margem de progressão, um fantástico central para sair a jogar como faz o pique e além de ser novo já tem experiencia a nível internacional pela selecção e agora na premier league.

No meio campo já uma vez aqui disse que adorava ver o Obi Mikel, muito inteligente tacticamente e com uma segurança acima da média já para não falar no passe. Junto outro rapaz que me anda a surpreender, Jack Wilshere que com aquela idade jogar com tanta maturidade, foi o jogador nas duas mãos contra o Barça que mais gostei.

Na frente de ataque gostava que fosse um avançado móvel, Pato encaixava nesse meu pensamento, troca com Ibrahimovic !!! Apesar de apreciar muito as qualidades de Ibra mas para um futebol diferente do tiki taka..

Cumps a todos e.. Visca Barça !

# Zé Carlos disse em 10-05-2011 às 01h55

Eu gostaria de ver no Barcelona na próxima época:

Carlos Saleiro,

Daniel Carriço,

Timo Hildebrand,

Anderson Polga,

Maniche,

Yannick Djaló,

Hélder Postiga,

Alberto Zapater,

Leandro Grimi,

Nuno André Coelho,

Tales,

Cristiano.

# MeSSi_88 disse em 11-05-2011 às 18h04

Bem eu gostaria de dizer que estou de acordo com alguns comentadores que aqui escreveram ao dizer que o BARÇA  não precisa de ninguém para o lado esquerdo porque e esta muito bem servido..

Em relação a reforços eu gostaria de ver o thiago silva que joga no milan, já que milito deve ir embora e gostava que fossem buscar o Rafael ao MU pois o dani alves raramente tem um jogo em que descansa..estes eram os dois jogar em termos defensivos..Em relação ao meio campo gostava de ver pastore pois tem um grande potencial e o Wilshere que vai ser um grande jogador..e para a frente de ataque gostava do grande ALEXANDRE PATO acho um grande jogador e penso que entrava bem nesta dream team ou então o nani..

Cumps a todos de Um Barcelonista que e sócio desde 95...e já agora Visca Barça

# tic tac disse em 11-05-2011 às 18h58

Aqui vai:

Valdés, Pinto e Miño;

Daniel Alves, Montoya, Piqué, Puyol, Fontás, Abidal, Maxwell e Adriano;

Busquets, Mascherano, Xavi, Iniesta, Thiago e PASTORE ( ou Gourcouff, já lá vou...)

Afellay, Pedro, Messi, Bojan, Villa e NEYMAR .

Na minha opinião, a primeira grande necessidade do Barça é encontrar uma solução para colmatar as indisponibilidades que por vezes surgem com Iniesta e Xavi, e que retiram uma grande parte da criatividade, improviso, geometria e fluidez ao jogo do Barça.. É claro que neste planeta, pelo menos, não existe ninguém que o possa fazer cabalmente, ou sequer, de forma aproximada. Mas PASTORE é um jogador finíssimo, criativo, inteligente, e que sabe jogar a um/dois toques, pensando rápido, como se faz no Barça. Faz 22 anos agora em Junho, constituindo por isso, não só uma boa opção para o presente, mas sobretudo com grande possibilidade de se afirmar como um enorme craque durante vários anos. Além disso parece ser um bom menino e adora o futebol do Barça, tendo-o já manifestado várias vezes, inclusive hoje.

Tem como inconveniente (para quem o pretenda adquirir) a paixão (compreensível) que o presidente do Palermo nutre por ele, falando em valores como 60/70 milhões. Sabendo que o futuro também pertence a Deus e que existem múltiplos factores para que um jogador venha a afirmar-se definitiva e solidamente, penso que até 40 milhões o Barça poderia ir. E ficaria, previsivelmente, com craque e ser humano "à Barça" para 10 anos.

