Benfica ganha e perde
28 Março de 2010 | 17:08
Colocado por: AntónioVarela
 

O Benfica tem o campeonato praticamente no bolso, depois da vitória no jogo do título, em que surpreendentemente o adversário não foi o FC Porto ou o Sporting, mas o Sp. Braga. Tratou-se de mais um passo da melhor equipa da atualidade, fruto de um trabalho estruturado, que começou na escolha criteriosa do plantel (as contas, os passivos ficam para análise posterior). O Benfica quer ser campeão e pagou bom dinheiro para tentar sê-lo, contratando grandes jogadores e um bom treinador.

Mas não se fez apenas de grandes vitórias – depois da final da Taça da Liga e do jogo de ontem, com os bracarenses – a semana do Benfica. Também se começou a esboçar uma derrota, e nesse caso particular deve ser o presidente do clube e da SAD a assumir as suas responsabilidades. Para quem sabia – e disso fez eco aos quatro ventos – que o controlo da Liga é fundamental, Luís Filipe Vieira adormeceu completamente na preparação do cenário eleitoral, ou foi demasiado crédulo nas suas capacidades para convencer Hermínio Loureiro a propor-se a novo mandato. Perante a renúncia do ainda presidente da Liga, o Benfica mostrou que nunca teve estratégia alguma para as eleições, ou seja, um candidato próprio, e ficou sujeito ao que aparecer. E, nesta altura, o melhor que há ainda é Fernando Gomes, ex-administrador da SAD do FC Porto, conhecido pelo seu passado truculento de ex-dirigente do basquetebol, mas dono de um perfil marcado pela competência na área económica.

Não deixa de ser curiosa a perda de sagacidade política de LF Vieira, numa altura em que até se tem notabilizado pelos seus comícios semanais nas casas do Benfica. Esta atitude de aburguesamento à sombra dos louros que a equipa dirigida por Jorge Jesus vai ganhando pode vir a ter os seus custos, a médio prazo. A não ser que haja coelho na cartola.

 
Tags: , , ,
 

Comentários

# Tomás OIiveira disse em 28-03-2010 às 22h12

Não compreendo qual é o problema de ser Fernando Gomes o presidente da Liga. Durante muitos anos, o presidente da Liga foi uma pessoa com mais ligações com o Norte ( Valentim Loureiro ) e isso não impediu o Benfica de ser campeão.

Problema haveria se Rui Alves fosse presidente, pois não consigo imaginar o que seria a Liga com o lunático como esse senhor à frente. Alias, se o senhor Fernando Gomes de alguma forma prejudicar os outros clubes em detrimento do seu antigo, quem fica a perder não são só os clubes directamente prejudicados.

# Blue Eyes disse em 28-03-2010 às 22h20

Gostava de saber o que faz um  Presidente (corta fitas) da Liga para poder influenciar um  campeonato.

Os árbitros sim, esses têm a faca e o queijo na mão e é que decidem a seu belo prazer quem ganha ou quem perde o campeonato.

E este ano eles decidiram que para bem do negócio e para não ser sempre o mesmo a ganhar, arrumaram com o Porto em Matosinhos no jogo contra o leixões, ficando assim o Título a decidir apenas entre dois candidatos.

E, caro A V, tendo em consideração que o Porto vai ganhar ao Benfica no dia 1 de Maio, o Braga só tem de recuperar 3 pontos.

Por isso, se fosse a si, não contava já com o ovo no cú da galinha.

Em teoria, o Braga só leva 3 pontos de atraso.

# Tomás OIiveira disse em 29-03-2010 às 00h27

BLUE EYES, espanta-me como é se pensa na actualidade que um árbitro possa deliberadamente influenciar um resultado, quando estes estão sempre sob ( ou sobre não tenho a certeza de que termo usar ) escrutínio quer da populaça, quer dos clubes e quer dos média.

Os árbitros também são humanos, também falham como todos nós... Esta atmosfera de culpabilização constante dos insucessos, para cima do árbitro, só demonstra ao nível triste e patético a que o nosso campeonato e a nossa conduta e mentalidade está...

# Pedro G Ferreira disse em 29-03-2010 às 10h41

Essa estória do controlo da Liga, a que Vieira se terá referido tem muito que se lhe diga. É fácil descontextualizar, se isso nos interessa. O António Varela é apenas mais um. Quando toda a estrutura do futebol estava, está e pelos vistos estará completamente controlada pelo FCPorto, não lhe parece que ter alguém que nos possa defender nessa mesma estrutura, se torna importante. Ou acha que não fora o Apito dourado, o afastamento do Valentim Loureiro e companhias, a entrada do Ricardo Costa e do Hermínio Loureiro na Liga o Benfica ou outro clube teriam hipótese de ser campeões? O Benfica, talvez nem com a excelente equipa que construiu, porque está à vista de quem ainda tem dois dedos de testa a companha vergonhosa para manchar uma época a todos os títulos notáveis, que pode ser coroada com a conquista do título nacional. Se é importante ter alguém na liga? Que piada de pergunta, quando o FCPorto tudo controla e tudo vicía.

# the_red_judge disse em 29-03-2010 às 12h55

Tomás, apenas para o ajudar, o termo é "sob" dado que você pretende indicar que a figura do árbitro está debaixo de observação. "sobre" seria se estivesse acima... e quanto às questões postas pelo post: Fernando Gomes pode ser muito bom economicamente, mas as questões de cor ainda têm demasiada influência. A suportar isso, veja-se as declarações de Loureiro em relação à comutação das suspensões de Hulk e Sapunaru. E a declaração de LFV surgiu num contexto muito específico numa farpa lançada a PC dado que originalmente essa história vem do tempo da ascensão do FCP no panorama português

# Rui Santola1 disse em 29-03-2010 às 15h37

"Esta atitude de aburguesamento à sombra dos louros que a equipa dirigida por Jorge Jesus vai ganhando pode vir a ter os seus custos, a médio prazo." Primeiro criticam por querer as rédeas da Liga, depois criticam por não fazer nada? Em que ficamos? Depois não venham falar só de Pinto da Costa, quando no fundo toda a gente é de opinião favorável ao assalto à Liga!! Se não são, como escreve um paragrafo destes? Explique-me como seu eu fosse um dirigente de 8 anos (L.F.Vieira)!!

# pedromiguelslb disse em 29-03-2010 às 23h58

Se o vieira quer lugares na liga criticam,se nao está interessado criticam igualmente,emque ficamos afinal?

Os comentários estão reservados para Utilizadores Registados.




PUBLICIDADE

Pesquisa

Sobre este Blog

A revisão da semana agora feita no contrasenso do dia a dia. Estilos, hábitos e manias da sociedade global vistos com óculos graduados.

Autor

» Semanada
por António Varela

António Varela é alentejano, de Estremoz. Gosta do Record e por isso já cá está há 22 anos (23, se contar um ano de colaboração esporádica, enquanto acabava a licenciatura em Comunicação Social, da Universidade Nova de Lisboa). Faz tudo para que não o levem por parvo, mesmo quando parece estar a dormir 

 

Outros Blogs Record

» Blog do Magalhães
por António Magalhães

» Campo Novo
por Nuno Farinha

» Lado B
por Bernardo Ribeiro

» Olhos de ver
por Luís Avelãs

» Quinta do Careca
por Alexandre Pais

» Mercado Aberto
por João Rui Rodrigues

» Futebol e Algo Mais
por Luís Pedro Sousa

» Honores Liga
por Miguel Amaro

» Mafarrusco
por Paulo Renato Soares

» Entrada a pés juntos
por João Seixas

» Bola na Área
por Eugénio Queirós

» Cláudia Futsal
por Cláudia Marques

» Paixão Internacional
por Hugo Neves

Links recomendados

 
SSO LOGIN