Estoril vai tentar estabelecer recorde
07 Fevereiro de 2012 | 15:43
Colocado por: Miguel F. Amaro
 

Texto publicado na edição de Record de 7/2/2012

Estoril vai tentar em Portimão o que nenhuma equipa conseguiu em 21 anos de liga de honra

Em busca da sexta vitória fora seguida

Seis vitórias consecutivas fora de casa. Este é o recorde que o Estoril quer estabelecer, domingo de manhã, no terreno do Portimonense. O líder da Liga Orangina pretende assim fixar um novo máximo na competição pois em 21 anos, desde a criação da Liga de Honra, na época 90/91, nenhuma equipa conseguiu tal registo.

A atual série dos estorilistas começou na 10.ª jornada quando venceram no terreno do Trofense, por 1-0. Curiosamente, esse foi o primeiro triunfo como visitante do Estoril esta temporada, mas a equipa de Marco Silva parece ter descoberto algum segredo e, desde então, ganhou sempre fora de casa. A deslocação à Figueira da Foz foi a viagem seguinte e frente à Naval, adversário direto na luta pela promoção, os canarinhos regressaram com convincente 3-0. A deslocação seguinte tinha um novo pormenor:_o Estoril defendia pela primeira vez a condição de líder. E nos Açores voltou a revelar superioridade, batendo (2-1) o Santa Clara. A viragem de volta foi mais um importante teste à capacidade dos homens da linha de Cascais e a resposta não podia ter começado melhor. Na 15.ª jornada os canarinhos conseguiram mesmo o seu jogo com mais golos marcados neste campeonato e golearam 4-1 no terreno do Arouca. Na ronda seguinte, a marcar o início da 2.ª volta, nova vitória longe de casa: 1-0 na Covilhã.

Com estes cinco triunfos seguidos o Estoril já entrou na história da competição pois imitou o que apenas três equipas conseguiram. Domingo pode fazer ainda melhor.

Os três exemplos anteriores Todos subiram à 1.ª Liga

A vitória na Covilhã, na 16.ª jornada, permitiu aos canarinhos igualaram o recorde de cinco triunfos fora seguidos. Nas 21 edições anteriores da prova só três equipas o tinham conseguiram e, coincidência, todas subiram de divisão.

O Belenenses foi pioneiro, na época 91/92, logo na 2.ª edição da Liga e Honra,_e a carreira até tem semelhanças com a atual dos canarinhos pois aconteceu após mudança de treinador. Moisés Andrade começou a época no Restelo mas saiu a meio e foi já com Abel Braga que os azuis estabeleceram o recorde. O Moreirense, orientado por Manuel Machado, igualou o registo na época 2001/02 e até acabou campeão. E em 2005/06 foi o Aves, treinador por Neca, quem se juntou ao grupo, com uma curiosidade: falhou a sexta vitória fora seguida no Estoril.

Outro máximo a perseguir

E em termos absolutos, qual foi a equipa com mais vitórias fora de casa numa época?

Foi o Paços de Ferreira, na época 1999/2000. A equipa orientada por José Mota ganhou 10 jogos como visitante, ou seja, fora de casa só não venceu 7 vezes. O último triunfo, na 34.ª jornada, em Chaves, por 1-0, garantiu o título de campeoões aos castores.

As melhores marcas:

1.º Paços de Ferreira (1999/2000) 10 vitórias

2.º União de Leiria (97/98) 9

3.º Louletano (90/91); Gil Vicente (98/99) e Leixões (2006/07) 8

 
Tags: , , , , , , , , , , ,
 

Comentários

# GB-Benfica disse em 07-02-2012 às 20h28

Segundo o historial da Liga de Honra uma vitória em Portimão significará a subida. Não há ciência exacta no futebol, mas também não podemos ignorar os dados que as estatísticas revelam.

Eu até acho que o Estoril sobe mas provavelmente não vence em Portimão. O funil vai apertar e no final deste mês o lote dos candidatos à subida ficará mais pequeno, o que, na minha perspectiva poderá beneficiar os clubes que vão entrar nessa luta. Porque havendo 6 ou 7 competidores, todos tentarão ao máximo vencer todos os jogos, e reduzindo esse lote a 3 ou 4, a maioria dos outros clubes (excepto os que lutarão para não descer) tem a "época feita" e não terão a mesma motivação.

Como é apanágio da Liga de Honra, que a luta dure até ao último minuto, e que os vencedores sigam as pisadas de Feirense e Gil Vicente que tão boa conta têm dado de si.

# Miguel F. Amaro disse em 07-02-2012 às 22h38

Boa noite. Uma vitória em Portimão não garante a subida ao Estoril. O que garante a subida são (em princípio) 55 pontos e neste momento faltam 20 aos canarinhos.

Com este número até é mais fácil ver quais os clubes que, na teoria, já não vão subir pois só estão 39 pontos em disputa.

Concordo que o número de candidatos vai diminuir e também não tenho dúvidas de que a luta vai durar mesmo até ao fim.

E também acho que o Estoril não vai ganhar em Portimão. O cenário parece demasiado fácil e quando é assim, normalmente, o favorito não vence.

Sem dúvida, Gil Vicente e Feirense estão a realizar uma época muito positiva na 1ª Liga.

Saudações desportivas

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

SIGA-ME EM...

Pesquisa

Sobre este Blog

Um espaço, principalmente, para destacar e recordar jogadores, treinadores e equipas da Liga de Honra, o mais competitivo campenato do futebol português.

Autor

» Honores Liga
por Miguel Amaro

Aproveitava os intervalos das aulas para "devorar" o jornal desportivo diário e, no início de cada mês, aguardava ansioso a chegada das revistas Foot e Onze às bancas. Muitos anos mais tarde percebeu que ser apenas leitor já não era o suficiente. Após 8 meses a estagiar no jornal A Bola agarrou a oportunidade no Record, onde está desde 1999.

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Campo Novo
por Nuno Farinha

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Semanada
por António Varela

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

 
SSO LOGIN