Uma alternativa mais barata e, já com mais experiência e "solidez futebolística", seria Gourcuff. Extraordinário executante, alternando de forma magistral o jogo curto e longo, pensando e executando rápido, também se integraria muito bem no modelo de jogo da melhor equipa da história. Além do mais, é "trés gentil". Faz em Julho 25 anos, e penso que por 20 Milhões/ 25 no máximo, se faria negócio.

A outra lacuna do Barça é a do lugar de extremo-esquerdo. Lacuna que é bem disfarçada por toda a dinãmica da equipa, din, trocas posicionais, qualidade técnica e sobretudo inteligência táctica dos jogadores. Quem se posiciona ali é normalmente Villa, para fazer diagonais e movimentações que lhe permitam aparecer em zonas de finalização, seu habitat, e sua zona de felicidade. Mas obviamente, não é um extremo, não joga com a busca da perfeição no drible e passe de um extremo e, por isso, quando a bola chega ao "Villa extremo" dilui-se um pouco do sublime perfeccionismo do Barça. Naquele jogo de movimentações e compensações ofensivas, quando Villa se "interioriza" aparece no lugar em análise Andrés Iniesta. Mas, não obstante Iniesta, tratar distintamente "la pelota" em qualquer centímetro quadrado do terreno de jogo e oferecer, invariavelmente, um seguimento produtivo a qualquer jogada, com essa derivação para o flanco esquerdo, perde-se o estratosférico Iniesta das zonas mais interiores do campo.

Por isto, julgo ser necessário adquirir um extremo-esquerdo. E, apesar de escrever este nome, desassossegadamente, invadido de hesitações, dado o seu feitosinho terrivel, é Neymar o craque que eu escolheria. Técnica, habilidade, velocidade pura e de execução em doses industriais, portentoso. 19 anos, 40 Milhões. Depois, Guardiola que o leve a tomar chá no fim dos treinos. Na familia de "La Masía", poderia converter-se aquela bonomia.

Venderia Keita e Milito.

Sempre de olho em Oriol Romeo, Soriano e Edu Oriol.

Cumprimentos.

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

"Ser adepto do Barcelona vai muito para além do puramente desportivo. É o sentimento de raízes, de valores e da identidade de um país: a Catalunha." (José Carreras). Pode ser que sim, mas ser adepto do Barcelona é, também, ter a possibilidade de escolher a perfeição. Adoptar o compromisso. Fechar os olhos e sonhar. Bem-vindo a este espaço de reflexão sobre a história e a actualidade do clube mais fascinante do Mundo, que tem e promete continuar a ter a marca UNICEF estampada nas camisolas. Campo Novo é a casa dos melhores: César, Helenio Herrera, Kubala, Ramallets, Kocsis, Luis Suárez, Rinus Michels, Udo Lattek, César Luis Menotti, Johan Cruyff, Migueli, Bobby Robson, Van Gaal, Frank Rijkaard, Josep Guardiola, Neeskens, Zubizarreta, Schuster, Koeman, Laudrup, Stoichkov, Hagi, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Figo, Ronaldinho Gaúcho, Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta ou Daniel Alves. Cabem lá todos. Até Deus passou por ali entre 1982 e 84. Chamavam-lhe era Diego. Um dia, porém, tudo mudou. A nave aterrou, abriu-se a porta e Messi saiu de lá. Para jogar um desporto parecido com futebol. Nada voltaria a ser como dantes. A nave continua aí. Quando tudo isto acabar, ele há-de regressar para o planeta a que pertence.

Autor

» Campo Novo
por Nuno Farinha

Jornalista desde 1990, com início de carreira profissional na Gazeta dos Desportos e simultaneamente na Foot. Passagens, depois, pelo Golo e pela FutebolMania (diretor). Pelo meio, esteve na Época, Nova Gente e dirigiu a TV 7 Dias e a TV Guia. Actualmente é jornalista do Record e, como já se percebeu, um assumido doente pelo Barcelona. Aliás, é sócio: 129.800. E assim será enquanto for preservada a fabulosa herança de Guardiola. Em 2012 e 2013 foi comentador da RTP no programa Zona Mista.

Arquivo

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves